segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Casa da Gente











Por mais definições feitas sobre a casa da gente, não se esgotará nem em outros tantos zilhões de anos, o tema. A casa pra mim é um elemento quase natural.Consegue se inserir em diversas categorias que se ampliam para além dum simples abrigo, indo se mesclar às vidas que habitam(ram) seus espaços.A casa da gente tem obviamente nossas preferências, mas não só, ela acaba por agregar um pouco de cada um que ali está ou esteve.Os cheiros, os objetos, as cores, a mobília, a disposição dos espaços, tudo,tudo nos reflete, e ás vezes nos revela mais do que gostaríamos.

Dificilmente nos esquecemos das casas que já habitamos.Da casa da infância, senão de toda ela, de algumas particularidades que continuam vivas em nós.Detalhes, que hoje nos são caras e queridas lembranças pintadas através das emoções.Da casa que erguemos em nossos sonhos e vimos materializar-se na nossa frente quase que como num passe de mágica;mesmo que essa mágica tenha custado muito suor,esforço e dedicação( o que acontece na maioria das vezes), ao girarmos a maçaneta da porta e entrarmos no espaço-lar, o mundo fica do lado de fora e tudo o que desejamos é nos aninharmos em seu interior aconchegante.Grande útero que de novo nos cabe e no qual podemos intervir a nosso gosto, e donde podemos ir e vir sempre que desejarmos.Isso é natureza rearrumada.Releitura ampliada em cada ângulo pensado, em cada chão sob o teto.

A casa da gente é um tudo entendido em pedacinhos que desenham o mosaico das nossas vidas.Ela tem nome, tipo: a casa da mamãe ou a casa de antigamente ou a casa da rua estreita... Foi sendo juntado em suas paredes nossos risos, algumas lágrimas, nossos planos, certos receios, muitas esperanças ( estas fazem parte da iluminação), amuos, sensações, emoções, delicadezas, por vezes até rudezas, ousadias e bastante temperanças ornadas na força construtiva do amor.

A casa da gente: lugar onde se faz vida! 



******



Foi em vistas de céus de lá e de cá que me veio a incontida vontade de falar sobre a casa da gente.Foi lá, nos "Céus e Palavras" (link) da amiga Chica, que as belas conexões aconteceram. 





------------------




1ª Imagem:pinterest(sunkemon)

14 comentários:

  1. Lindo demais,Calu.

    Nossa casa é sempre maravilhosa,nosso porto seguro.

    Beijinhos e ótima semana

    Dryka




    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, "a casa da gente"! Não importa onde ela é feita e como, mas é o abrigo sobre nossas cabeças para a chuva, o calor, o frio, o cansaço depois de um dia de trabalho e tudo isso que você enumerou aqui em seu belo post reflexivo.
    Sabe, quando eu vejo pessoas jogadas na sarjeta, sem um teto que os proteja, eu fico verdadeiramente triste, sinto uma enorme pena desses que não têm sequer um barraco com telhas. E são tantas pessoas assim por este mundo!
    Não acho justo que um ser humano não tenha um lugar só seu, até mesmo os animais irracionais buscam, constroem e se abrigam e ver um ser humano largado no tempo é muito chocante. Uma das coisas que agradeço todas as noites em minhas orações é justamente a casa que tenho, o abrigo, meu refúgio e meu lar e peço por aqueles que não o têm e sofrem nas ruas.
    um beijo grande da serra.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo teu modo de falar nas casas,Calu! Adorei o carinho! As nossas casas são nossos refúgios de descanso, bem estar e aconchego! Não importa se ricas ou pobres, sempre são nossas SE nos sentirmos bem! Um beijo,tudo de bom, obrigadão,chica( com uma insônia danada hoje!)

    ResponderExcluir
  4. Olá Calu.
    Amei seu texto e concordo na integra, nossa casa nosso refugio aconchegante e tranquilo, sempre digo isso a minha filha, que nosso lar tem que ser feliz todos os dias, porque é aqui que encontramos paz e harmonia.
    Parabéns pelo post, simplesmente maravilhoso.
    Uma semana de muita paz. Beijinhos
    Agradeço pela linda visita. Meu carinho.

    ResponderExcluir
  5. Calu, enquanto eu lia fui pensando nos cantinhos da minha casa. Minha casa é para mim, um lugar extremamente especial, gosto de tudo o que tem nela, gosto de cuidar dela e também de sentir a presença das pessoas que amo em seus detalhes. Obrigada por partilhar comigo essa sensação tão deliciosa! Um super abraço, Jeise
    http://descobertasmae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!Calu!
    sim, ficou lindo seu escrito...
    Pode ser um palácio,uma tenda ou um sobrado.
    Importante é que o amor, paz e carinho nela venha morar e é onde a gente se sente abrigado.
    E devem ter portas abertas para nossa liberdade ...
    Muito mais que uma casa...a casa da gente é o nosso lar!
    Bela noite, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Boa noite,Calu!
      agradeço pelo carinho, sempre, meu muito obrigado, belos dias, muita paz e luz, beijos!

      Excluir
  7. Calu, querida!
    Digo que tenho 2 casas, 2 lares - a minha real e a minha virtual. Cada uma especial à seu modo!
    Que texto lindo, Calu. De encher o coração!
    E que escolha de imagem para ilustrá-lo , você fez! Fiqeui, especialmente encantada!
    Tanta autenticidade assim, tanto diferencial, só poderiam vir de você!
    Uma semana divina pra você!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  8. Calu querida!

    Que lindo texto. Parabéns!
    Sim, a casa da gente é o lugar onde escrevemos nossa história.

    Obrigada pelo carinho lá no blog.
    Fico muito feliz que gostes de meu cantinho - de minha fotografia.
    É preciso para mim.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!
    Ontem estava conversando com a minha sobrinha e ainda lhe disse que, não importa o local onde você mora, importa é quando você fechar a porta, deixar o mundo lá fora e ser feliz dentro da sua casa. A casa é morada de almas e nessa hora lembro de Pablo Neruda:
    Algún día en cualquier parte, en cualquier lugar
    indefectiblemente te encontrarás a ti mismo,
    y ésa, sólo ésa, puede ser la más feliz
    o la más amarga de tus horas.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu, fascinante este seu texto sobre a casa da gente! Ela pode ser simples, ela pode até nem corresponder ao que idealizámos, mas é a nossa casa, o nosso refúgio. E também como muito bem diz todas as outras onde crescemos, onde brincámos, todas elas fazem parte da nossa vida, porque contam a nossa história e a dos que nos antecederam. Obrigada por tão belo momento. Um beijinho Ailime

    ResponderExcluir
  11. Por mais simples que seja "a casa da gente" nos parece um palácio
    Como é gostoso voltarmos para casa depois de um exaustivo dia de trabalho, por exemplo
    Lindo texto, Calu
    Gostei imensamente
    Um beijinho afetuoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  12. De mãos dadas e entrelaçadas Calu, cantamos a casa da gente. Casa que vão alem de paredes e pisos. Casas que tem cheiro, aconchego,amor e saudade. Casa da gente que sente que um tanto da gente ainda ficou ali guardado, para aqueles dias que tudo parece nublar e são estas lembranças que vem nos acalmar e acalentar.
    Muito lindo amiga.
    Carinhoso abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  13. Calu
    A casa da gente. Bom tema. Quantas recordações em cada uma de nós. Em quantas casas morei e em cada uma trago uma recordação . A casa do sítio onde nasci, depois a casa em frente a estação férrea quantos fatos memoráveis.
    Adorei.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!