sexta-feira, 2 de agosto de 2013

História sem fim









Por volta das 16h horas de um dia como hoje, lá estava eu com uma bebê bochechuda no colo, me olhando muito atenta, e me vendo atônita diante da nova realidade que me envolvia, ser mãe; isso há 39 anos atrás.Nascia no dia de hoje minha Noquinha, a primogênita da turma.Precisei aprender tudinho, tudinho, sobre como cuidar de um bebê.Um dos grandes problemas em ser filha única é que não convivi com bebês e não sabia nada sobre esses serzinhos lindos e exigentes.Durante o 1º mês, minha mãe e minha avó estiveram ao meu lado me dando segurança.Quando as duas voltaram aos seus afazeres, aí sim, é que "a onça bebeu água"; se não fosse por uma vizinha maravilhosa que me adotou de coração, mãe das antigas, me orientando nos detalhes do dia-a-dia da bebê eu teria desidratado a cada vez que Noquinha chorava. Aprendi a descobrir o tom de cada choro.É, as mães sabem as sinfonias dos bebês, mas não nascem com este dom, desenvolvem em puro processo de ensaio/erro.

Uma das muitas coisas que aprendi com Dona Totinha, foi o uso da funchicória (heim?).Foi esta mesma cara que eu fiz quando ela me perguntou aonde estava o tal remedinho.__"Como? O que é isto?O pediatra não me falou nesse, não". Ela riu muito e disse:"__ Minha filha, os pediatras não sabem tudo"!E descobri com ela, que isto era pura verdade, ao menos no que se refere as minúcias de cada bebê.Providenciei rápido o pózinho mágico açucarado pra acalmar as cólicas dos pequenos(as).

Usado por nove entre dez mamães, a tal funchicória era o que hoje pode-se chamar de fitoterápico e suas propriedades mágicas indiscutíveis eram propaladas de boca em boca.Desconfio ser uma espécie de placebo, tamanha a ansiedade das mães, como eu, em ver os bebês livres dos incômodos.Acho que rolava aí até auto-sugestão, mas que dava um adianto, ah, isso dava; claro que ia junto aos cházinhosde erva-doce e tais, porém, a bebê se acalmava e a mamãe também.

Quando no ano passado fui procurar funchicória na farmácia, descobri que estava proibida pela Anvisa desde 2005.Fiquei preocupada:"Ai, meus sais, o que foi que dei pros meus filhos??"Corri atrás de informações e soube que a proibição discutia a eficácia do produto e sua categoria.Ufa, que alívio!Se é eficaz, não atesto seguramente, mas que dá um conforto emocional, ah, isto dá; que o diga a aniversariante de hoje do alto de seus lindos 39 aninhos.





Parabéns, lindeza amada!Que teu sorriso brote naturalmente a cada manhã prolongando tua felicidade infinitamente!Te Amodoro!


********* 

12 comentários:

  1. Parabéns pra ti e tua filha em seus 39 anos!


    E quem não usou a funchicória?

    E não fazia mal, acalmava...

    E quando nasce a primeira nada sabemos mesmo, vamos aprendendo. Eu preferi aprender sozinha, desde o hospital , mesmo porque minha mãe nunca pude contar pra nada!

    E foi bom!

    Felicidades pra vocês nesse dia de alegria! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a sua menina. (sempre serão "meninas", né?). Muitas alegrias na vida dela, junto com todos da família. Saúde, paz e amor. om isso, damos conta da vida. rs
    Usei o funchicória e minha nora usou recentemente, com meu neto. Quando criei meus filhos, não era proibida e é sabedoria popular. Acho que dá resultado, sim, mas proibiram (talvez, não sei) pelo açúcar que contém, ou para garantir que os pediatras continuem receitando os remédios habituais, contra gases e cólicas. rs
    Calu, dá um abraço em sua filha e parabéns para você também, e seu marido, por terem-na criado.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para sua filhota, Calu
    Rí muito quando lí da funchicória
    Com os meus filhos, são três< o remédinho sempre funcionou...rs
    Um beijinho para tí e para sua filha
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Feliz aniversário pra tua Noquinha!
    'Inda' bem que você não desidratou a cada choro. Mudam as décadas, mas acho que as mães de primeira viagem são as mesmas! Bj

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a filha,pelos 39 anos.
    A minha já está com 41anos,mas para nós é sempre
    o nosso amado bebê.

    Bjs amiga Xará.
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS NOQUINHA!
    PARABÉNS MAMÃE DA NOQUINHA!
    É Calu... cada vez que nasce uma criança, nasce uma mãe.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  7. Olá!Boa noite
    Mamãe Calu da Noquinha
    Parabéns pelos 39 anos de sua filha.
    Eu vou escrever o que uma amiga minha, mãe pela primeira vez, me disse, quando uma mulher engravida do primeiro, se vê diante de um maremoto de sensações.
    Dúvidas, temores, alegrias, inseguranças e questionamentos tomam conta de sua cabeça. Bom seria que todas, tivessem uma capitã que esclarecesse tudo sobre a gravidez do primogênito, transformando a grande onda em marola. E vc teve três:mãe , avó e a sua própria sabedoria.Parabéns!
    Hoje, que eu soube o nome de algo que nunca ouvi falar :funchicória.
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida mamãe coruja
    Temos filhos da mesma idade... que bacana!!!
    Em 2014, seremos sessentona e eles quarentões... será vc também, eu sim??? rs...
    A gente se recorda do passado e é feliz de novo... incrível!!!
    A sogra da filha queria que meus netinhos (dela também) tomassem o tal medicamento fitoterápico... há apenas 6 anos...
    Que sua filhota amada lhe dê muitas alegrias e netinhos lindos como ela!!!
    Bjm festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu.
    É muita alegria festejar os aniversários dos filhos. Mas quem não passou pelos sufocos desta primeira experiência, não é mesmo? Minha filha está passando por ela e prefere confiar nos pediatras para ter mais segurança nas ações.
    Parabéns para Noca e para suas conquistas maternas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu, emocionei-me ao ler o seu "post" homenageando a sua filha em dia de Aniversário de uma forma tão terna, como só uma Mãe sabe ser!
    Também sofri desses problemas, de como fazer, de como agir. O meu marido proveniente de uma família numerosa disse-me esta frase que jamais esquecerei :"ele vai te ensinar"! E não é que ensinou mesmo? (Nem sempre claro!)
    Falando ainda de Agosto: o mês da minha mãe, o meu e do meu filho que atrás refiro e que tirou as três fotos lá no sinais:))!!! Crescem num instante não é?
    Beijinhos com o meu carinho. Ailime (A localidade chama-se Vila Nova de Mil Fontes - pode espreitar na Net:))!

    ResponderExcluir
  11. Calu, querida!
    Quem diria, uma filha de 39 anos! E você nem parece, tá lindona, inteira de tudo.
    Parabéns pra sua lindeza, pra sua primogênita tão querida!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  12. Calu

    Linda e terna a sua história com a primogênita Noquinha. Parabéns para ela e que tenha uma vida sempre cheia de luz. Não me lembro de ter ouvido falar de funchicória, mas muitas coisas eu aprendia também com a minha mãe: água de pétalas de rosas brancas para conjuntivite, chá de flor de sabugueiro para sarampo, etc. Também dei muito chá de erva-doce para a minha filha quando tinha cólica.
    Adoro ler os seus textos.

    Um lindo dia para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!