quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desvios e desdéns








Perdem-se nas brumas do tempo histórico o funesto dia ou a sequência deles, na qual se pavimentou esta estrada tortuosa por onde trafega a política brasileira.Com asfalto aveludado por sob seus passos, seguiam e ainda seguem os nossos inimputáveis políticos em desfile exuberante frente a população amontoada nos acostamentos poeirentos cobertos por nuvens espessas que tentam nublar a visão dos que ocupam a margem.

De tão acostumados que estão com as muitas práticas cênicas, permanecem sorrindo e acenando a luz do dia enquanto executam seus projetos escusos a noite, durante o sono do povo trabalhador. O que não previram ou desprezaram foi a passagem do século XX para o XXI e tudo o que veio nesta esteira.

Certos da impunidade eterna, reis soberanos, herdeiros do poder, achavam-se inatingíveis e, aí, chegou o mês de junho de 2013 fazendo-os descobrirem perplexos que suas artimanhas poderiam ser punidas;poderiam( tempo verbal de futuro condicional)...Sim, porque tão logo tomaram acordo do que se passava nas ruas e nas intenções dos brasileiros, correram para se blindar em desvios permitidos por regras institucionais.Acharam e as puseram em prática na calada da noite.Em completo desdém pela ética, pelos clamores das ruas, por uma honesta prática política, colocaram o deputado condenado em meio aos protestos contra a corrupção entranhada na classe, numa redoma protetora que garantisse nele a situação de todos os demais ou seja, não abrindo precedentes para que todos sejam iguais perante a lei.Incongruência?Não.Puro desmerecimento à integridade moral.

Entre desvios e desdéns constituiu-se a esfera política brasileira levando a população refém de seus atos ilícitos como o que aconteceu ontem.Por este e outros fatos gêmeos é que levanto a voz por uma educação abrangente e cidadã para todo o povo brasileiro, pois um povo instruído, com conhecimento de seus direitos e deveres, faz-se crítico consciente e mantenedor dos interesses duma nação mais justa e íntegra. 



*********



Imagem:diganao.br

11 comentários:

  1. E está mais do que na hora do povo acordar!!! Uma vergonha nacional o que foi feito ontem e os santinhos gaúchos que se acham os melhores, faltaram 14 dos 30. Pode? Vagabundagem ou covardia e conivência???

    beijos indignados! chica

    ResponderExcluir
  2. "Desvios e desdém"... até quando????

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  3. Esta difícil mudar o jogo, mas temos que ter persistência e clamarmos por um Brasil melhor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, minha querida amiga, só a educação salvará o nosso povo de tantos males, você está absolutamente certa e muitos de nós sabe disso, por isso estamos no maior estresse vendo escoar pelos dedos os dias, nosso tempo, nossas vidas, o futuro de nossos filhos e netos.
    Não é possível que um cidadão de bem, que estudou, que se dedica ao trabalho, cria filhos com carinho e para o país, que paga seus impostos em dia, e tantos outros tributos à pátria, seja achincalhado por estes marginais travestidos de políticos. Esta gente não faz, não sabe, nunca foi político na acepção da palavra, porque política é algo de valor e que vai ajudar uma nação a crescer e não a encolher e definhar em valores e necessidades sociais e básicas como está acontecendo à nossa.
    Precisamos nos indignar, mostrar simplesmente vergonha na nossa cara.
    Excelente sua posição, minha amiga, você já deu muito também a este país e merece um futuro digno!
    um super abraço carioca



    ResponderExcluir
  5. Sim, voçe e Beth tem razão, só a educação salvará o nosso povo de tantos males.
    Muito triste,muito triste...grande abraço querida

    ResponderExcluir
  6. Até quando vamos continuar assim não. Acordado o povo já está, mas tomar atitudes é que são elas.
    Pra mim o efeito tem que ser nas urnas e enquanto isso não acontece o país fica desse jeito.

    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Calu,um texto excelente e que diz com clareza o que tem(ou não tem) acontecido na política brasileira.Fiquei estarrecida por não caçarem o mandato deste deputado que já está preso e mesmo assim,seus comparsas tentam encobrir.Fim do voto fechado é uma sugestão,mas o melhor seria dissolver todo o CONGRESSO e fazer novas eleições,onde não exista a possibilidade de reeleição. Tb estou indignada!Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Inimputáveis políticos!
    e ainda reclamam da comida da prisão. A Papuda
    Gostei que a outra amiga escreveu Desvios e Desdéns,até quando?
    bj
    tenha um lindo fim de semana
    Zizi

    ResponderExcluir
  9. Calu, concordo com vc que a educação é tudo. Há anos carrego esta bandeira. Demorou, mas o efeito da educação se fez sentir recentemente com o "despertar do gigante". É insistirmos...
    ...
    Obrigada pela presença tão gentil e carinhosa ao MINAS DE MIm, onde vc sempre será bem vinda! Amei saber que vc tem quadrinhos de patos selvagens na cozinha... ahhh... como amo esses patinhos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu
    Vc mais uma vez nos brinda com esse texto brilhantemente escrito! E os brasileiros tem que continuarem acordados! Não podem dormir kkkkkkk.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu!
    Esse desdém não é por falta de educação ou consciência política, mas por falta de caráter. Foi-se o tempo que a palavra de um homem significava mais que qualquer canetada. Não adianta ser educado e não ter caráter. A maioria que lá está no poder, tiveram oportunidades para não se corromper. Culpam o sistema!
    Lembro de uma vez que o meu enteado foi roubado. Sua sacolinha de roupas para o final de semana estava no banco detrás do carro, enquanto fomos jantar. Um guarda apareceu para nos dizer que o carro tinha sido arrombado. Meu enteado de apenas 3 anos, pensou na sacola e perguntou para o guarda. Ele disse: Corremos atrás dele, mas quando o encontramos, ele não tinha nada mais nas mãos. Meu enteado em sua valentia disse "Quero ver o ladrão". Meu marido pegou-o no colo e levou até o camburão. Lá ele apontou o dedo para o ladrão e disse: "Você é um filho da puta". Falou com muita raiva! Fiquei pensando depois se o ladrão sentiu alguma coisa sendo apontado por uma criança e xingado. Não sentiu nada, pois é um filho da puta.
    Um político é pior que um ladrão. São todos malcriados, filhos de pais que passaram a mão em suas cabeças... o que precisamos é voltar no tempo e ensinar aos nossos filhos, o valor que tem a palavra de um homem. Um homem pode ser humilde, pode não ter educação, mas tem que ter caráter e dignidade. Um homem dígno não vota em ladrão, não procura tirar vantagem, não vende seu voto!
    Bom domingo!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!