quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"CÂNTICO NEGRO"

" Vem por aqui"_ dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem:"Vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali [...]
Não,não vou por aí!Só vou por onde
Me levam meus próprios passos [...]
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.[...]
Ide! tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras,e tratados,e filósofos,e sábios...
Eu tenho a minha Loucura!
Levanto-a,como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios [...]
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga:"Vem por aqui!"[...]
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
                                                               José Régio

4 comentários:

  1. Lindo Poema.
    Minha amiga seu Blog é maravilhoso.
    Adoro vir aqui, sempre aprendo alguma coisa.
    beijos
    Mariza

    ResponderExcluir
  2. Amiga,bela postagem....
    Estou assim..
    "Não sei por onde vou,
    Não sei para onde vou
    Sei que não vou por aí!"
    Tenho passado aqui e me falta coragem para escrever...São tantas coisas!!!Mas, depois conversamos.
    Um fim de semana cheio de paz com a família.Um carinho especial para o Miguel.Como vai a "francesinha"?Tem dado notícias?
    Sempre..sempre sua amiga.

    ResponderExcluir
  3. Que bom vê-la por aqui novamente, Mariza.
    Fico muito feliz que possa estar trocando saberes contigo.
    Apareça sempre.
    Òtimo fim de semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Emília, miga querida,estava com saudades de tuas preciosas palavras.Obrigada pelo retorno.
    Venha sempre.Vc faz muita falta.
    Òtimo fim de semana.
    Bjokas,
    Calu

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!