segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O que me espanta...









Há dua semanas atrás arrumei uma ziquizira, como dizia minha avó, e que hoje em dia o diagnóstico dela tem o nome de virose; um misto da antiga gripe com efeitos mais abrangentes.E cá fiquei eu de molho forçado, com olhos à meia-luz, sem vontade de nada, porém, não desejando que nenhuma onda de melado queimado me carregasse.

Tentei cházinhos(fora o de boldo,rs), remedinhos caseiros, canjinha e esparramo na primeira coisa fofa que estivesse pela frente, e nada.No terceiro dia me rendi e fui ao médico.Virose!Saí de lá direto pra farmácia aonde deixei um graninha forte no caixa.Segui direitinho cada indicação e a melhora foi mínima.Aguentei mais uns dias tossindo até perder o fôlego e já achando que poderia ter uma doença mais séria.Fui pra um otorrino.Sinusite.Volto pra farmácia e lá deixo o dobro de grana deixado na primeira vez.

Volto com a preciosa sacolinha pra casa pensando o quanto sou privilegiada em ter podido gastar aquela significativa quantia em remédios que aliviariam meus incômodos, mas incomodada em reconhecer que grande maioria de brasileiros não têm essa mesma prerrogativa, passando por situações desesperadoras ignoradas pelas autoridades que deveriam ser competentes em saná-las.

É de domínio público o caos na saúde, os absurdos cometidos pelos planos de saúde, o sucateamento nos atendimentos e por aí vai; mas não deveria ir...no entanto, como se tudo isto junto não bastasse como calvário diário para os doentes e seus familiares, ainda existe o escárnio oficializado nos preços astronômicos dos medicamentos.A carga tributária do país, sabidamente acachapante no bolso dos(as) trabalhadores não oferece nenhum refresco e gaba-se ( só pode!) de ser o maior tributo no preço final dos medicamentos no mundo.Olha a gente aí em mais uma estatística vergonhosa.

Pois assim é, e o pior é que não há luz no fim deste ralo.Bem sabemos que o roubo nomeado de tributos tem fôlego secular e não parece causar nenhum incômodo na classe política brasileira, afinal o vale-gasolina, o vale-compras, o auxílio-paletó ( será que para as parlamentares chama-se auxílio-tailleur?), os apartamentos funcionais e os bônus sei-lá-das-quantas, devem favorecer os gastos dos coitadinhos com medicamentos.


Acompanhem essa tabela da SINDUSFARMA, publicada no site da organização Ação Responsável e confirmem como para o governo brasileiro, de antes e de agora, os gastos com medicamentos são menos importantes do que os gastos numa joalheria, por exemplo. 



( Destaques do site)



Há muita coisa surreal nos anais da nação brasileira.Precisamos sair de 1889 e chegarmos de fato e de direito à segunda década do século XXI.De que valem os minérios e outras fontes de energia num país de cidadãos sem direito à cidadania? 



******* 



8 comentários:

  1. Pois é mesmo uma situação revoltante, gastar dinheiro em medicamentos tão caros, uma indústria farmacêutica que, junto à laboratórios e alguns médicos, lucram e mantém o povo em constante estado de adoecimento.
    Eu odeio deixar meu dinheirinho em farmácias, e fico mais espantada ainda com o diagnóstico controverso de um e de outro profissional.
    A carga tributária que pagamos é absurda, para você ter uma ideia, um medicamento que compramos em Miami ano passado, custa aqui 3 vezes mais e depois o governo reclama de quem viaja para fazer compras lá fora.
    Antes metiam a mão no minério do país, agora metem a mão diretamente no bolso do cidadão, pobre coitado que, se tiver sorte como nós, ainda conta com um plano de saúde, porque se depender do governo tá ferrado.
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  2. Aplausos!! Uma coisa é a peregrinação de médico em médico até que se descubra, o que aconteceria naturalmente sem a interferência deles, que parece com tanto remédio, só atrapalham o proceso natural da gripe, resfriado ou virose.Eles chegam e vão...

    E outra coisa é o preço absurdo dos remédios e as farmácias onde deixamos fortunas!

    E pior é ver para onde vai a grana... Isso é DOSE!!! Lindo texto, indignação justa! beijos ( melhoraste?)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha linda..
    Ai que saudade desse cantinho lindo..e dessa minha amiga especial..
    Calu.. é uma vergonha né?
    Uma noite dessas minha filha mais velha começou a sentir uma dor muito forte, como uma cólica..
    Ela estava até com as mães geladas de tanta dor, fomos a três hospitais e em nenhum conseguimos atendimento.. em um deles ainda tive que ouvir o descaso do atendente que nem olhou pra minha cara e disse que ele não podia fazer nada por mim e que eu deveria voltar pra casa..
    Eu perguntei pra ele se ele achava que depois de um dia de trabalho estressante, ele estava achando que eu estava em plena 1h15 da madrugada em um hospital por passatempo ou algo parecido..
    Eu me senti impotente diante daquela situação.. ver minha filha gemendo de dor e não conseguir atendimento..
    Voltamos pra casa, e no caminho paramos em uma farmácia e acabamos comprando um remédio.

    Além de não temos um atendimento que preste nesses hospitais públicos, ainda temos que tirar muitas vezes da boca pra comprar remédios caríssimos..
    É de ficar mesmo indignada né amiga?

    Um beijo minha linda.. e uma tarde super especial viu?

    ResponderExcluir
  4. Querida Calu, tenho Sinusite e só por Deus!
    Passei meses sofrendo com os sintomas, mas só agora encontrei um bom médico e comecei a fazer um tratamento esse mês que vai durar até janeiro de 2014. Colocando 2 remédios no nariz 2x ao dia.
    Esse médico me indicou a farmácia popular, pois o remédio sai pela metade do preço. Dificilmente um médico se preocupa quanto você vai gastar né?
    Mas, os remédios de um modo geral estão os olhos da cara, como diz minha mãe. Mas o que fazer? Quem poderá nos defender?
    Bj

    Femme- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  5. Calu, texto cheio de verdade e santa/justa indignação!
    Realmente, coisas e mais coisas precisam ser refletidas e mudadas!!!

    O meu abraço e o desejo de que já esteja muito melhor/boa...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Calu!
    É complicada essa questão dos diagnósticos, hoje a ausência de um preciso e correto cai no funil da "virose". O atendimento no meu plano de saúde (pago em torno de R$200,00 mensais para eu e minha filha) é péssimo, consultas só daqui a dois meses, emergência lotada, não consigo nem imaginar quem precisa do SUS.
    e como lembrou, ainda saímos felizes por poder comprar os medicamentos... como pode?
    As prioridades do Brasil estão todas erradas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sabe, dá uma vergonha e uma irritação com esse sistema de saúde do país.
    Mesmo com Plano eles não cobrem muita coisa ...........
    Preço de remédio? Absurdo. Genérico? Quase preço igual e nem sabemos se alguns fazem o efeito desejado.
    Triste realidade, ainda mais para quem depende do SUS.
    E, sinceramente? Não creio que tudo melhore!
    Não sou pessimista, mas do jeito que as coisas estão indo ... sei não!
    Boa noite.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ai Calu, cansei! cansei de reclamar desse Brasil!
    Ja perdi ate amiga por isso :-(
    as pessoas nao querem enxergar o que tá na cara
    é uma vergonha! tudo é uma grande e imensa vergonha!

    :-(

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!