quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conhecimento traz mudança




Prato preferencial dos últimos dias: "política ao sugo", aquela que tem aguçado o paladar dos brasileiros estando presente nas refeições diárias.Olha que máximo!O brasileiro está degustando política em generosas colheradas saboreadas com vagar, com prazer. A hora é perfeita como pano de fundo para o ensino às nossas crianças em idade escolar e aos adolescentes,alguns rudimentos gerais sobre a política; o que é / o que representa na vida de cada cidadão.

Em um post mais antigo me referi à necessidade de não demonizarmos a política e sabermos diferenciá-la por suas ações e por seus agentes. Maus políticos não retratam a verdeira essência desta ciência e nós temos vários e contundentes exemplos disto. Creio ser por esse motivo que a minha geração e a logo seguinte, apesar de viver sob um regime autoritário, também não recebeu nenhum incentivo para conhecer um pouco sobre política e o que ela representa.

Assunto praticamente inexistente lá em casa,só vinha à mesa quando era por referência a algo negativo ou proibido.No colégio tínhamos aula de Moral e Cívica, que o nome define bem.Uma chatíssima sequência de regras ufanistas completamente divorciadas duma visão política real. Abominada pelos alunos, os 45 minutos da duração da aula eram contabilizados pelos olhinhos pregados nos relógios de pulso.Crescemos com a impressão errada sobre o que é política e como deve ser exercida.

O que não aconteceu em outras searas que vinham de uma tradição política elitista/imperialista, preocupadas em perpetuação de seus fazeres. Cuidaram de preparar seus filhos e correligionários como herdeiros de suas práticas.O cenário que daí se estendeu por mais de um século, conhecemos muito bem, até a pouco, porque a história que está emergindo das ruas é capaz de novas releituras.

Se haverá uma mudança conforme os reclames da população, não sei!Não há garantias totais, mas que haverão mudanças, ah,isto já está ocorrendo.E quer um momento mais propício que este para começarmos a despertar nas novas gerações o interesse pela política e todas as suas ramificações? Sem imposições, mas num convite ao conhecimento dos fatos que vêm ocorrendo e por quê? Aguçar a curiosidade sobre toda esta movimentação,suas causas, suas possíveis consequências.Trazer o debate para a sala da família, para a sala de aula, para o piquenique de fim de semana.Deixar que as crianças e jovens reflitam e demonstrem se querem ou não saber mais.Inseri-los no contexto nacional como co-partícipes da história que hora se faz.

Espalhar boas sementes sobre esta ciência humana necessária para uma sociedade bem organizada e torcer para que a juventude futura tenha uma prática política embasada nos conhecimentos sabendo debater sobre todos os assuntos que digam respeito às suas vidas cidadãs e, aqueles que optarem por exercer um cargo público o façam com valores morais fortalecidos e ideais íntegros.Empunhar hoje a bandeira por uma educação abrangente, formadora de pessoas competentes em todas as esferas do conhecimento e também da sociedade a qual pertencem é um clamor genuíno e necessário.

*******
" Vem vamos embora
que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer[...]"

(Pra não dizer que não falei das flores/Geraldo Vandré)

------------------


15 comentários:

  1. Que maravilha de post querida Calu!
    Você disse bem, relembrando nossos velhos tempos de escola e as aulas de OSPB que tínhamos e odiávamos, mas não fizeram nenhuma força para que entendêssemos e gostássemos. Tudo era tão ufanista, tão militarmente conduzido, a gente acabava desprezando aquilo tudo.
    Nossos jovens precisam de conhecimento político e, por incrível que pareça, o instrumento que tanto criticamos por seu imediatismo de ideias e leituras, hoje, está ajudando em muito a estes que já estão inseridos no contexto digital.
    O mundo analógico não anda no compasso do digital, portanto, se nosso governo fez aquilo que alardeou tempos atrás, a tal inclusão digital, foi um tiro no pé desses governantes.
    Um grande abraço carioca



    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Calu
    O seu otimismo fundamentado me alegra pois desejo que meus netinhos tenham um bom mundo pela frente...
    Só penso neles quando vejo tanta coisa ruim... compreende???
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Concordo Calu, não sei se haverão todas as mudanças que necessitamos mas que algumas coisas mudarão isso sim...!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Calu!!!

    LINDO!!!!!! E a hora é agora!!Incrível, mas enfim o povo percebeu que juntos podemos fazer a diferença!!!!Ufa!rs

    Beijos,minha querida! Tudo de bom pra ti!

    ResponderExcluir
  5. *Belo texto, Calu !!! :))

    *Bravo ! Bravo ! \o/

    *Vou compartilhá-lo nas minhas páginas :

    Face, Twitter e Google + !

    *Valeu, CALU !!! :))

    *Ótimo fds !

    *Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não posso discordar quando outras gerações chamam a minha de "burra", contudo, percebo em variadas gerações certa ingenuidade política também, do pouco que eu, ignorante, sei de política.
    Tenho certo temor ao "patriotismo" exacerbado, pode virar fanatismo também. Acho que seria importante realmente haver esclarecimentos maiores nas escolas, no entanto, há muitos educadores totalmente perdidos também pelo que notei, não somente na virtualidade, mas na real também.
    Pessoas com esta conversa de "gigante" que acordou só porque uma maioria resolveu tacar o foda-se, subestimando as ações políticas que eu presenciava bem antes disto entre as minorias.
    Por fim, eu não entendi o alívio que muitos tiveram pelo texto do Vilson não ser meu. Se fosse, mudaria algo? Por que um parceiro não poderia ter uma opinião controversa como a dele e continuar sendo o mesmo parceiro? Eu realmente me questionei diante de alguns comentários. Ter opinião diferente não define caráter, ao menos, em meu conceito.
    Eu me questionei não somentte pelos comentários, mas por perceber muito antes que, desde que comecei a opinar sobre meu ceticismo político, alguns seguidores vazaram lá do blogue, ahahah!
    E vem defender democracia...
    Não tem como não ser cético, realmente.
    Abraço parceira e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. É, Calu... a política é uma Ciência profunda e complexa, muito mais interessante do que as aulas de OSPB nos ensinavam.
    O que vemos aí hoje são 'politiqueiros' fazendo 'politicagem', pensando auferir alguma vantagem pessoal. Em qualquer segmento da sociedade e "desde que me entendo por gente" ;-(
    Penso que o "pepino" foi "mal torcido" quando pequenino...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Puxa, lembrei do saco que eram as aulas de ed. moral e cívica. Um porre!!! Detestava.

    As mudanças devem vir, espero que pre ficar! Vamos esperar pra ver! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Moral e Cívica era chatérrimo! E como faz falta hoje em dia... mas os jovens de hoje, principalmente nesse momento, estão antenados com tudo, de olho em tudo... e isso é ótimo!
    Que todo esse entusiasmo não seja em vão, que não se perca por aí, em alguma esquina.

    Um lindo fim de semana, Calu
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa.. eu me lembro dessa aula kkkk

    Com certeza nossos jovens estão acordando e mostrando que querem fazer a diferença..
    Menina, aqui em casa estou com duas formiguinhas que amam debater.. e falar sobre política.. tem horas que fico até sem saber o que falar kkkkk

    Um beijo minha linda.. e uma noite super especial viu?

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu texto e o momento é este. Mudanças no pensar e fazer políticos do jovens já estamos presenciando. Despertar a consciência crítica é um passo importante para termos brasileiros políticos voltados para o coletivo.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Calu, mais que concordo com você! Acredito que ainda se tem medo de mexer nesse assunto, como se falar de politica fosse pecado! Por isso ando pedindo Educação, já!
    Me diverti lembrando nas aulas de Moral e Cívica, se não tivesse com o olho no relógio de pulso com certeza estava lendo um livro por baixo da carteira, risos... como estudava em uma escola alternativa, a professora ainda por cima dava a matéria envergonhada!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  13. Oi, Calu! Tem razão, as aulas sobre o assunto sempre foram chatas e não me acrescentaram muita coisa. Para falar a verdade, com a maturidade, continuo não gostando de política, mas compreendo que ela é necessária para organizar a sociedade, e só é possível torná-la justa com as novas gerações se apropriando de seus direitos e deveres. Afinal, quem sabe pelo que precisa brigar não precisa brigar, precisa argumentar.
    Dou aula de geografia pela manhã e esses dias o conteúdo era três poderes...a aula coincidiu com os protestos e suscitou uma discussão saudável em uma das turmas.
    Infelizmente não são todos os alunos que vem com esse espírito questionador e crítico...esses certamente serão agentes transformadores.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Calú

    Excelente.

    Sim. Você tem razão e me detive nesta frase que " a história que está emergindo das ruas é capaz de novas releituras".
    Quero pensar que tudo não passou de um rascunho e que possamos agora passar tudo a limpo, às claras, sem rasuras e no início da página a nossa verdadeira bandeira ilustrada.
    Lindos dias para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ótima sua cronica para este levante, que ainda estamos sem saber de sua pureza.
    Claro que é lindo este despertar embora cheio de desencontros com os aproveitadores, que no passado chamávamos e os abominávamos com infiltrados.
    Houve sim uma fase de descrença da política, de torna-la coisa de alguns e os que não se interessavam não de davam conta de seriam geridos por estes.
    Lembro bem destas aulas,bem como de toda historia desvirtuada que se pregava.
    O povo foi às ruas e cabe agora não tornar este momento numa grande frustração.
    Haverá um avanço sim e já se apresentam.
    Vamos viver uma nova fase e com cuidados selaremos uma mudança de comportamento daqueles que se ocupam de cargos em nome do povo e apenas se locupletam.
    Como disse Vandré:_ "Quanto mais eu ando, mais vejo estrada, mas se eu não caminho, não sou é nada..."

    Abraços amiga.
    Politicamente correta numa boa postagem,para fazer pensar.
    Bom voltar e passear por sua pagina.
    Bjo de paz e luz.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!