Niterói, 07/03/2013
Vovó Dolores,
cada vez que mamãe contava que eu só dormia em teu colo embalada na cadeira de balanço, um filminho se projetava em minha cabeça mostrando a nós duas, avó e netinha abraçadas num carinho silencioso que a noite favorecia.Desde pequenina eu já sabia, vovó, que vc era o meu anjo no mundo.Cresci amparada por tuas mãos protetoras que me deram a certeza de que nada de ruim me aconteceria.Éramos companheiras de todas as horas, fossem elas alegres ou tristes, e em qualquer uma delas, eu corria pra teus braços ou para festejar ou para chorar, com a certeza de que seria acolhida. Vc me ensinou a olhar a vida com olhos curiosos, a apreciar as coisas belas, a valorizar o bem e o bom que há.Quantos sábados de tardezinha nos sentávamos na varanda da casa, ambas com um livro nas mãos, isoladas em nossas leituras, unidas em nosso silêncio.
As matinês domingueiras no Cinema Icaraí.Os sorvetes com calda ao final da sessão.As caminhadas no calçadão da praia, programas que repetíamos sempre que possível e que eu aguardava com ansiedade.Nem a tua dupla jornada de trabalho te tirava o ânimo.Foi te vendo ano após ano frente aos teus alunos ensinando com empenho e dedicação que me descobri querendo ser também professora como você. Bebi em fonte cristalina permanente,os saberes das coisas e as coisas dos saberes;de dia no colégio,a noite em casa, contigo me ajudando nos estudos.Pela tua mão me embrenhei nas livrarias, percorri os corredores dos museus da cidade, fiz cadastro na biblioteca municipal, assisti a peças teatrais, me interessei pela literatura e pelas artes.
Foi você, vovó, quem me ensinou a ver e estar no mundo e a ser quem sou.Sempre desconfiei que você fosse um anjo e quando te vi ninando minhas filhas cantando doces cantigas que foram também cantadas pra mim, eu tive a certeza disto, e também a grata felicidade de vê-las aninhadas em teu carinho imenso onde cabíamos todas nós, tuas meninas.
Não existem palavras que possam exprimir todo meu amor e gratidão por você, minha avó, então usarei um simples e verdadeiro: Muito Obrigada por tudo e por cada minuto do teu amor!
( Colégio Brazil - turma da 5ª série -1967)
********
A data que hora comemoramos é marco de luta pela igualdade de direitos para as mulheres.Embora, hoje façam-se mais igualitários, são ainda insuficientes em muitos aspectos das relações sociais e trabalhistas.Espero que nos anos seguintes estejamos comemorando esta data em plenitude de direitos instituídos e respeitados por todos os indivíduos.
Parabéns para nós, mulheres!
-----------
Agradeço a participação de cada uma de vcs, mulheres maravilhosas, que trouxeram seu brilho e sua alegria para esta ciranda fazendo-a girar em roda animada.
Obrigada, gente querida!
Bjos!
------
Visitem as cirandeiras que estão linkadas no post-convite abaixo.
Imagens: minhas
rosas/wallpaper.com
A avó, a infância, sorvete...
ResponderExcluirDelicadeza, sensibilidade nesta tua carta.
Parabéns às mulheres! Bj
Calu, foste fundo nessa carte e homenagem. Lindas recordações e sentimentos trouxeste à tona! Maravilhosa escolha dessa mulher para homenagear. Tua vó sorri, de onde estiver...
ResponderExcluirParabéns pelo sucesso da BC , foi muito linda de participar e acompanhar! ADOREI! beijos,chica
Calu,
ResponderExcluirEu já comecei a ler com uma forte emoção que foi num crescendo, quando visualizei e lembrei-me do que sempre me conta a respeito desta avó maravilhosa, guerreira, companheira, mãezona acima de tudo.
Você foi uma privilegiada, pois a tinha em casa e na escola. Este anjo em forma de avó, com certeza, de onde estiver, a abençoa, manda luzes e boas energias para você, minha querida amiga.
Sua avó era a corajosa loba que existe dentro de cada uma de nós e você agora segue suas pegadas, repetindo o amor para com todos de sua família e amigos que convive.
Linda sua proposta, adorei participar e agradeço as rosas belíssimas que envia a nós todas em homenagem a este dia.
um super abraço carioca
Recordacoes de uma cidade de Niteroi da minha infancia. voltei no tempo para me lembrar dos meus passeios com a minha querida avó, sempre quando ela recebia a sua aposentadoria e me levava para comer mil folhas na Rua da Conceição ou cachorro quente nas Lojas Americanas. quando saia o meu boletim com as notas, ahhhh aí era festa, comemoracao com sorvetes!
ResponderExcluircoisa muito boa de recordar.
Um excelente dia internacional da mulher para nos, as netas, que tivemos o privilegio de conviver com essa geração!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//
Que linda carta, Calu! Uma bela homenagem para a mulher que foi e sempre será um marco na sua vida!
ResponderExcluirFeliz Dia da Mulher com mts bençãos de Deus!
Bjsss
viveraprendendo.com
Bom dia,Calu!!
ResponderExcluirQuanto amor e ternura nesta carta!! Minha vó foi(ainda é),muito especial na minha infância, ela me ensinou a rezar,foi ela com suas histórias que despertou meu amor pelos livros.
Linda participação!!!
Beijos e meu carinho!
Olá Calu,
ResponderExcluirQue linda carta! Quanta emoção! Só depois que somos avós que percebemos o quanto é certeiro que vó é mãe duas vezes.
Adorei participar desta ciranda.
Beijos mil
Olá Calu
ResponderExcluirEu estava esperando sua carta homenagem com curiosidade, porque sabia que seria
emocionante, e linda.
Parabéns pelo nosso dia.
Beijos
Maria Luiza (Lulú)
Calu, que carta deliciosa! Recheada de sorvetes e doçura! Gostei da sua avó :) Como não gostar, não é mesmo? Como a Chica escreveu, sua avó sorri... dever cumprido!! :) Beijus,
ResponderExcluirOlá, querida Calu
ResponderExcluirQue magnífico saber que vc também era apegada à sua avó... Ser vó é bom demais e ter vó é ainda mais maravilhoso!!!
Uma das minhas morreu novinha com 57 anos... com um Mal na época não tratável (Paget), a outra foi um docinho que fez da vida outro manjar e nos enchia os olhos com múltiplas guloseimas caseiras... Foi açúcar mesmo, como vê no duplo sentido...
Bjm festivo de paz e bem
Pois é "escrever uma carta" é coisa que eu sei bem o que é.
ResponderExcluirDurante muitos anos escrevia uma carta diária para uma pessoa,
que morava trezentos e tal quilómetros distante de mim, e telefonar
saía caro. Tivesse muito que fazer, ou assim-assim eu escrevia sempre
a carta(o que eu gastei em selos de correio) até que um dia chegou
a Net, era tudo bem mais fácil, só que entretanto uma das partes
rompeu com a amizade e tudo ficou em silêncio.
Bom dia da Mulher.
Beijinhos
iRENE aLVES
Uma grande mulher a vovo Dolores
ResponderExcluir"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada."
- Maomé
Feliz dia da Mulher
Olá, querida
ResponderExcluirAgora passo pra felicitá-la pelo êxito da Ciranda... Deus siga dando-lhe muitas ideias tão criativas!!!
Bjm de paz e bem
Mandei meu comentário ontem mas creio que não foi, adorei a carta uma grande vovó com certeza....emocionante, parabéns pela homenagem.
ResponderExcluirParabéns a vc e a todas as suas seguidoras pelo dia internacional da mulher.
Como não se emocionar diante de palavras tão lindas assim..
ResponderExcluirSabe Calu, devo confessar que essa Blogagem foi maravilhosa...
Nos trouxe a oportunidade de homenagear, de nos emocionar, de colocar pra fora sentimentos que talvez estivessem guardados a tempos..
Escrever em especial a alguém e poder contar o que sentimo nos trás a oportunidade de crescer.. de amar ao extremo.. de mostrar de alguma forma aquilo que se passa dentro de nós que ninguém mais pode enxergar..
Eu só tenho a te agradecer pela oportunidade... e parabenizá-la pelo sucesso que foi essa ciranda..
Mulheres especiais que de alguma forma foram especiais em nossas hostórias receberam homenagens mais que merecidas..
Um beijo minha linda.. e uma noite mais que especial viu?
Vim ler a sua carta, Calu. Lindo o amor entre você e a sua avó! Gostei muito dos detalhes... e das palavras que você escolheu. Bjs, Etienne. Feliz Dia da Mulher!
ResponderExcluirOi Calu!
ResponderExcluirCarta cheia de verdade e de amor, emocionou-me !
Amor de vó é mesmo uma maravilhoso, doce e tenro.
Beijo
Ah! Uma lembrança saudosa que acompanha o ser humano agraciado por esta vivência, o resto da vida. Embala também outros corações, que adora estes carinhos de avó. Eu tive uma avó, mesmo pustiça, foi uma mulher muito marcante em minha vida. Um carinho imenso para com todos. Saudades da vovó!!!
ResponderExcluirOlá, Calu!
ResponderExcluirQue linda sua paixão pela avó... elas são mesmo mágicas! A foto com seus alunos, todos de perninhas cruzadas, adoro.
Ótimo dia da mulher atrasado, afinal merecemos esticá-lo.
Um abraço.
Oi Calú!
ResponderExcluirQue linda a sua carta. Lembrei de tanta coisa boa da infância, mas principalmente da sensação de aconchego e proteção que tinha ao abraçar minha vó.
Beijos
Selma
É Calu... Por detrás de uma grande mulher, tem sempre uma grande vovó.;-)
ResponderExcluirMuito bem "blogado"!!!
Abração
Jan
Que cartinha mais linda e carinhosa. Com certeza sua avo foi uma pessoa muito marcante na sua vida. Ela deve estar feliz com sua homenagem. Boa semana. Bj
ResponderExcluirOi, Calu, que pena eu não chegado a tempo de participar...mas ano que vem, quem sabe. Textos em forma de carta são sempre deliciosos de se ler, estou pensando em bolar algo nesse estilo para participar da Antologia do Cris (segredo nosso, hahaha).
ResponderExcluirSeu texto me fez lembrar da minha avó, uma mulher forte e sábia que sofreu muito na vida...e ainda assim sabia ser a avó mais doce do mundo do seu jeito contido e corajoso de enfrentar a vida. Sem querer, me vi em prantos. :')
Um abraço, tenha uma linda semana!
Calu, foi muito linda tua ciranda e adorei participar! beijos,linda semana! chica
ResponderExcluirEi Calu, fui lendo e fui apertando os olhos pra na chorar. Vc nao sabe, mas eu to dando pausas aqui no comentario porque os olhos estao marejados de lagrimas.
ResponderExcluirachei isso mt bonito, principalmente qd vc fala que ela embalou teus filhos com as mesma cancoes que embalou vc. Ahhh como eu queria ter sido possivel isso tbm pra mim. Uma das das minhas maiores dores é saber que meus filhos nao puderam conhecer sua bisavó. Esse ano fazem trinta anos que ela morreu :-(
lembrei tanto dela enquanto lia o teu texto, qd vc diz que sempre era bom estar com ela, pra rir ou pra chorar. Era assim com a gente tbm.
Sinto tanta falta...
Calu, que história + linda <3
ResponderExcluirVocê não gostaria de inclui-la na blogagem "Histórias de vida que inspiram"? Tem mais infos aqui http://www.avidaquer.com.br/historias-de-vida/
BJS