segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brincadeira Boa

Juntei-me à Glorinha, a Beth,a Vivian e a Zizi, nessa brincadeira boa e gostosa; a de espalhar confetes literários pelos Blogs.
Funciona assim:  abrir um livro à sua escolha ou que esteja lendo no momento. Abrir na página correspondente à sua idade, para mim a 55 e, transcrever no post um trecho que considera relevante.
Quem quiser participar é só seguir os preceitos e juntar-se a nós semeando boas palavras pela net.
Está feito o convite!


Escolhi o livro em leitura atual: O Livreiro de Cabul, Asne Seierstad, edit: Record. 



"No Afeganistão, mulher apaixonada é tabu. È proibido pelos conceitos de honra rigorosos do clã e pelos mulás.Os jovens não têm o direito de se encontrar para amar, não têm o direito de escolher. Amor tem pouco a ver com casamento, ao contrário, pode ser um grave crime, castigado com a morte. Pessoas indisciplinadas são mortas a sangue-frio. Caso apenas um dos dois tenha de ser castigado com a morte, invariavelmente é a mulher.


Mulheres jovens são, antes de mais nada, um objeto de troca e venda. Um casamento é um contrato entre famílias ou dentro de uma família.A vantagem que o casamento pode ter para o clã é o que determina tudo__
sentimentos raramente são levados em consideração. Durante séculos,as mulheres afegãs têm suportado a injustiça cometida contra elas.Mas em canções e poemas as próprias mulheres dão seu testemunho.São canções para ninguém ouvir,e até o eco permanece nas montanhas ou no deserto.


Elas protestam "se suicidando ou cantando", escreveu o poeta afegão Sayed B. Majrouh num livro de poemas das próprias mulheres pashtun( etnia afegã)..."




Imagem:  menina afegã, Sharbat Gula, clicada por McCurry em 1984.

16 comentários:

  1. Excelente ideia, vou seguir!
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ô amiga, como é triste assistir a tudo isso...Mas antes de nos revoltarmos e nos rebelarmos, gritando e fazendo abaixo assinados mundo afora, hj eu me pergunto: é relevante mexer com a cultura de outro país? Não estaríamos, por mais revoltante que seja ver o que fazem com a mulheres, nos imiscuindo numa cultura ancestral e que nada tem a ver com o que entendemos? Não seriam elas próprias, as afegãs, quem deveriam lutar por seus direitos, caso se sintam tão oprimidas assim...ou essa imagem que temos é de somente uma minoria e a maioria aceita pq faz parte da cultura desse povo?...Mais um caso a se pensar amiga, ando pensando em tudo fora de ordem ultimamente...Às vezes o politicamente correto aos olhos ocidentais, não o é para esses povos...beijos,

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Estou passando para lhe desejar uma santa noite paz.
    Seu blog é um encanto.
    Abraço fraterno
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  4. Essa brincadeira é legal, pois além de disseminar bons textos pela blogosfera, nos dá amplidão de debates e conhecimentos.
    Realmente este livro é incrível, já o li também e como a Glorinha colocou, será mesmo que temos este direito de mexer numa cultura tão antiga e enraizada? Não teria eles que passarem pelos processos que outras civilizações já passaram antes para mudar tantas coisas?
    adorei o tema!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  5. Calu que ideia maravilhosa essa! Vou aderir de muito bom grado!
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  6. Aqui está flor:

    http://epifaniasdeumaflor.blogspot.com/

    Adorei participar!
    BjO!

    ResponderExcluir
  7. Que ideia magnifica! A cada recorte que me deparo, tenho vontade, imediatamente, de possuir o livro em questão.

    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Calu!!

    Ainda não li este livro...Li o caçador de pipas e já fiquei bem chocada...é bom conhecer culturas, eu adoro, mas as vezes nos deparamos com uma tão diferente do que conhecemos, e é bem difícil de entender... mas o bom é que percebemos o quanto o Brasil, apesar de todos os defeitos é um país LIVRE e de muitas oportunidades!
    Beijos pra ti minha querida!!!
    Adorei que aderiste a brincadeira...rsrsr

    ResponderExcluir
  9. Que brincadeira legal Calu, vou fazer...
    mas e o livro?
    estou no trabalho, srsrs
    vou ver o que encontro...

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Glorinha e Beth,
    comungo da mesma opinião que vcs.Até onde é lícito imiscuir-se em outras culturas com traços tão distintos da nossa.A ancestralidade dos dogmas só poderá, de fato, ser modificada de dentro pra fora.Deverá ser um movimento interno e forte o bastante para reverter as situações que se querem revertidas.
    A autora traz em seu livro o panorama atual das múltiplas facetas que envolvem a sociedade afegã, inclusive os aspectos ligados a ocupação americana.
    Como sou muito abelhuda, o tema me atrai, pois quero poder conhecer um pouco do diferente para mim e dessa forma viajo por lugares e culturas distantes e distintas.
    Quantas conversas proveitosas rende essa brincadeira, né?Gostei demais.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Gente querida,
    Lelé,Mª Alice,Peônia, Vivian, Bixudipé e Soninha,
    estou muito contente por vcs terem aderido à brincadeira.O tema dá bons frutos e se espalha como nuvem de pólem gerando outros"frutos."
    Quem tiver outra idéia bacana é só sugerir que vamos disseminando.
    Bjos mil.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom viajar por diversas culturas através dos livros. Adorei a brincadeira Calu vou tentar aqui também. Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Caluzinha
    Espero que esteja tudo bem às vésperas da cirurgia. Adorei a ideia. E esse livro que você pegou é mesmo fantástico. Costumo afirmar que ele está na lista dos melhores que já li. Como é gde o sofrimento dessas mulheres afegãs!!!!
    Bjkas com muito carinho. Torcendo e rezando pra que tudo dê certo!!! E vai dar!!!

    ResponderExcluir
  14. Calu, parece ser muito interessante esse livro que está lendo! Gostei da linguagem, pelo pequeno trecho, parece ser um livro de fácil entendimento pra um tema complexo.

    Infelizmente não vou poder participar da brincadeira, porque meu tempo anda mais que espremido e agora não to lendo nenhum livro.. :(

    mas vim aqui justamente pra te convidar pra uma outra brincadeira...rs
    Indiquei vc e teu blog pra uma brincadeira de respostas, tá lá na minha página de Selinhos e Mimos: http://solparaluzirodia.blogspot.com/p/selinhos_17.html

    fica a vontade se não puder aceitar, visse.

    Beijão, doce Calu!

    linda noite pra ti!

    =]

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Calu!!

    Vim deixar meu beijo e meu carinho!!
    *Obrigada pelo carinho!!!
    Beijos pra ti!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida
    Também gostei de participar da brincadeira literária que a Beth me mostrou na segunda...
    Cada um apresenta o seu coração em forma de obra...
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!