segunda-feira, 12 de maio de 2014

Colecionar figurinhas une pequenos e grandes








___ Não perca a paz de hoje com medo do dia de amanhã!Ouvi o dito e o acharia coerente se tivesse sido legendado em outro momento, em outra cidade, em outro país; não aqui, não no atual cenário de perplexidades consecutivas a que estamos sendo submetidos.São tamanhas as barbáries que nos acabrunham que torna-se impossível não perdermos a paz do dia de hoje e dos seguintes.Não detalharei os acontecimentos aos quais me refiro, pois já são de conhecimento geral e me recuso a evidenciá-los, porém não quero deixar de registrar minha total indignação frente a todos esses fatos escabrosos.Vou refazendo minha esperança buscando mostrar o que de bom ainda existe por aí e,um, ao menos um, bom movimento provoca esta Copa no Brasil: os álbuns de figurinhas.

Pra todo lado vê-se a animação de pequenos e grandes em colecionar o dito álbum.Eu sempre incentivei esta prática, embora envolva uma despesa nas mesadas, acaba por ajudar na educação financeira da criançada, que deve planejar o uso do dinheiro recebido e equilibrar suas finanças mensais, isso sem falar, na saudável integração das trocas, dos jogos de bafo, das doações, da ajuda intercambial das repetidas.


No domingo, meu filho mais novo, lembrava-se justamente disto, do quanto era divertido todo o empenho na conclusão dos álbuns, de toda negociação para a semanada esticar ou ser adiantada, da expectativa em cada pacotinho e da alegria duma página completada, isso sem falar no quanto de aprendizagem pode ser adquirida numa experiência desta, como: formar tabelas simples, calcular diferenças, leitura numérica, ética, empenho e persistência.Sabendo-se aproveitar a oportunidade, pais e professores podem aumentar  ( ou suprimir) os benefícios duma atividade parecida banal, mas que traz uma bagagem de vivências que podem ser muito bem aproveitadas.

Com os eventos que se aproximam, a febre das figurinhas atacou indistintamente adultos e crianças e até levantou questões dignas de nota , como a de uma professora que afirmou esperar mais esmero na publicação por se tratar duma Copa realizada no Brasil.Outra colecionadora questiona porque não é o português o idioma predominante das ilustrações.O bom disso tudo vai sobressaindo para além do simples ato de colecionar, vai aguçando a criticidade e exigindo melhorias nos produtos oferecidos.




¨¨**¨¨**¨¨**




imagem:jornal dos esportes

9 comentários:

  1. Calu, pelo meno UM motivo relativamente bom essa Copa traz! Linda semana, beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Meu filho esta colecionando é uma loucura isso, vamos para as trocas de figurinha e encontramos idosos, crianças, jovens, mulheres. Todos estão em busca de completar o àlbum.
    É divertido e cansativo, mas em nome do filhote a gente se esforça.

    bjokas e uma linda semana =)

    ResponderExcluir
  3. Acompanhamos o conteúdo compartilhado em seu site e curtimos a sua iniciativa, por isso, estamos propondo uma parceria com vocês:

    O eCycle é um portal que tem como causa o trato de temas relacionados ao Consumo Sustentável e um de nossos objetivos é divulgar opções de descarte de produtos utilizados cotidianamente, além de alertar sobre os problemas ambientais que esses objetos, descartados incorretamente, podem acarretar. Mas não é só isso, também produzimos matérias e artigos associados a essa preocupação, que é cada dia mais evidente. Dê uma olhada em nosso site!

    Basicamente, a nossa proposta seria a adoção do combo de buscas do eCycle em seu site e em contrapartida, incluiremos também a sua logomarca como apoiadores em nossa landing page de buscas por postos. Dessa forma, além de passarem a oferecer a seus usuários um serviço de solução para o descarte de mais de 170 itens, através de uma rede que supera 7.000 postos de coleta e doação distribuídos pelo país, ainda incorrerão em ganhos de SEO (busca orgânica).

    Parceiros como EcoDesenvolvimento, Vida Organizada, Coluna Zero, Revista Sustentabilidade, dentre outros, adotaram o modelo e caminham conosco nesse desafio.

    Caso curta a ideia, é bem simples a conclusão: através de nossa página de inclusão de parcerias será possível criar seu combo de buscas personalizado bastando à inserção de sua url e a seleção do padrão estético, isso tudo sem se preocupar com o tamanho (largura mínima 250 pixels), pois o combo será gerado de acordo com sua disponibilidade de espaço. Criado o código, você o insere no local em que deseja que apareça em sua página e pronto!

    Se precisarem de ajuda, basta encaminhar e-mail para social@ecycle.com.br.

    Acreditamos que somos capazes de colaborar para a redução dos danos gerados pelos resíduos que consumimos em nosso dia a dia e convidamos vocês a juntarem-se a nós por uma pegada mais leve.

    Em caso de impossibilidade de uma parceria no momento, agradecemos desde já a gentileza pelo tempo em conhecer nossa iniciativa e avaliar nossa proposta.

    Por uma pegada mais leve,
    Equipe eCycle
    www.ecycle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu, realmente este álbum da copa está envolvendo os meninos. Meu filho que já não colecionava mais, ficou interessado porque todos na escola estavam colecionando e voltaram a jogar bafo, negociar a troca de figurinhas difíceis e voltaram a ter uma interação lúdica no intervalo, ao invés de ficarem teclando isolados em seus celulares.
    Quanto à qualidade do álbum, bom, concorde que deixa muito a desejar, ainda mais tendo o fato de a Copa ser aqui.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu,

    Excelentes suas considerações a respeito dos álbuns de figurinhas. Eles fizeram parte da minha infância. Realmente, oferecem oportunidade de aprendizados importantes em diversos níveis, conforme você menciona gabaritadamente.

    Por outro lado, difícil mesmo não perder a paz com relação ao futuro diante da conjuntura político/social/econômica que estamos atravessando. Creio que na vida pessoa tal dito seria bem aplicado, pois costumamos sofrer muito por antecipação.

    Feliz dia.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Calu!
    Nem mesmo o álbum tem animado o povo por aqui! Perguntei para o meu filho se queria colecionar, ele disse que não, pois os amigos não estavam colecionando e ele não teria com quem trocar.
    Sabe que estou encontrando muitas pessoas torcendo contra a seleção brasileira? Isso porque se o Brasil ganha essa Copa, esquecem o que tem aconteceu... Tem gente indo mais longe, dizendo que essa Copa está comprada. Enfim, pior ainda dá para ficar...
    Eu me lembro da felicidade que era colecionar figurinhas e matar a mãe de raiva quando encontrava a panela de "grude" kkkkkkkkk
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu,
    Estou "cuidando" do album da minha filha caçula que esta fora
    Ontem me ví sentadinha colando figurinhas e viajei no tempo...rs
    Te desejo uma ótima semana
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  8. Ah coisa boa lembrar daqueles tempos em que colecionávamos nossos álbuns de figurinhas! E eram variados os temas, tinha um que eu gostava muito, todo frufru, romântico, chamava-se "Amar É" com um casal de bonequinhos fofos. Trocava figurinhas com meus irmãos e amiguinhos do colégio, tempo bom demais!
    Pois agora é isto mesmo que você bem colocou aqui, amiga, as crianças fizeram com a renovação deste ato, alguma coisa bonita e alegre diante desta Copa que só nos insatisfaz. Vejo, toda vez que passo numa rua aqui do bairro, pais e filhos nesta troca salutar, acho bacaninha mesmo.
    Bem, meu computador está me dando uma folguinha agora à noite, por isso pude vir aqui comentar o que já tinha feito à tarde, mas que não entrou porque justamente na hora em que cliquei publicar, ele mostrou uma tela toda azul cheia de letrinhas e paralisou. Veio um técnico aqui ao final da tarde e deu uma ajeitada, mas tudo indica que vou ter que trocar de novo o HD. Ô saquinho!
    beijos cariocas



    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhhhhh e volto para parabenizá-la por estes 4 anos de blogosfera!
    Vivaaa! Seu blog é uma referência em nosso meio, com tantos bons textos e poesias que nos encantam.
    Vida longa ao Fractais e à sua dona!
    Parabéns, querida!
    beijuuuuus


    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!