terça-feira, 12 de março de 2013

Menos pode ser mais/Euforia enganosa




Quem já não foi vítima duma propaganda enganosa? No sentido literal e no figurado? Sabe, aquela preparação estilosa pruma festa anunciada e quando chega o tal dia, a tal festa, vc acha tudo muito chato, cansativo e não vê a hora de chegar em casa e se desfazer daquele coreto todo? Pois é,muito vista e sabida esta situação,bem mais vezes repetida do que gostaríamos.Por que sempre caímos, vez ou outra, nesta esparrela? Talvez porque nem sempre estejamos com olhar tão alerta pra tudo que nos rodeia.Uma falha? Não tanto.Acho mais uma permissão de euforia, afinal, há chances de ser uma boa pedida, tanto quanto ser uma péssima.Só embarcando pra saber. Há, porém, aquelas situações nas quais nós somos embarcados por força das circunstâncias.Assim tem vivido o povo do Rio e cercanias ( leia-se Niterói) nestes verões cada vez mais tempestuosos e caóticos.

Que as referidas cidades não estão preparadas para as tempestades que tem desabado, é fato secular, que o poder público faz obras de maquiagem, é aposta ganha, que os cidadãos passam por situações impensáveis e perigosas, é notório.

Nestas águas de março que parecem não querer fechar o verão saariano que nos sufoca, há histórias acontecidas que dariam,com sucesso, uma série televisiva.Só pra ilustrar, na 3ªfeira passada caiu uma tempestade hollywoodiana; ruas alagadas, trânsito parado, bolsões d'água pra todo lado, queda de energia, enfim, um cenário bem conhecido pelos moradores de lá e daqui e tudo isto bem na hora da saída do trabalho/dos colégios... uma professora não conseguiu chegar em casa e  ás 21,30h, ligou pra mãe avisando que estava próxima da casa duma prima e que dormiria por lá.Uma mãe de estudantes ficou ilhada com os dois filhos numa alameda sobre um rio e precisou ser resgatada pelo marido que só conseguiu chegar no local quase três horas depois do temporal ter passado.

Em meio a isto, vemos nós, explorados contribuintes, as propagandas ufanistas sobre as fantásticas ações que estão acontecendo pra deixar o Rio ainda mais maravilhoso(?).Como assim? O Brasil inteiro está sabendo da precariedade dos nossos aeroportos, das nossas vias de acesso, das estruturas que deveriam funcionar azeitadas mas estão avinagradas há mais dum século e, pra não esquecer: tudo isto na  esteira dos grandes eventos mundiais batendo à porta.

Então, chega de euforia vazia e vamos fazer valer nossos direitos básicos tão ignorados.Uma professora universitária deu um passo adiante lançando o movimento que cobra melhorias e critica a euforia em torno da imagem da cidade-perfeita (oglobo/segundocaderno/12/03/13):" Eu amo o Rio, mas não sou correspondida;um manifesto contra a euforia". Ela destaca o que todos nós queremos: escoamento adequado, serviços da água e luz eficientes, proteção das encostas, apoio dos órgãos públicos em caso de calamidades e muitas outras medidas urgentes que se contempladas darão, aí sim, motivo para uma verdadeira euforia.
********* 
Imagem: noticiasr7.com

11 comentários:

  1. Recife é assim também: caótica, enganosa, administrada por pessoas pouco interessadas no bem estar das pessoas... é trágico e só vai se resolver se as pessoas começarem a se amar e se mobilizar. Enfim... compreendo o seu sentimento.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito, tudo adequadamente no lugar.

    Só não está certo e no lugar são os problemas que a falta de atitudes dos governos . Aqui em Poa, estamos virados num canteiro de obras. Toda cidade mexida. Mas tenho certeza, tudo feito à toque de caixa e não vai adiantar nada, pois quando terminam um lado, o outro está arrebentado e caótico.

    É assim em todos os lugares. Fizeram uma obra enorme para evitar os alagamentos. Custou 59 milhões que alguém pagou.

    Não durou 1 ano e está tudo tendo que ser refeito. Pode? Então, temos mesmo que gritar, reclamar, mostrar nossas indignações.Aqui ou lá! beijos, boa noite, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que somos responsáveis também, o brasileiro só reclama mas não faz nada pq acham que se o fizer nada irá ser mudado ledo engano temos muita força, super legal a iniciativa dessa professora.

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu! Bela iniciativa da professora, mas sem a prática, não passa de iniciativa. Costuma-se, no Brasil, culpar as vítimas, que continuam pagando pelos benefícios não realizados. Mas elas (nós) também têm culpa pelo alienação política, pela entrega gratuita do poder nas mãos de gente maldita, nefasta, que está lá não só porque quiseram, mas porque foram colocadas, eleitas. Pensa que custa barato vender o voto? Por que o tal "maluf" (sinônimo de ladrão em São Paulo) não larga a política? Porque não deixam, porque muita gente se locupleta com isso. Assim caminha a desumanidade, mas desalienar é preciso! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, amiga, quem mora aqui é que sabe o que estamos sofrendo com toda esta falsa propaganda e pouca eficiência, tanta confusão no trânsito, nas ruas, vias mal feitas, asfalto de quinta categoria e que logo aparecem buracos enormes, temporais que não escoam, alagam ou transbordam riachos e, como se não bastasse tudo isso, a falta de infraestrutura básica como água e luz quando chove ou faz muito calor como neste último verão.
    Tomara que este manifesto pegue com força, vou militar por ele no Facebook e dar a maior força a esta professora e sua ideia.
    Mas pelo que vejo, estes problemas estão em quase todo o território nacional, pois fingem que trabalham e o povo continua paralisado, sem ação diante de tanto descaso social.
    Meu post de hoje se entrelaça ao seu, confira.
    um abraço grande carioca



    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Calu
    também vejo muita euforia demais em coisa de menos...este é um país extremamente carente, onde mais da metade dos municípios sequer tem esgoto, o nível de educação escolar é baixo e a saúde é um verdadeiro caos. Basta sairmos da bolha de prosperidade para constatar isso. Na hora que o crédito ficar comprometido, os carnês de inadimplência se acumularem, e o brasileiro ficar com a corda no pescoço por não conseguir pagar as contas, aí acorda do sonho. E não temos um projeto à altura. Os cidadãos têm tomado consciência, pouco , de que suas iniciativas são necessárias e determinantes. Pois não se pode contar com o Estado e ainda menos com os políticos.O distanciamento entre a massa e os centros de decisão, pela ausência de uma institucionalização que os ligue, permite toda gama de demagogia para a conquista de votos...e assim vamos.
    Uma iniciativa como a da professora é muito louvável...parabéns à ela.
    Embora a "massa moderna" acredita que pode mudar o mundo com um mouse na mão e só...
    Meu carinho
    Boa quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu!

    O Rio tem problemas, Recife tem problemas, o Brasil tem problemas...

    Observo um empurrar com a barriga de todos os lados e essa professora tem meu respeito pela iniciativa.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  8. Calu,muito boa a sua cronica e é o que eu sempre falo:o governo faz uma propaganda na TV dizendo que está fazendo isso e aquilo e pronto!Acha que já cumpriu sua obrigação!Uma coisa é a propaganda e outra a realidade.E infelizmente não acontece só no Rio mas em todo país!Bjs,

    ResponderExcluir
  9. É isso ai Calu,
    Temos mais é que apoiar esta professora que está dando o ponta pé inicial para esse caos que vem se agravando a cada ano.
    Queremos que o Rio continue lindo!!!!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  10. Boa noite minha linda..
    Meio corrido esses últimos dias mas enfim aqui nesse cantinho que adoro..
    Verdade amiga.. os governantes tentam camuflar o caus que temos com esses comerciais baratos.. fazendo parecer que está tudo perfeito..
    Na verdade ninguém está pensando no povo brasileiro e no que realmente precisamos..
    Como escolas equipadas, professores bem pagos,saúde.. segurança.. o mínimo né?

    Foi como um dia desses aqui no DF...
    O governador lança propagandas falando lindamente que os hospitais daqui estão maravilhosos..
    Um dia de madrugada precisei de atendimento para minha filha mais velha.. rodamos por 4 hospitais diferentes, em cidades diferentes e não consegui ser atendida..
    Todos sem médicos.. com pacientes aguardando a mais de 12 horas..
    Ainda temos que tolerar a cara ruim e a má vontade dos atendentes, que se acham no direito de nos maltratar, como se procurar atendimento de madrugada para alguém sentindo dor fosse opção amiga..

    É triste viu?
    Pra não dizer revoltante..

    Um beijo minha linda.. e uma noite mais que linda viu?

    ResponderExcluir
  11. Cronica real de tudo que vem nos angustiando. Diariamente as pessoas se revoltam com todos os tipos de serviços prestados que não atendem à dignidade humana. O sentimento de lesão que sofremos por impostos pagos e que não se revertem em benefício. Não consigo imaginar este Rio aludido para a copa...
    Pontapé bem dado pro essa professora que todos nós devemos abraçar
    bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!