terça-feira, 6 de maio de 2014

O Prático e o Elaborado









Não tenho como negar a praticidade que temos atualmente.Quem é dona de casa sabe bem disso e nem precisa fazer esforço de memória pra concordar.Me lembro de quando menina ajudando na faxina da casa, passava um bom tempo de joelhos espalhando cera em pasta pelo chão dos cômodos e ainda era preciso esperar-se um pouco para que a mesma secasse e só então recebesse o polimento da enceradeira que corria barulhenta ecoando pela casa.Lembram-se?Pois então, hoje damos graças por pisos vitrificados, ufa!E em outros campos da vida moderna, vamos usufruindo de praticidades impensadas tempos atrás que hoje são perfeitamente integradas à rotina diária.

O suco da merenda das crianças, hoje vem pronto em caixinhas e com canudinhos.O bolo do lanche hoje tem em variados gostos e inovações na padaria da esquina. Ah, este é um capítulo à parte: as padarias atuais.Se for uma daquelas em estilo colonial/caseiro ( ou algo do gênero), é a visão do paraíso desfilarmos pelas vitrines e gôndolas abarrotadas de guloseimas impensadas e deliciosamente descobertas.Geralmente tenho de me controlar pra não encher o carrinho.É, em algumas tem até carrinho de compras como num supermercado, e a gente se faz naquela variedade toda.Bem diferente de nossas mães e avós que ficavam horas na cozinha preparando pães, bolos e outras quitandas( no dizer mineiro).Também tive minha parcela de criação nesse terreno.Fiz muito bolo, pãozinho de batata, massa de pizza e o que mais me metesse, mas assim que as facilidades apareceram, aderi correndo; o que levantou questionamentos por aquelas mais aferradas às tradições e que não abrem mão do fazer caseiro.Nada contra, pelo contrário, acho mesmo que o carinho que há em nos predispormos ao preparo de gostosuras para a família tem alto e inegável valor.O tempo dedicado às coisas boas, jamais é tempo desperdiçado.No entanto, não reclamo da feliz convivência entre o feito e o pronto ( desde que sabida a fonte), que nos lega mais um tempinho pra outras coisitas do dia-a-dia, como blogar, por exemplo. 


Para pensar junto:

"... a natureza é meticulosa.Se os seus pensamentos fossem curtos como os nossos, não haveria sequóias, por demorar demais para crescer, nem avencas, samambaias, musgos, bromélias, flores do campo, borboletas e beija-flores, por serem inúteis[ ]Então servem pra quê? Para nada.Só para existir do jeito como são, espetáculo colorido e perfumado para um corpo que se sente feliz só de ver e cheirar[...]"

Rubem Alves









19 comentários:

  1. Adorei o pensamento do Rubens Alves e claro teu texto. Concordo que tudo que se faz em casa tem um gostinho maravilhoso,diferente dos comprados.Mas vamos combinar! A praticidade pode muiiiiiito bem conviver em nossas vidas e quando dá, trazer coisinhas de fora. Por exemplo, aos domingos, nada de cozinha, nem perto.Só em raras exceções. Temos que folgar e durante a semana, uso criatividade para fazer tudo ,mas nunca deixar de ter um tempinho pra fazer o que gosto.
    Disso não abro mão e aliás, à medida que os anos passam, mais estou querendo espaço e menos trabalho.Ando de saco cheio dessas coisas do dia a dia.,AFF! Ando impaciente com elas e sabendo que daqui a pouco, de um ou outro jeito a vida vai me dar um "paratiquieto",rs vou tentando aproveitar agora! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu

    Diante destas facilidades temos mais tempo para fazer mais coisas, porém temos que saber aproveitar esse tempo de forma sadia.
    O ser humano reclama de tempo e fica horas e horas no PC ou na TV. Nada contra mais acredito que isso não traz nada de bom pra gente né?


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Ahhh como se não bastasse um texto delicioso, ainda acaba com um pensamento do meu super querido Rubem Alves, que lindooooooo!
    A vida antes parecia bem mais tranquila e longos os dias, mas as facilidades de hoje são tão interessantes, ajudam-nos a fazer coisas prazerosas como esta de 'internetar'.
    Estou como a Chica aí em cima, só quero saber de periquitar nos finais de semana, aproveitar o que tem lá fora e para isso, tento organizar melhor os meus dias da semana.
    um beijão carioca

    ResponderExcluir
  4. Calu, que grande lembrança nesse texto! Hoje em dia há mesmo muito praticidade para os serviços de casa e tb acho bom pois não é sempre que estou inspirada a passar muito tempo na cozinha,apesar de gostar de cozinhar. Creio que podemos equilibrar mais as coisas, para ter um tempinho pra gente tb!...rss...adorei seu texto! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Admiro e adoro tudo o que é caseiro, elaborado, mas confesso que hoje em dia, nem tenho mais tempo e quando o tenho, falta-me vontade de fazer pratos mais trabalhosos.

    Amo a praticidade, a variedade que nos chega, nos dias de hoje, mas claro, sempre procuro aliar minhas escolhas, com a boa qualidade... e vamos usar nosso tempo com tantas outras coisas boas da vida, não é mesmo?

    Beijinhos meus pra ti, Calu querida,
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Olá Calu, adorei ler seu texto! Como antigamente tudo era diferente feito pelas mães, avós e algumas de nós ajudando! A vida era diferente, vivida sob um outro prisma! A mulher não trabalhava fora e nos campos era tudo mais calmo e era como que um ritual toda a feitura de comidas, pão ,bolos e as tarefas da casa
    Com a vida moderna foram aparecendo todas essas lojas de pão, de pronto a comer que vieram facilitar muito a tarefa principalmente das mulheres!
    No meu caso se pudesse utilizaria mais essa praticidade! Embora faça com o maior gosto as comidas, etc.;)), cada vez me vai sobrando menos tempo para fazer as coisas de que mais gosto! Belíssimo também o pensamento de Ruben Alves. Beijinhos e uma boa semana. Ailime

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu, adoro o Rubem Alves!
    essa frase é demais…estou exatamente nesse momento, de curtir a lentidão, de aprender o tempo das coisas.
    Também gosto das facilidades de hoje em dia, por exemplo: máquina de lavar, quem inventou deve ser abençoado! Ferro a vapor, batedeira, liquidificador…tem tanta coisa!
    No campo da alimentação, o que curto mesmo é poder comprar um vidro de passata de tomate e fazer aquele molho delicioso, sem ter que cozinhar, pelar, tirar as sementes, bater e depois coar .
    Agora, comidas prontas não curto muito, por exemplo bolo pronto, só para quebrar um galho em caso de urgência porque o sabor não é igual.
    Bjs querida e ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Olá, Calu!
    Olha, amo praticidade - pão de queijo só para assar, pipoca de micro-ondas, máquinas modernosas, todavia do pão caseiro faço questão: seja de cenoura, de aveia, com sementes, com ervas. Sentir a casa perfumada em cada meandro aos fins de semana, sentir a alquimia da massa se avolumando, viver a poesia numa fornada farta, enrolar em diversos formatos e tamanhos, utilizar ingredientes naturais, presentear familiares...
    Mesmo assim, alio o romântico feitio caseiro à praticidade moderna e sempre congelo uma parte de meus pães!

    Grata pelo texto gostoso,
    abreijos caipiras.

    ResponderExcluir
  9. É verdade Calu. Hoje temos muitas ajudas e mesmo assim vivemos numa correria constante. Eu também preciso de algum esforço para me controlar nas padarias e pastelarias, ajuda pensar que tudo aquilo tem vários produtos químicos para prolongar a validade e que é mais saudável aquilo que é caseiro. Mas sem fundamentalismos.... adoro lambuzar-me com uma grande bola de Berlim (de vez em quando).

    Querida, tem uma pequena surpresa para vc lá no blog, caso queira participar: http://bercodomundo.blogspot.pt/2014/05/the-cracking-chrispmouse-bloggywog-award.html

    Beijinho, um doce restinho de semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  10. Rubens Alves é uma ostra que nos faz pérolas felizes se peneirarmos as suas areinhas de sabedoria e nos marearmos com sua poesia

    Das praticidades. muitas aplaudo, uso, outras recuso
    Bater uma massa de bolo ou pirão no fogão, no braço, com provas, aromas e lembranças é trabalho que se faz sorrindo no meu modo arcaico de sentir, ver e para mim antiguidade é posto, é gosto bom, finess...rsrs

    Lembrei de um post meu, vai lá:
    http://blogdtina.blogspot.com.br/2012/11/prendada-e-agradecida.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Calu
    Muita calma nessa hora, menina!!!
    Todo santo dia vou à melhor confeitaria daqui da cidade olhar as delícias... isso mesmo: olhar... somente! Me sacia... De vez em quando, sou fã de comprar algo... mas quando vêm os filhos apenas... senão, viro uma baleia (orca, como diz meu netinho)... rs...
    É uma verdadeira tentação... dizem que a gente engorda só de olhar mas me contento só de olhar e adoço o meu dia a dia... ainda tomo um cafezinho 0800... de primeiríssima qualidade moído na hora...
    Falando mais sério, é o melhor Hort Fruit da Cidade e tem a parte da padaria com cada artigo de confeitaria de primeiríssima qualidade (friso nessa parte, pois é imprescindível para mim), como vou comprar verduras e frutas quase que diariamente algo, me delicio com os olhos fixos nos quitutes... Hum!!!
    Ainda bem que acabo de comer gelatina e caqui... rs... Vc atiçou meu paladar...
    Gostei muito do pensamento do Rubem Alves...
    Seja muito feliz e abençoada!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Olá Calu, quanta criatividade.
    Adorei seu texto, não gosto muito destas tarefas,mas é preciso fazer ,não é?
    Complementando com Rubem Alves então ,tudo ficou mais bonito. Tenha um lindo dia. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Calu. Já sigo o seu blog faz um tempo e venho agradecer a visita em virtude do meu aniversário, dia 06/05.
    Bom saber que por meio da homenagem que a amiga e escritora Anne Lieri fez, você pode me conhecer.
    Seja sempre muito bem-vinda.
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Calu!
    Admiro aquelas mulheres do passado que arrumavam tempo para tudo e ainda com disposição. Noutro dia dei de cara com um ferro de passar que era preciso colocar brasas para aquecer. Imagina o trabalhão! Ter que passar roupas enquanto tinha brasa no fogão e ainda ficar soprando aquilo. Eram roupas de linho, difíceis de passar e, o ferro? Que peso! Fiquei impressionada, por ter o "passar roupas" como uma das piores tarefas domésticas.
    Eu ainda faço pão. Uso para relaxar! Na verdade, eu adoro cozinha, mas não tempo durante a semana e nos finais de semana - quando tenho tempo - vou testando as receitas das amigas blogueiras - Peguei uma receita de pão do blogue da Marly Borges, muito boa! Você quer? (rs*) A massa demora somente uma hora e meia para crescer...
    Gosto bastante da praticidade que os industrializados oferecem, mas em momentos de correria. Ainda prefiro o suco natural ao de caixinha, e os alimentos integrais. Quando leio os rótulos fico apavorada com o número de conservantes e corantes.
    A natureza trabalha silenciosamente, como bem lembrou Rubem Alves. Também assim as donas de casa... São poucas as pessoas que reconhecem os trabalhos não prodigiosos até que lhes faça falta.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Quanto ao post, creio que a modernidade facilitou muito as nossas vidas, pois antigamente não era nada fácil as tarefas das pessoas, que consumiam um grande tempo e não sobrava quase algum para quem as praticava.
    No entanto, comidas industrializadas não são interessantes em sua maioria, sucos, ao meu ver, são horríveis, nada como o da fruta natural, pois estes não têm a grande concentração de sódio que o das caixinhas.
    É claro, que algumas coisas levamos para a mesa, nada mais natural, apenas um certo cuidado é o que devemos ter.
    Adoro pizza, mas não como a caseira, não sei fazer e demora demais para a massa descansar.
    A praticidade de pedir em uma pizzaria nos deixa com o tempo livre para outras coisas nesta vida tão corrida, não tem muito para onde fugir.
    Acho que tudo com uma dose de equilíbrio faz bem.
    Obrigada pelo seu carinho.
    Tenha um dia de muita paz!
    Beijos na alma!

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/2014/05/principios.html
    (blog pessoal)

    http://carinhosemselosdosamigos.blogspot.com.br/
    (blog pessoal)

    http://refugio-origens.blogspot.com.br/
    (blog onde escrevo todos os dias 09 e 23 de cada mês).

    Seja muito bem-vinda!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Com certeza o que se faz em casa é muito melhor..otimo post.
    Feliz dia das mães..bjus

    ResponderExcluir
  17. Deixei um carinho e reconhecimento aqui;

    http://lugarescoloridos.blogspot.com.br/2014/06/sinopse-semanal.html

    beijos,tudo de bom,lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Calu!
    Cheguei até aqui pela indicação da Chica e adorei; um blog super especial, cheio de sabedoria e coisas boas. Com certeza virei mais vezes...parabéns e uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  19. Nossa colega estou lendo o que escreveu e parece comigo kkk nossa lendo agora me lembro que também ajudava minha mãe passando cera na casa, depois a enceradeira para dar brilho que saudade.
    Agora mudou tudo não é mesmo.Abraços.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!