terça-feira, 6 de setembro de 2011

Onde Você Prefere Estar... Teia Ambiental





...do lado de lá ou do lado de cá?














Setembro, um mês que chega e traz em seus dias a promessa da primavera. Mas tbém arrasta atrás de si todos os outros meses passados e suas mazelas, escândalos, tragédias acontecidas por aqui e no resto do mundo. Voltemos,então, à setembro que inicia e marca dias mais quentes e chuvosos,recordando-nos a nossa tropicalidade marcante. É bem verdade que chamarmos a estação que termina de inverno, salvo em algumas regiões, soa como piada para os demais povos do hemisfério norte. Vivemos desde sempre essa luminosidade solar, esse clima quente, tórrido em alto verão,que ao mesmo tempo que convida ao lazer, afugenta nos horários  altos do dia.


Pobres, daqueles que enfrentam nosso verão na rotina de seus trabalhos estafantes. Dias de um desconforto presente em que não se está adequado dentro das roupas, dentro do corpo.E, como agravante ao clima, enfrenta-se ainda a sensação térmica muitas vezes maior que a medida nos termômetros das selvas de pedra em que se transformaram as metrópoles brasileiras.


Uma providência simples e eficaz ajudaria e muito a diminuir a canícula de nossas cidades grandes. É a arborização urbana bem planejada.São visíveis e sentidos os benefícios que  a arborização traz para o espaço urbano reduzindo a incidência do sol  a pino, filtrando a luminosidade exagerada, proporcionando maior conforto térmico, pois, as altas temperaturas provocam uma maior evaporação d'água pelas folhas das árvores causando um efeito climatizador ao seu redor e ainda aumentam a umidade relativa do ar o que beneficia o bem-estar ambiental.


A própria natureza nos oferece a cada situação, soluções contidas  nas diferentes manifestações de sua própria existência!




Aqui em casa conto com o privilégio de duas amendoeiras na calçada, um flamboyant abraçado num bougainville no lado direito do jardim e uma aroeira no lado esquerdo que emoldura minha janela. Ah, e minha mascotezinha, a romãzeira do quintal próxima aos dois coqueiros.

 Essa é a vista da minha rua  a partir de minha casa.
Temos um belo  e variado arvoredo. 

21 comentários:

  1. Linda Calu!
    Adorei este teu texto!
    Que maravilha te ter agregada em meus blogues!
    Escreves muito bem!

    Beijo achocolatado em teu coração.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o mês de setembro.
    Dia 20 faço 3 anos de casada!
    Então esse mês me trás mtas
    lembranças boas.
    Lindas fotos.
    Bjks.
    Cris
    http://euetudoquegosto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como é bom estar rodeada da natureza. Eu moro num 7º andar, mas a rua é bem arborizada e linda.Faz bem! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o mês de setembro...primavera no ar...porque será hein? Lindo texto, amiga rsrs beijos,

    ResponderExcluir
  5. Calu,

    Você só pode ser essa pessoa que é pois também está cercada de natureza. Embora setembro aqui no planalto central seja muito seco e o ar de vez em quando fique marrom (poeira à vontade!), adoro setembro! Pra mim é o mês da poesia.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Calu.............. Ando mueio depressiva... Desculpa não aparecer muito...

    Linda postagem...


    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Calu!!

    E como é importante preservar, para ter ruas assim!!!As pessoas tem mais informação, mas se preocupam cada vez menos com o meio ambiente...parece um contra senso né??!!Mas sigo fazendo minha parte, acreditando que um dia cada um o fará também!
    Linda participação!!!Beijos pra ti!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua postagem. Essa blogagem coletiva nos tras ideias, nos movimenta e direciona a se importar mais, a deixar o mundo melhor. Convido você a visitar meu blog wwwlarencantado.blogspot.com. Falei sobre algodãoorganico.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu! Como vai? Linda crônica, minha amiga, chamando a atenção para algo tão importante que nos cerca, que é o meio ambiente! Um beijo para você e tenha um ótimo feriado!!! LÜ

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga,
    hoje estou cansadissima pois estive num curso de formação profissional o dia todo. Mas antes de ir fazer a janta (cá são 20:00), ainda venho comentar seu belo artigo sobre a arborização de nossas vilas e cidades.

    Os espaços verdes são da maior importância não só pela sombra como também como pulmões da poluição dos carros. Felizmente que cá em Portugal vê-se muito verde!
    Temos alguns parques que conseguem inclusive, isolarem-se do barulho.
    Acho incrivel como o Parque Eduardo VII, no coração de Lisboa consegue isolar todo o barulho exterior, constituindo assim, um paraiso de silêncio no centro da capital.
    Beijinhos ecologicos :)
    Rute

    ResponderExcluir
  11. Hoje 07 de setembro aniversário de meu casamento,,,
    Tenha uma semana linda,,,
    beijos de luz

    ResponderExcluir
  12. Pois é Calu,como conviver e se adaptar as diferentes situações nas viradas das estações? E voce bem sensibilizou-se sobre aqueles que a propria roupa de trabalho causa um desconforto.Cada vez mais estamos nos cimentando, as ruas, os quintais, a cidade.A crescente demanda imobiliaria,esta devastando sem dó o resto de verde,com anuencia destes gerentes insensiveis.O forno está ligado e estão colocando mais lenha e nós vamos assando, tostando,até o juizo final.
    Urge politicas de arborização,controle das reservas por um ar mais ameno,que possa ser respiravel.
    Belo texto e bela rua.
    Meu abraço de toda paz e admiração.
    Bju de luz nos seus dias de alegrias.

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto ele descreve bem esse inicio de setembro, as sensações especialmente da gente aqui no Rio. Ontem fui na floresta da Tijuca pela primeira vez e amei, essa sensação de estar perto da natureza é muito boa, um privilégio ter no quintal essas árvores. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,Calu!!

    Gostei muito do seu comentário no post de ontem!!
    Obrigada!!
    Tenha um ótimo dia!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Minha parceira da Teia, Calu:
    Só quem morou no Rio, tem noção desse calor a que se refere, e da importância das sombras debaixo das árvores.
    Hoje, moro em S. Lourenço, no sul de Minas, onde no inverno a temperatura chega próxima do zero.
    Acontece que no verão, o sol na minha cidade é quente, e cobramos mais árvores frondosas nas ruas. A desculpa para o plantio de árvores de pequeno porte vem da CEMIG, concessionária de energia elétrica, que alega que árvores grandes ameaçam os fios. Como eu e minha esposa achamos essa desculpa um absurdo, vivemos reclamando de podas exageradas e cobrando plantio de árvores grandes.

    A civilização moderna tem medo de tudo que diz respeito às matas e florestas, e corta tudo que cresce e asfalta todo caminho de terra. É uma pena! Com isso, perde-se o contato direto com a natureza, sem sombras de árvores e sem terra para pôr os pés descalços.

    Gostei da sua rua, bastante arborizada!
    A Teia foi criada para denunciar o que esteja errado e para elogiar soluções ecologicamente corretas.
    Um abraço ecológico.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Calu!Li o teu texto embevecida!Tantos pontos importantes que foram focados:Setembro, mês que também adoro, cá é o mês da aproximação do Outono, do início do ano lectivo nas escolas, para mim parece que o início do ano é agora, quando a natureza começa a adormecer e temos tempo para reflectir e tomar decisões ao ficarmos mais por casa...Trabalhar com calor, é mesmo um sofrimento, nós temos cá uma região mais quente e plana, o Alentejo, em que muitas vezes os habitantes daí são chamados de "amigos de pouco trabalhar", o que eu não concordo nada, naquela região, com grandes searas de cereais e sobreiros(árvore da cortiça), é necessário fazer a sesta(descanso)nas horas de maior calor, pois não se pode trabalhar. Os espaços verdes nas zonas urbanas são muito importantes, e como falou a Rute, felizmente temos bastantes!O que também influencia o calor nas cidades é o pavimento das estradas, de cor escura e materiais à base de petróleo. Gostei muito de tuas palavras, um texto bem escrito é como um copo de bom vinho, saboreamos contentes porque é precioso!
    Beijinhos verdes

    ResponderExcluir
  17. Vc aborda um tema q sempre me incomoda. Moro em uma cidade muitíssimo quente e seca e os moradores não se conscientizam de plantar árvores nas portas de suas casas. E pior, muitas vezes cortam as q lá existem. Recentemente a prefeitura iniciou uma campanha de arborização, chamando a atenção para a responsabilidade q a pessoa assume de cuidar da árvore q está na sua porta. Espero q surta efeito. Muita paz!

    ResponderExcluir
  18. Olá Calu,

    Muito bem abordado o seu tema, nesta época do ano aqui na região centro-oeste que moro, a umidade do ar é baixíssima e o calor é escaldante.
    Moro há 2 anos em Goiânia e o centro da cidade pode até ter algumas árvores o que melhora muito a sensação de calor, mas os bairros mais distantes são realmente secos e com muito poucas árvores.
    Inclusive aqui falta muita consciência do povo, que já tem a cultura de atear fogo em seus terrenos para limpeza deles e sempre nesta época mais seca, é incrível!
    Parabéns por sua participação, adorei seu tema!
    Estava olhando sua vista, que benção morar numa rua tão arborizada!

    Muita Luz e Paz em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  19. Calu, querida!
    Nosso inverno tropical é piada, mas para os cariocas friorentos não há tempo melhor, apesar de que minha secretária do lar hoje, com o sol a pino lá fora, dizia que estava frio e que detesta este tempo frrrrrrrrrio. Quase morri de rir, a coitada acha que uma temperatura de 29 graus é frio!
    Mas, em compensação, a natureza fica linda, pois o sol sempre presente, deixa as flores e as árvores mais sadias. Lindas suas árvores por aí, eu gosto muito desse cantinho aí da região oceânica.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  20. Que delícia é poder morar cercada de verde e flores !
    Onde moro, num sítio, também temos muita vegetação, mas na cidade eu reclamo das árvores pequenas.

    Sua rua é muito agradável !
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Que beleza poder morar cercada de árvores ! Beleza e frescor, fazem bem para nosso corpo e nossa alma.
    Muito bonita sua rua !

    Beijo

    PS: coloquei mais fotos das queimadas que vi ao longo da estrada.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!