O que não faltam no panteon feminino são mulheres exemplares, cuja história de vida gravada em fatos marcantes, passos firmes, feitos importantes sejam no âmbito pessoal ou no coletivo, nos enchem de orgulho e admiração.Em minha galeria figuram nomes muito conhecidos e outros nem tanto,mas nem por isso menos memoráveis.Neste mês pudemos ver espalhados por todos os meios de comunicação e em especial na blogosfera muitas homenagens à estas mulheres valorosas que se destacaram em inúmeras esferas da coletividade e, na esteira da data veio esta BC da Patricia Galis (aqui), do blog,www.cafeentreamigos.com, propor-nos o destaque para: Mulheres que admiro!
A 1ª delas já é conhecida de vcs, a minha avó Dolores, apresentada na minha 2ª Ciranda Interativa: "Carta à uma mulher"( nesta página), e junto com ela coloco minha mãe e minhas duas filhas, todas mulheres maravilhosas.
Muitas de minhas professoras ao longo de minha vida vida também figuram nesta galeria destacada, e como ficaria muito extensa a lista, reservei uma para representar todas elas; a professora universitária Maria Felisberta Trindade, ex-diretora da faculdade de Educação da UFF e ex-secretária de educação de Niterói.Uma militante da educação brasileira. Uma educadora compromissada.
Nesta ocasião me lembrei duma mulher que me abriu alguns horizontes ainda obscuros em minha tenra juventude, ao me trazer conhecimento através de seus artigos escritos na revista Cláudia das muitas lutas travadas em busca dos direitos das mulheres nos anos 60/70: a jornalista Carmen da Silva.
São todas elas, somos todas nós, mulheres que tecem(ram) a história do mundo em suas mãos, seu amor, sua garra, sua fé na vida.
"Maria, Maria é um dom,
uma certa magia,
uma força que nos alerta.
Uma mulher que merece
viver e amar como
outra qualquer do planeta[...]"
Foi muito gratificante participar desta BC promovida pela Patricia Galis.Valeu!
******
Imagens: UFF/noticias
revista Claudia(foto-divulgação)
ecotece.org
olhares.uol
estadão.com
trecho da música: Maria, Maria, de Milton Nascimento
Oi Calu. Que bela homenagem a mulheres extraordinárias e que fizeram história. Algumas são inesquecíveis para nós, outras para a humanidade. Um abraço!
ResponderExcluirBom dia amiga!
ResponderExcluirSaudades... Ando meia desaparecida, sei...
Linda participação com as suas mulheres reais e muito presentes em sua vida. E excelentes exemplos de vida!
Tenha um dia luz!
Bjosssss
Olá, querida amiga Calu
ResponderExcluirQue Maria Santíssima possa abençoar a nós, mulheres de boa vontade, que tentamos interagir num mundo que rema contra a maré!!!
Sua lista pessoal foi muito bem escohida!!!
Bjm de paz e bem
Calu, que linda a sua participação, menina! Senti forte saudade e me emocionei com a foto da Carmem da Silva e seus escritos na Revista Claudia que para mim era como uma bíblia, tão esperada a cada mês, tão lida com devoção! Foi muito bom estar aqui! Grande abraço, querida!
ResponderExcluirE foi muito legal te ler e ver tuas escolhas, sempre bem fundamentadas! beijos,lindo dia!chica
ResponderExcluirComo é interessante quando paramos para pensar no pq admiramos certas pessoas, adorei a sua blogagem com certeza mulheres batalhadoras.
ResponderExcluirCalu achei maravilhoso você lembrar da Carmen da Silva, pouco se fala dela, mas foi importante no jornalismo e na defesa dos direitos femininos.
ResponderExcluirbjs
Jussara
Homenagem bem pessoal e, ao mesmo tempo, abrangente... a todas as Marias. Gostei!
ResponderExcluirAbração
Jan
Nunca tinha ouvido falar da Carmen da Silva e fui pesquisar no google gostei da lembrança.
ResponderExcluirLinda participação, calu!
ResponderExcluirbj
ResponderExcluirOlá Calu
Gostei de ler e saber quem você escolhe especialmente para homenagear.
Feliz escolhas.
Beijos
Maria Luiza (Lulú)
Adorei suas escolhas e seu post, principalmente por ter lembrados das suas professoras.
ResponderExcluirBjs.
Carmen que texto lindo. Ja tinha lido alguns artigos da Carmem da Silva. Adorei ver que você tem admira as suas professoras. Tambem gosto muito das Blogagem da Patrícia.
ResponderExcluirLegal Calu, eu tbém colocaria pessoas do dia a dia, começando por minha mãe. Não posso digitar mto, mas tenho duas coisas prá te falar: Eu realmente gosto da intimidade que vc me trata, parece minha irmã mais velha falando, e eu a amo mto, como no último post vc me chamou de arteira kkkkkkk, eu sou mesmo, culpada! A segunda é que vc não respondeu a pergunta e nao vai participar do sorteio, pensei que gostasse da escritora. Se quiser falar comigo fora do blog é marcoseluciana@hotmail.com . Bjos.
ResponderExcluirCalu, vendo vc citar Carmen da Silva, hoje, com o blog que temos, não sabemos a dimensão que é escrever, alguém ler e tirar algo bom. Isso não é maravilhoso? Talvez a jornalista nem tenha ideia de que fez tanta diferença na sua vida...
ResponderExcluirAs outras mulheres, com certeza, todas merecedoras de nosso aplauso.
Beijos
Lindo fim de semana!
Bom dia,Calu!!
ResponderExcluirQue linda homenagem!! Tantas mulher fizeram a diferença(e continuam a fazer!)!!
Adorei a escolha da música!! Sempre me emociono quando escuto esta Maria, Maria!!
Toca fundo na minha alma!
Beijos,querida!
Bom dia Calu, vim agradecer suas lindas palavras no meu post,poesia pura.
ResponderExcluirSua homenagem é perfeita ,mulheres guerreiras ,Marias do mundo injusto.
beijo!
São ou somos, mulheres admiráveis mesmo!
ResponderExcluirAs homenagens às mulheres estão crescendo ano após ano e isso é legal, demonstra o quanto de respeito conquistamos desde que levantamos bandeiras e jogamos fora nossos soutiens. kkkk
Então, fica aqui minha homenagem a você também, querida professora, que tanta coisa boa ensinou aos jovens que hoje já são adultos e bem formados. Parabéns!
beijos cariocas
Carmem da Silva muito bom eu não ouvia esse nome fazia tempo.
ResponderExcluir