sexta-feira, 30 de outubro de 2015

É cor-de- rosa...choque




(pinterest)


Domingo passado em meio a passeata em prol da saúde da mulher- Outubro Rosa- íamos eu e meu neto Miguel saltitando pelo calçadão ao ritmo das músicas que embalavam a caminhada.Ele muito atento perguntando sobre tudo chamava minha atenção exclusiva.Queria saber, principalmente, por que todo mundo estava vestindo algo rosa.Por que os balões também eram rosa... Eu tentava resumir dizendo que a cor rosa era dedicada às mulheres(??).Ele ouvia, mas não se sentia atendido.Ao chegarmos em casa, voltou ele com sua bateria de questões: __ Mas, por que, vovó?

Desfiei um pequeno novelo de justificativas para a campanha usar a cor rosa como simbologia; em outras palavras, claro.Ele balançou a cabeça, sorriu pra mim como se estivesse satisfeito com meu esforço e foi se entreter com um jogo da velha.Eu é que não me satisfiz depois disso. Fiquei atacada de comichão curioso.Mas, por que a cor rosa? Por que não o laranja? Por que não o vermelho, o bordeau...Por quê?

Saí a cata de informações e custei a achar uma que considerei mais ajustada, mais especialmente adaptada na ideia-tema_ Outubro Rosa__mês de alerta para cuidados com a saúde feminina.E a que, pra mim, mais se encaixa no contexto é esta que encontrei Aqui, definindo as sutilezas e simbologias dedicadas à cor rosa. Gostei muito.Então, antes que o mês finde, antes que outras mentes curiosas questionem, lá vai:


Por que o Rosa ?


 "Na Numerologia cada número tem uma cor que é correspondente e a cor que vibra na frequência do 8 é o ROSA!

O Rosa é a cor que trabalha o nosso chakra cardíaco, a nossa amorosidade, a nossa compaixão.

"O ROSA consiste num vermelho na sua variedade mais elevada, na qual o físico se une ao espiritual, inspirando AMOR, calor e generosidade."

Existem estruturas dentro de nós que são extremamente resistentes e das quais muitas vezes custamos a nos libertar. A cor rosa quebra essa resistência através da afetividade, da equanimidade, da suavidade. 

Para as mulheres a cor rosa fortalece seus órgãos reprodutores; para a saúde de todos em geral, fortalece o sistema imunológico, pois alimenta a glândula timo.
Atingir o Portal 8-8-8 requer leveza, serenidade, então é rosa por fora e rosa por dentro..." 


Olhando com olhos aquarelados, cada mês do ano tem suas cores.Umas mais destacadas que outras.Umas mais definidas, outras somente insinuadas, algumas fortes, outras suaves; cores presentes na infinita e cativante paleta natural. Já que o novembro será azul, pra dezembro, eu escolho o vermelho-vida. E pra janeiro? Digam aí, vcs!


Pra não esquecer:









~~**¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨**~~




8 comentários:

  1. Olá xará é um prazer vê-la em meu blog.
    Lindo texto.
    Eu amanhã estarei fazendo a Mamografia ,como rotina de todos os anos,graças a
    Deus não tenho nada,mas sou totalmente a favor do Outubro Rosa e que todas as mulheres possam se conscientizar que devem fazer os exames preventivos,que se pego no começo a cura é quase 100%.
    Bjs e ótimos feriados.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Calu
    Janeiro verde água... refrescante natureza... muito verde pela frente nas férias bem merecidas de todos nós..
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Fiz anualmente durante muitos anos. Depois dos 65 passei a fazer de dois em dois anos..
    Muito interessante a explicação do Rosa
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu, gostei da explicação! Obrigada por partilhar! Este é um assunto para se falar sempre!

    Grande beijo e um ótimo final de semana! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, gostei de saber sobre as vibrações do rosa.
    Quero que meu próximo ano tenha tons pastéis, lindos e suaves, este ano foi de cores escuras e intensas, estou cansada.
    Bom final de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Calu, já tinha lido o seu artigo e será que não comentei?
    Criança gosta mesmo que sejamos detalhados nas explicações..Seu netinho fez-me lembrar meu filho mais velho que não esquecia nenhum detalhe do que lhe havia contado na véspera!
    Gostei de saber a origem da atribuição da cor ao mês Rosa!
    (Faço anualmente exames; sempre bom alertar para prevenção).
    Gostaria que Janeiro fosse azul /ceu e amarelo/sol;))! Tem estado muito cinza,))! Afinal Novembro já foi azul! Escolho verde esperança!
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Calu, nunca questionei o rosa de outubro (rss) e gostei muito dos resultados de sua pesquisa. Os garotinhos de minha sobrinha associam o rosa à mulher e fogem da cor (influência do pai). Não entenderiam o outubro rosa porque ainda são muito novinhos. Também tenho dezembro como vermelho, influência da celebração de Natal. Para janeiro, a primeira ideia que me ocorre é o branco, papel ainda sem nada escrito, paz... um novo ciclo a ser preenchido. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Azul pra Janeiro
    Meio do ano
    Agosto ou setembro: laranja

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!