quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nossa Nova Juventude






Vi num trechinho da entrevista dada por uma conhecida editora de moda, ela afirmar que quando lhe perguntam a idade, ela prontamente aumenta dois anos (rsrsrs), o que me trouxe imediatamente á lembrança, minha sogra que fazia o mesmo. Na 1ª vez que saímos juntas ao encontrar uma conhecida que emendou num papo inevitável de filhos e netos e parentada puxando ao final da frase a pergunta crucial de com quantos anos ela estava, ouviu elegantemente a afirmação duma numeração maior que a real; seguiu-se logo a declaração esperada:__ "Mas, você está muito bem para sua idade!"

E após as despedidas simpáticas fui logo lhe perguntando porque havia aumentado a idade e ela bem faceira me responde: __ "Pra ouvir esses elogios, minha filha". Olhem só que saída bem bolada, simples e eficiente, com alto grau de sucesso, uma singela massagem no ego,o que vamos combinar faz um bem danado. Foi-se o tempo que a mulherada com mais de 30 enganava a idade.É voz corrente que os 50 são os novos trinta e eu quero mais é me enturmar sem neuras nesse time antenado, ativo, buscando o bem-viver e a valorização do que realmente importa na vida.Chegar e passar dos cinquenta é um marco e tanto mesmo para o século XXI.A princípio causa um certo desconforto; meio século... para em seguida baixar uma certeza das conquistas realizadas e do tempo que agora se merece aproveitar ( ao menos deveríamos ) que parece um renascimento, e é. 

O visual  não é mais aquele velho conhecido, mas o espírito ganha asas sem precisar de vitaminas e, como isso é energético.Nosso olhar se aprimora pra vida na mesma proporção que as lentes dos óculos aumentam de grau.O que será motivo pra comprarmos armações moderninhas e desfilarmos por aí.Abusamos da capacidade de encantamento e soltamos o riso com vontade.Se a insônia resolve fazer uma visitinha não nos pega mais de surpresa, vamos navegar na web e o relógio fica esquecido.Treinamos o desapego diariamente, seja dos objetos, seja dos infortúnios.Não queremos mais perder tempo com besteiras, muito menos com mudanças de planos de última hora.Estamos sempre prontas para qualquer clima, chova ou faça sol. Se os problemas não são graves, então não são problemas, este é nosso lema.Nós cinquentonas e tais, somos agora muito melhores do que já fomos, imaginem só quando formos centenárias (rsrsrsrs)! 



*****



Achei a imagem ultra inspiradora.O reinventar-se a cada dia!




Imagem II: Cartum de Ana Von Reuber, premiadíssima cartunista argentina, representante da FECO ( federação das organizações de cartunistas).Promove um projeto de criação do Museu do Cartum, com doação de seu acervo pessoal. 

-------------

15 comentários:

  1. rsssssssssss..Adorei a imagem e reinventar-se é preciso! Basta que nos permitam ter PAZ tiramos de letra todo o resto.


    Adorei teu texto e aproveito pra agardecer os carinhos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que bacana esta postagem.
    Sabe o que digo sobre idade? Eu não minto ..... eu omito!
    Não quero saber idade de ninguém, para mim só importa a essência da pessoa,
    no mais .................. vamos curtir, que a vida não é tão longa como pensamos rsrsr
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post,Calu. Realmente acabou a tal chamada "balzaquiana" que antigamente eram chamadas as mulheres de 30 anos!

    Nada melhor do que essa imagem para ilustrar!

    Beijinhos

    Dryka




    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

    ResponderExcluir
  4. Olá Calu,
    Primeiramente quero agradecer o carinho lá no blog.
    Gostei do seu texto, e apesar de ainda está na casa dos "intas", eu confesso que já aumentei a minha idade, rsr, ou as vezes dou a entender que tenho mais um pouco, faço isso principalmente no trabalho, onde ainda exste uma certa discriminação.
    Por outro lado, hoje eu vejo a minha mãe com cinquenta e tal, muito mais "jovem" do que quando ela tinha 30, e concordo plenamente, que os 50 de hoje são os 30 de ontem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Perfeita Calu com todas as historias e ilustrações.
    Precisamos de mentes bombadas e não de corpos vazios.
    O poder de reciclar e reinventar é nossa melhor arma e elixir da vida.
    Gostei Calu.
    Um abração carinhoso amiga.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida amiga Calu
    E eu que to a um passinho de ser sessentona e curtindo há algum tempo isso já... faltam apenas 6 meses... rs.. já recebo esses elogios há tempo e hoje mesmo no salão a menina me disse isso quando fazia minha escova... é bom!!!
    Mas não pra nos enganar mas pra mostrar que estamos vivinhas da silva e de bem com a vida como muito bem o seu post nos mostrou...
    Desde 55 que já sonho com os sessenta e agora, vou ansiar pelos 7.0... Hum!!! Cada dia que passa mais desapego e auto estima... é maravilhoso!!! Me sinto muito mais feliz e bonita também! Todos me dizem isso (filhos,nora, genro e netinhos)... e sem plástica alguma, o que é melhor ainda!!! Pra que, né?
    Bjm de paz e bem, alma gêmea

    ResponderExcluir
  7. Calu
    Reinventar-se a cada dia é o que nos move. Amei. A sua sogra tem um grande senso de humor.
    Achei a ideia de aumentar a idade muito boa. E quando eles dizem: Você parece ter muito menos. Aumenta o ego e a auto-estima.
    Uma boa semana
    Beijos

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Calu:
    Confesso que meu único receio em relação da idade, é parecer ridícula, rsrsrsrs.
    Sempre fui (e continuo sendo) muito ativa e com jeito de moleca.
    Por isso, sempre aparentei menos idade do que a real.
    Mas, nunca me importei com essa questão.
    Só desejo que o tempo não me cause dificuldades e nem dependência.
    De resto, velhice não é doença.
    As pessoas deveriam encarar a velhice como tempo de colher todos os sorrisos distribuídos, todos os abraços e beijos dados, todas as alegrias espalhadas.
    Ao adotar essas atitudes, a velhice deixa de ser um fardo a carregar e passa a ser um lindo momento a desfrutar.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!
    Por acaso essa editora é a Costanza Pascolato? Me refiro à ela pois já a ouvi contar história parecida pelo menos três vezes :) Mas é um risco diminuir a idade e somente uma pessoa indelicada para contradizer. Talvez comente com outra pessoa "Fulana disse que tem 52 anos, mas tem cara de 56".
    Virtualmente a idade pouco importa, pois o que vale é o que a pessoa pensa ou como pensa. Infelizmente vivemos em um mundo de aparências e somente os mais vividos não se importam muito com isso. Não me preocupo com a idade, mas com a saúde. Do mesmo jeito que envelhecemos por fora, também envelhecemos por dentro e o reflexo de fora, vem de dentro. Eu noto que quando durmo pouco me sinto envelhecida pelo menos dois anos.
    No último dia 21, Tomie Ohtake completou 100 anos e o repórter fez a pergunta de praxe: "Como é se sentir com 100 anos?". No que ela respondeu: "Não penso nisso... Se pensasse em idade, ficaria louca".
    É por aí!! Não vamos pensar em idade, vamos pensar em estarmos saudáveis!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Bem dito, amiga, " Se os problemas não são graves, então não são problemas..."
    Problemas para mim são de ordem de doença, e doença grave, aquela que podemos tratar e contornar, enfrentamos de frente.
    Nós, fifities e algumas já sixties, não precisamos inventar idade, isso aparece na cara, não tem jeito, mesmo quando a plástica é bem feita, denuncia mesmo. Mas, o que a gente precisa é reinventar certas coisas, tentar com isso prolongar nossos dias e trazer mais descanso quando possível. Eu sou daquelas que toda vez que tenho oportunidade, me dou o presente de relaxar, de dormir bem, de me relacionar o máximo possível com a natureza para o rejuvenescimento do corpo e da alma, pois não adianta nada a pessoa esticar dali e daqui e viver estressada, com a alma envelhecida, né mesmo?
    E você também é assim que eu sei, se cuida e trabalha, são duas coisas que ajudam a permanecer com a aparência jovial, sem contar o contato com os mais jovens que trazem sempre um novo sopro pra gente.
    um super abraço carioca



    ResponderExcluir
  11. Calu,um texto excelente e adorei a ideia de aumentar a idade!...rss...no fundo somos eternas adolescentes! bjs,

    ResponderExcluir
  12. Manter-se saudável, com energia e interesse, assim podemos seguir a vida e curtir tudo que ela tem para nós ofertar . Eu já passo dos 60 e adoro viver e ter sonhos possíveis.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, Calu!
    Realmente a maturidade nos traz empoderamento: ficamos mais confiantes, titubeando menos, necessitando menos da companhia (e opinião) de outrem. Necessitando menos de tanta coisa...
    Claro que há perdas: cabelos brancos (e rijos como arame), dorzinhas cá é acolá, atenção maior ao plano de saúde (e ao obituário do bairro)... afinal, a vida é sempre temperada com barganhas, se qual das fazes!

    E uma feliz maturidade a todas nós (que merecemos)!
    Beijos interioranos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu adorei a forma como abordou o tema da idade que vai avançando! A sua sogra me deixou a sorrir;))! Pois o que importa mesmo é irmos desfrutando os dias sem pressas, apreciando cada coisa que nos rodeia e que antes não tínhamos tempo sequer para ver e sobre o aspecto físico acho que nos vamos mesmo habituando quase sem dar por isso! E, claro, se cuidarmos um pouco ajuda a levantar o astral! Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  15. Oi Calu, obrigada pelo carinho!
    Eu particularmente até esqueço minha idade, sempre que alguém quer saber, eu deixo a pessoa chutar, mas sempre falei a verdade e sempre surpreendo pois tenho jeito de menina em um corpo de mulher. É o que dizem.
    Aprendemos muito com a idade, o passar dos anos nos deixa mais maleáveis. Quando somos jovens vivemos para aprender tudo, com a idade vivemos para compreender tudo e todos.
    Tem muita gente que acha que a velhice é o inverno da vida, mas com certeza é o tempo da colheita. Como diria minha avó.
    Tenha excelente fim de semana!
    Carinhosamente

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!