sábado, 15 de junho de 2013

Onde está a Felicidade ?







Lendo o post da amiga, Beth Lilás(link), do supremamaegaia.blogspot, na série: "Vou de táxi -VI", o depoimento, quase uma entrevista, do taxista que na corrida com a gentil passageira, dispôs-se a contar sobre sua vida, seus sonhos e conquistas revelando-se um ser humano digno de reverência num mundo onde os valores materiais, os apelos ao ter bem maiores do que ao ser, são maioria, encontrar-se com pessoas íntegras e fiéis aos seus princípios é mesmo um contentamento.

E foi esta inspiração que me fez lembrar dum episódio que vivemos numas férias em Olivença, praia das Alagoas. A família toda curtindo um mês de julho bacaninha em 1988, sol gostoso, água morninha, e gulodices de estalar a língua, dia após dia de puro entretenimento.Meus garotos com a idade de 10 e 8 anos respectivamente se esbaldavam desde que o dia amanhecia até a noite quando eu tocava o toque de recolher(rsrs).As meninas, com um pé, quase dois na adolescência, já  não se interessavam por brincadeiras infantis e curtiam ouvir suas músicas, caminhar pela areia...típico interesse da fase, enquanto isso, os garotos logo fizeram amizade com a meninada local e todo dia jogavam futebol na areia, mas longe dos banhistas, claro.

O meu caçula sempre foi bom de bola, ao menos assim ouvíamos dos adultos(pais) entendidos e ele de fato fazia diferença no time que jogasse. Vejam vocês, que desde os tempos da educação infantil no colégio, ele e mais cinco amiguinhos de turma formaram um time imbatível que se manteve junto até a 7ª série do fundamental II.Eles eram muito requisitados e representaram o colégio em muitas competições inter-colegiais do DF.

Bom, voltando a cena da praia, já no dia seguinte a meninada do lugar nos esperava todas as manhãs, a nós não, ao meu craque, que tomava café todo apressado pra ir correndo jogar futebol. O clima de camaradagem era total.Muito papo, boas convivências e tal.Num destes dias, estava meu marido tomando seu aperitivo e conversando com o dono da barraquinha da praia que entre filosofias futebolísticas e elogios ao meu caçula ( o que deixava o pai todo sorridente), lhe contou sobre a vida de um seu sobrinho.Um craque da bola desde garoto.Fazia milagres com a redondinha.Jogava na praia, em pequenos campeonatos na cidade e em outras vizinhanças.Numa destas foi descoberto por olheiros que o levaram pra Salvador.Como ainda não tinha dezoito feitos, o pai o acompanhou e dava todo incentivo pra que ele seguisse carreira, porém ele dizia que o futebol era sua distração, mas o que queria mesmo era ser caminhoneiro.Dirigir um daqueles caminhões enormes pelas estradas.Ninguém na família levava muito em conta este arroubo juvenil, achando que logo ele se efetivaria no clube e com o dom que possuía seria uma celebridade no país do futebol.

Passaram-se dois anos, o jovem já conhecido em todo estado, encantava o público na Fonte Nova e também os olheiros do resto do país que começavam a disputar seu passe. Disse o tio, que fizeram ofertas tentadoras, em cifras, a ele.Aceitou uma, mas com a condição de que seu contrato fosse de apenas um ano.Veio para o Rio vestindo a camisa de um grande time.Cumpriu seu contrato com brilhantismo e ao fim de um ano, despediu-se do clube, retornou a sua cidade, comprou uma casa para os pais e um baita caminhão.Saiu estrada a fora vivendo seu sonho realizado,todo satisfeito.

Não é estória e sim, história de fato, de pessoas que não se deixam encantar pela mosca azul e carregam em si a certeza de que seus sonhos, sejam simples ou ousados, lhes bastam pra uma vida plena e íntegra. A isto eu chamo,felicidade!
****** 
Bom fim de semana pra vcs! 
---------- 


Imagem: hiperativo.com(menino+futebol)

6 comentários:

  1. Boa tarde!!
    Parabéns a vc pelo post e elogios para o craque
    linda maneira de elogiar uma pessoa

    Deixo um abraço e um bom final de semana
    Bjuss
    Rita╭•⊰✿¸.•*ღ ღ¸╭•⊰✿

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu!
    A felicidade é o resultado de um sonho alcançado. E esta linda história só veio comprar a teoria.
    Um ótimo final de semana
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  3. Que lindo isso,Calu! Adorei o post da Beth que aliás, se supera a cada um deles e o teu que nos mostra a vontade de um jovem que foi atrás de sua felicidade, ainda que bem diferente daquela vista e desejada pelos outros . Foi atrás e conseguiu, voltou ao seu sonho! Lindo! beijos,ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  4. Buongiorno Amore!
    come stai... oh scusa un po da tempo non posso visitarti. il mio pc ancora darmi problemi.
    ti auguro buona weekend
    un bacione forte

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, amiga, você resumiu tudo com a palavrinha certa "Felicidade". Nunca vi um homem na minha frente tão empolgado como aquele taxista, contando sua história com muita alegria, parecia até que ele sabia que eu gostava de escrever histórias de taxistas, mas eu vi naquela pessoa, um homem realizado, feliz mesmo.
    E acho que é isso também com relação ao rapaz que você nos conta, pois o que ele queria mesmo era ter o caminhão e ser caminheiro na vida, primeiro teve que ganhar dinheiro com a bola para realizar seu maior sonho e foi à luta, ou melhor, à vida.
    Seu post e o meu são testemunhos da felicidade e quem o ler e tiver um sonho assim, que siga em frente, pois lá no final está o potinho de ouro.
    Cheguei agora do Rio, visitas à sogra e outras cositas más.
    beijinhos cariocas e bom domingo!


    ResponderExcluir
  6. Que bonito,Calu!De fato, nem sempre a felicidade está em fazer grandiosidades.Pequenas tarefas já são o bastante pra quem tem a certeza do que deseja na vida.Eu adorei!bjs,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!