quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tímida comemoração









Vila Real da Praia Grande,foi o nome dado as terras do lado de cá da baía da Guanabara no iniciozinho do período colonial.De vila já não tem nem a sombra faz tempo.De real, nem uma joinha da coroa perdida num buraquinho das calçadas, mas de praias grandes, ah, essas ainda resistem aos séculos de poluição por serem crentes em cada promessa eleitoreira de melhorias e cuidados, tch,tch,tch, princesinhas iludidas.

Não foi sempre assim, não.Nem aqui, nem em nenhum outro lugar do mundo.Tudo começou com a natureza exuberante que cada um recebeu.Dádiva emoldurada que acabou sendo sentença de castigos e descuidos ao longo dos séculos, porém se não fossem estas mesmas dádivas ela, a Vila Real, não teria atingido a categoria de cidade.Prêmio ou castigo? Difícil escolha.Estar próxima á primeira capital federal ajudou ou prejudicou? Bom, se eu dirigir o foco pros dias atuais, vou cair num choro convulso.Ai meus sais!

Hoje aconteceu uma reunião das autoridades locais e estaduais firmando um acordo de implemento na segurança da cidade, que esteve nestes últimos quatro anos entregue á própria sorte ou azar;quem mandou estar doutro lado da ponte, via expressa fácil de todas as mazelas do outro extremo.O país inteiro sabe que o choque de ordem no Rio afugentou toda a bandidagem pra cá e pros municípios vizinhos. No jornal de sábado vieram elencados os rankings da alta criminalidade que assola os niteroienses nestes dois últimos anos destacadamente.

Como, perguntou eu, não me agarrar ao antigamente quando nas noite de verão eu pulava amarelinha com as amiguinhas na calçada,enquanto meus pais e avós tomavam a fresca? Quando saía-se á rua com tranquilidade nos afazeres sem maiores preocupações com os pertences.Quando usava-se o transporte coletivo sem sufoco e podia-se planejar os horários do dia com um mínimo de folga para o cumprimento dos compromissos.Quando desfrutávamos da praia com descontração e proveito sem medo de arrastões.Quando trafegávamos de carro com as janelas abertas...quando, quando quando!Há bastante tempo atrás.

Mas, ainda temos alguns( poucos) motivos de comemoração nestes 440 anos, afinal as praias grandes reavivam em nós a esperança em melhores anos pra esta cidade das "Águas Escondidas".










******


16 comentários:

  1. Lindo grito,Calu! São tantas as mudanças, tantas as promessas e nós ficamos sempre à espera de tudo... Enquanto isso, presos em casa, fugindo de bandidos e balas perdidas, etc,.etc.etc...
    Lindas fotos! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. .


    Eu estava devendo uma visita
    a este blog.
    Enfim aqui estou.

    Um beijo.




    .

    ResponderExcluir
  3. Olá Calu, parabéns a Niterói, tenho vontade de conhecer, estive a muitos anos quando ainda era criança, tbém tenho a mesma visão da minha cidade, cada dia mais perigosa, não moro mais lá, mas sempre chegam noticias, lembro que nem a porta da casa da minha mãe era fechada, estava sempre aberta, os vizinhos nem tocavam a campahia, já iam entrando, fui criada assim sem grandes preocupações, brincava na rua até altas horas da noite, hoje minha filha não vai nem na esquina sozinha, tenho muitas saudades desses tempos de calmaria! Parabéns Niterói! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Calu.
    Acho que o seu lamento é o mesmo da maioria de nós. Tudo está muito mudado. Infelizmente, para pior. Com todos os benefícios que o progresso nos traz, ainda assim os dissabores são maiores.
    Na verdade, sinto um dó enorme de todas essas pessoas que descambam para a marginalidade, tirando o sossego dos demais. Meninos de 11 anos de idade, que já portam armas. Um sinal dos tempos, onde as autoridades se preocupam consigo e esquecem os demais, que pagam impostos e lutam pelo pão de cada dia.
    Ainda assim, sua Niterói é linda.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga, eu nem sabia que este era o antigo nome de Niterói! Bonito, mas gosto mais do pequenino Niterói ou Nikiti para os íntimos. rsss
    Pois é, a gente só vendo as coisas acontecendo e as autoridades nada! Tava na cara de que iria acontecer isto, os bandidos atravessariam a ponte e se esconderiam do outro lado, assim como foram também para outras cidades do interior do estado, mas isto o governador e nem o secretário de segurança pública não enxergavam ou não queriam enxergar, precisou acontecer o caos para eles tomarem uma providência.
    Uma pena, Niterói é tão bonita e agora com melhores moradias do que do lado de lá, mas junto com o crescimento financeiro veio também o crescimento da violência, infelizmente. Imagino o quanto você e outros que aí nasceram, puderam curtir a calmaria desta cidade.
    Vamos rezar por dias melhores, todos nós merecemos.
    um grande abraço da serra

    ResponderExcluir
  6. Adorei,Calu.

    E pensar que Niterói já foi considerada uma das primeiras melhores cidades para se viver no Brasil e quiçá no mundo!

    Sobre o ar puro,quase nenhuma violência,calma,pena!

    E não é só Niterói. Muitas outras excelentes foram tomadas pela marginalidade.Os governantes? Nem aí!

    Eu ia morar aí e desisti quando soube de com estava agora.


    Beijinhos e linda noite

    Dryka


    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

    ResponderExcluir
  7. Nao reclamo mais do Brasil cansei :-(
    De qq maneira, Niterói é linda, eu gosto mt, acho o povo bem simpatico, passei uns dos meus melhores dias em Niteroi, num passado distante... ah como era bom!
    parabéns a cidade!

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Calu,
    De fato, não sabemos ao certo se comemoramos ou se lamentamos... as cidades estão crescendo desordenadamente, mas o triste é saber que elas não crescem sozinhas, há sempre a ação do homem que acaba envolvendo uma série de outros coisas como politicagem e interesses próprios. Será o fim ou só o começo?!
    Contudo e apesar de tudo o Rio continua lindo! Parabéns para Niterói! Fotos belíssimas!
    Bjs e um ótimo fds pra vc! ❤️
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir

  9. *Querida Amiga CALU !!!

    Menina, é uma VERGONHA, porém, confesso : ainda não conheço a cidade de Niterói nem a cidade

    do Rio de Janeiro ! Pretendo conhecê-las nos próximos anos ! (*Vou de excursão !!! hehehe).

    *Calu, os tempos são de muita pobreza, desigualdades sociais, tráfico de drogas, violência de

    todos os tipos !!! Agora pouco, li aqui na minha página do Face - vc tem Face ?! O.O Posso te adicionar ?! -

    que o filho de um casal conhecido nosso foi assaltado e morto na cidade de SP nesta última segunda-feira !

    Era um rapaz casado, pai de 02 filhos pequenos, trabalhador, simples, alegre, bonito e possuía apenas 27 anos

    de idade !!! Os pais dele estão IN-CON-FOR-MA-DOSSSSSSSSSSSSS !!! O.O

    *Calu, daqui a pouco, irei à missa e, como sempre faço !!! O.O , comungarei pedindo a DEUS

    PAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ !!! *Paz para toda a HUMANIDADE !!!

    *Querida Amiga daqui da blogosfera, CALU, tenhas um tranquílo e alegre final de semana na

    companhia dos teus !!! :))

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    P.S. - *Tô te seguindo no Google + !!! :))

    ResponderExcluir
  10. Como não lamentar, não é mesmo. Porém vamos comemorar e ter esperanças de dias melhores.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Calu!
    A gente reclama e tem razão. As coisas mudaram demais, e muita coisa piorou mesmo, apesar do progresso.
    Interessante é que parece que só a gente vê pois as autoridades não estão nem aí. Então é evidente que haveria resultado desse descaso: a bandidagem iria procurar esconderijo na outra margem. Dá uma tristeza ver uma cidade tão bonita, entregue às traças. Mas não podemos perder a esperança nos dias melhores. Q eue venham logo! Mas, apesar dos pesares, é uma cidade muito linda a sua Niterói! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Calu

    Tímida comemoração, mas tão linda a sua explanação. Não conheço a sua cidade, mas ela retrata todas as cidades deste imenso Brasil em que a violência prolifera cada vez mais. Tenho saudade dos tempos que brincávamos nas ruas com as portas de casas todas abertas andando tranquilamente em qualquer lugar. Torcemos para que venham dias melhores .

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo sábado, Calu!
    Suas praias são belíssimas... no Rio, só conheço (e adoro) Parati. Parabéns à famosa Niterói.
    Quanto à criminalidade, espero que com a diminuição na taxa de fecundidade das mulheres brasileiras, as crianças carentes sejam melhor educadas e não virem marginais.
    Aqui no interior, costumamos frequentar praias no litoral norte paulista, mas ultimamente tenho preferido a serenidade das montanhas de Minas.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  14. Amiga, obrigada por seu carinho com meu filho.
    Você é especial!
    Especial por ser exatamente como é. Especial pelas escolhas que faz para seus posts. Especial em suas escritas, por tudo enfim...
    Bjs e que Deus muito abençoe você e sua família!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Calu! Sou suspeita em falar porque não acredito mais na política, por outro lado sei que sem esperança não vamos a lugar nenhum... é complicado.
    Mas nada nem ninguém tira da natureza a beleza que merece ser admirada e das pessoas o dom de relacionamentos saudáveis. Busquemos isso, então.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Calu,infelizmente nem tudo que um lugar merece o governo realiza,o que é uma pena! Linda msg de comemoração!Não poderia ficar em branco! bjs,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!