sexta-feira, 23 de maio de 2014

Velhos Costumes









É indiscutivelmente tentador repetirmos os gestos, os atos conhecidos.Dormirmos do lado da cama que já contém a marca do nosso corpo e com o travesseiro que amolda perfeitamente o descanso.Vestirmos as roupas que caem modeladamente em cada dobra como se tivessem sido ali feitas.Calçarmos os sapatos que já se acomodaram aos pés...coisas tão nossas, silhuetas múltiplas. Conforto de ser o que se crê.Certezas construídas tijolo a tijolo, segurança testada e aprovada forram o chão dos passos como placas indicativas para onde seguir.A segurança dos caminhos conhecidos nos é de suma importância e por mais que gostemos de aventuras, iremos sempre nos certificar que estas tenham um quê de confiáveis.

Quando um dia começa fora do script, a gente perde o rebolado, mesmo que momentaneamente, até que acertemos o passo e retornemos a trilha perdida.Tive a comprovação física desta máxima ao precisar imobilizar o pé pela primeira vez na vida, sim, fui uma criança sapeca, mas inexplicavelmente nunca quebrei parte alguma do corpo; deixei pra agora(argh!), e me vi toda desengonçada, reaprendendo a caminhar.Um fato completamente comum e ao mesmo tempo tão estranho.Só em situações assim é que conseguimos avaliar as dificuldades por que passam as pessoas com necessidades especiais em locomoção.Um desafio diário.Creiam!

Passei a olhar mais para o chão e descobrir as perigosas trincas dos caminhos, reais e metafóricos, e o quanto elas podem nos atingir.Já cansei de apontar as péssimas condições das calçadas em nossas cidades, só que não apenas elas são obstáculos, outros desafios se interpõem provocando interrupções indesejadas.São carros estacionados em locais proibidos, ambulantes com suas bancas,ciclistas pelas calçadas, transeuntes indelicados que quase te levam junto ao te ultrapassarem...Por estas e outras que pensei em usar um boné com um "led luminoso" indicando que aqui vai uma pata lenta temporariamente e, merece respeito.

Apesar dos caminhos serem velhos conhecidos,o fato das condições serem novas, fazem deles pedaços ariscos e indefinidos.Um novo aprendizado!"Vamoquevamo!"



**

Na Pauta: a intensa e preciosa partilha feita nos comentários do post anterior compôs uma página ilustrativa sobre os conceitos de consciência e coração, que pode figurar como consulta e aprendizado.Até pensei em colocá-lo numa edição do "Adoce seu dia", porém não há como escolher apenas um ou dois,o conjunto é inseparável; assim sendo deixo aqui o lembrete para que visitem os comentários citados e aproveitem as belas e  profundas participações.
:) Obrigada!


¨¨**¨¨**¨¨



Imagem: G1.globo

17 comentários:

  1. Escreves muito bem! Colocaste exatamente o que acontece e como nos sentimos quando nos vemos em situações inusitadas, diferentes para nós. passamos a ver o que outros passam,e tantas vezes, não temporariamente, mas sempre!

    Que o mundo pudesse estar mais atento aos pequenos percalços nos caminhos. Um beijo, te cuida e vai devagar e sempre!! chica

    ResponderExcluir
  2. Calu, uma pequena mudança , a prejudicar nossas habilidades naturais e rotineiras, nos proporciona dificuldades que não pensaríamos ter. E nos leva a refletir sobre os que convivem com elas, percebendo o quanto são impróprios os nossos caminhos reais. Já passei por algumas imobilizações e confesso que são um exercício forçado de paciência. Que logo esteja de volta aos seus movimentos naturais. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Desejo que o seu temporariamente logo volte ao seu natural!
    É realmente um desafio andar pelas nossas calçadas. E acrescento a tudo o que você citou um outro obstáculo - coco de cachorro. Ninguém merece...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite calu!
    O nosso senso comum as vezes não nos deixa ver o diferente e tão pouco senti-lo... Espero que fique logo boa! Se cuide!!!
    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu,

    realmente os novos desafios nos assustam mas podem também criar uma força desconhecida
    dentro de nós para vencermos a batalha. Desejo que sare logo e volte a saltitar por aí.

    Bejim e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Calu,
    Na verdade e falo por mim se as coisas saem do lugar fico sem jeito!
    E tantas vezes só quando estamos mais frágeis nos damos conta da fragilidade dos outros e de tantos obstáculos que têm que vencer!
    Muito obrigada por mais uma excelente reflexão que nos leva a observar o mundo com uma outra visão!
    Desejo que se restabeleça bem rápido!
    Um beijinho e bom fim de semana. Ailime

    ResponderExcluir
  7. Calu, que desafio nessa altura do campeonato,não? Um contratempo assim pode nos fazer ver as coisas de outros pontos de vista. Um texto excelente e nos faz refletir sobre o comodismo que vivemos. bjs e bom domingo,

    ResponderExcluir
  8. Um belíssimo texto que retrata uma realidade felizmente para mim pouco comum...
    Espero que fique bem rapidinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,Bom dia, Calu
    sim, algumas mudanças,pequenas que sejam,em nossos costumes ,nos proporcionam grandes dificuldades ...e no encontro com o até então desconhecido, nos possibilita conhecer o quão é difícil o que nunca pensamos vir a ser/fazer...mas,de qualquer forma, merecemos todo o respeito, sempre..
    Obrigado pelo carinho,belo domingo,beijos!.

    ResponderExcluir
  10. É a velha máxima de que "só damos valor ao que temos quando o perdemos". E, no entanto, praticamente tudo o que tomamos por garantido nos pode ser retirado. Imagina o que um invisual passa diariamente nas ruas, deve ter muita vontade de se isolar, de nunca sair do conforto da sua casa, onde tudo é ordeiro e conhecido...
    Rápidas melhoras, querida Calu. Agora vou espreitar esse tal post sobre a natureza do coração.
    Beijinho, um domingo muito doce
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Calu. Qualquer mudança implica em situações que fazem da nossa rotina um verdadeiro caos ambulante.
    O que é externo figura-se plenamente no interno, nossos medos, precauções e zelos.
    Nenhuma condição desfavorável nos deixa de uma forma segura, ao contrário, ela nos impulsiona cada vez mais para um caminho de incertezas, mas que com coragem, aos poucos, desbravamos.
    Respeito temos de ter seja ele em qualquer ocasião que estivermos passando.
    Tenha uma semana de paz!
    Beijos na alma.

    http://carinhosemselosdosamigos.blogspot.com.br/

    http://refugio-origens.blogspot.com.br/2014/05/rendida-ao-teu-amor.html

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/2014/05/emocoes-inconstantes.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu, tudo é aprendizado, quando algo em nós muda, nosso olhar para o mundo muda junto.
    Espero que se recupere prontamente.
    Grande abraço e ótima semana
    P.S. Não esqueci do seu pedido, é que os artigos estão espalhados em várias publicações diferentes.

    ResponderExcluir
  13. Olá Calu, vim retribuir e agradecer sua visita e por seguir um dos meus blogs, adorei, volte sempre aquele cantinho é nosso.Obrigada!!
    Quanto ao seu amei, já estou seguindo e logo voltarei com meu outro perfil.
    Adorei a postagem e ao ler refleti, porque será que o ser humano só valoriza tanto as pessoas como as coisas depois que perde. Acredito que muitas vezes não damos ouvido a voz do coração.
    Abraços uma noite abençoada e um amanhecer feliz. Bjuss

    ResponderExcluir
  14. Olá, Calu!
    Realmente, abandonar (mesmo que temporariamente) nosso local de querência, nosso algo comum é sempre estranho e custoso. Passamos a cismar sobre situações corriqueiras, que passam subitamente a ser desafiadoras.
    Desejo pronto restabelecimento procê,
    grande beijo.

    ResponderExcluir
  15. É mesmo, nos acostumamos com as coisas e a mudança abrupta, como foi no teu caso.
    Não é mole a gente ficar sem algo que já está incorporado desde sempre na gente, no entanto, as pessoas que nascem com estas deficiências, penso eu que se acomodam igualmente a nós que temos por completo.
    Eu espero que esta próxima semana seja melhor para você na adaptação e na consolidação do seu dedinho.
    Garota levada da breca! rsss
    Boa semaninha!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  16. Toda mudança gera desconforto.
    Reencontrar nossos passos livres é mesmo um aprendizado nada fácil e assim são aquelas mudanças que a vida sempre nos impõe por ai.
    Belo texto Calu com sua sabedoria.
    Um abração

    ResponderExcluir
  17. OI Calu
    Somos tão condicionados que não percebemos o quanto cada parte de nós é um bem precioso.
    Que a sua recuperação também possa lhe trazer algumas simples novidades. bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!