sexta-feira, 3 de maio de 2013

Remodelando Hábitos Antigos - Olhar de Novo








Nestes últimos dias de tamanhas ameaças à democracia não pude deixar de pensar em nós e nas futuras gerações sujeitas aos descasos vividos em nosso país, daí venho falar, em especial,  aos pais de crianças e jovens para que levem em consideração a importância de suas posturas na educação plena de seus filhos e filhas e nesses entremeios atentem para as  ramificações frondosas e presentes a cada dia da convivência em família.Sei que é em casa que soltamos nossas armaduras do mundo do trabalho, das exigências cotidianas e é aí que podemos esquecermo-nos de que há olhinhos e ouvidinhos atentos ao que fazemos e dizemos, como quando não queremos atender a ligação de alguém e, falamos na maior naturalidade: " diz que eu saí"__ e confortavelmente, em seguida, chamamos atenção da criança sobre a mentira.Cá pra nós...!

Assim como sugiro a eles e a todos nós, que tomemos cuidado com o que amamos e odiamos na mesma proporção porque estamos formando opiniões inocentes sobre ambas as questões e depois iremos lamentar um ou outro dispor dos filhos e filhas.Em particular, aponto a importância de não demonizarmos a política.Não gritarmos impropérios contra ela, porque sua existência é oriunda desde os primeiros grupos das cavernas e importante como organização social.A política, em sua verdadeira essência, é um avanço da ordem social.Quem a exerce é que pode vir a distorcê-la, na maioria das vezes e, isto não acontece apenas em solo brasileiro, bem o sabemos.Se desprezarmos a política em sua vivência útil e ética estaremos contribuindo para a manutenção das dinastias que aí temos no poder, sim, porque estes caciques ancestrais preparam sua prole para a continuidade no poder, enquanto nós, pessoas íntegras, afastamos a nossa (prole) desta seara por só olharmos os disparates e não focarmos também em alguns poucos acertos ao longo do processo.Por isso fica cada vez mais difícil encontrarmos políticos honestos, defensores dos valores morais e justos para a sociedade que deveriam defender.É uma mea culpa que faço um tanto tardia, mas refletida e também esperançosa que outros acertem onde eu falhei.

São mais de seis décadas que as dinastias tortas se perpetuam em gerações e gerações dos mesmos piratas da nação, enquanto que as famílias de bem ensinaram a seus filhos que a política é suja e os eleitos se esquecem dos deveres tão logo assumem seus cargos; fermento eficaz para o status quo que vivemos no Estado brasileiro.

Hoje temos acesso á tamanha gama de informações que  podemos aprofundar o conhecimento sobre as ciências sociais e bebermos na fonte das suas origens, das suas verdadeiras destinações e munidos dos reais conceitos instruirmos as novas gerações sobre como o poder público deva ser exercido: um processo de serviço pelo bem comum.

***** 
" Aquém 
há Além 

Além 
há Quem?"

(Guilherme de Almeida) 
-------- 

15 comentários:

  1. Profundo, interessantes colocações e bem reais! Gostei de te ler!

    Temos responsabilidades sim. Não podemos ensinar que a POLÍTICA é ruim.

    Mas podemos abrir os olhos para que saibam ver as porcarias de POLÍTICOS que temos e a responsabilidade na hora das escolhas. Isso em tese. pois a maioria das vezes, nem podemos escolher muito .

    Ou é a mosca que muda de lugar ou é o bolo que se repete com o mesmo sabor... beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Calu, grande mestra que já não se faz mais neste nosso rincão! Seu doce olhar sobre estas questões é mesmo de grande importância, pois muitas vezes, no afã da raiva, do desprezo,podemos usar dentro de nossas casas, palavras contra estes maus políticos e confundir a cabeça de nossas crianças e jovens.
    Há que se ter mesmo muito cuidado com o que falamos na frente de nossas crianças, elas são o espelho do que veem dentro de casa, muito boa observação para as jovens mamães.
    Seu post hoje é digno de ser lido por muitas pessoas para que atentem por estes detalhes.
    um grande abraço carioca com cheirinho de outono azul.


    ResponderExcluir
  3. Se continuar dessa forma,pode ter certeza que será por mais algumas décadas!
    Bom dia amiga Calú!

    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu, os pais devem ser exemplos para os seus filhos. E nada melhor do que sentar e conversar com eles. Já vi mts mães expulsando seus filhos de perto qdo eles vêm perguntar algo. É lastimável! Os pais tbm devem se informar para dps informar seus filhos e não ficar inventando "estorinhas para boi dormir" como dizia a minha saudosa vozinha. As crianças de hj refletem o futuro de um país inteiro.
    Bom fds pra vc! :))
    Bjsss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  5. Perfeito Calu

    Perfeito o teu texto
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  6. Calu, seu texto é especialmente bem vindo nesta semana onde as caras maquiadas e bem treinadas em seus trejeitos começam a aparecer na tv sinalizando que já começa mais uma jornada eleitoral. Temos um lado maltratado pela corrupção, mal emprego dos nossos impostos, mas temos também as boas práticas, os bons resultados quando a voz, a vontade do povo se une em espaços que partem da internet e tem surtido efeito.
    Precisamos sim passar os valores do bem para o coletivo, só assim alcançaremos o país que temos potencial para ser.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. É de uma profundidade que até fiquei atônito, a veracidade e contundência é de real valor.
    Temos sempre discutido e avaliado o assunto política em casa e em nossas incursões pelas plenárias que vez por outra participamos junto com muitas crianças e adolescentes.
    Sabemos que a política é real e não faz nenhum mal, porém os políticos, aí sim temos restrições per serem em grande maioria enganadores e mentirosos.
    Desculpas, mais é a pura realidade em nosso país.
    Parabenizo o autor e ao espaço por difundir a matéria e compartilhar junto a blogosfera.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Calu, eu me confundi após a leitura e fiz alusão ao autor invés da autora , pois sabia que o artigo é de sua autoria.
      Obrigado por ir lá no Lu Cidreira.
      Abraço

      Excluir
  8. Muito bom. Sabermos das corresponsabilidades pelo hoje e pelo futuro. Falamos dos políticos e esqueçemos que as nossas ações também são formas de expressar valores e que também são políticas. Educar os filhos com o cuidado de não passar conceitos vazios, mas sim espalhados na prática cotidiana.
    Sempre um bom tema de trocas.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá querida Calu.
    Está tudo bem sim, espero que com você e com os seus, também.
    Muito bom seu texto. A necessidade de auto-reflexão e auto-critica faz parte do processo de desejar melhorias à nossa volta. Não basta apontar o dedo. Há que estar consciente que aquilo que criticamos é em muito, algo nosso que projectamos nos outros.
    Quanto à politica, você me recordou uma participação da BC Amor aos Pedaços que falava na necessidade de amor na politica. Pois geralmente há separatividade entre esses dois grandes dominios: amor e politica. Dá que pensar...
    Fico feliz de encontrar textos profundos como os seus na blogosfera.
    Beijinhos além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  10. Nem me fale, minha irmã foi eleita vereadora e assumiu este ano, estou vendo o que ela tem passado, chegou cheia de ideais, querendo fazer projetos para melhorar muita coisa principalmente na periferia para mulheres e coita barram tudo que propoe, só passa algo se for do interesse deles, daqueles que estão lá muitos anos, mas tbm culpa do povo que ele sempre os mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Calu
    Nossa, você fez uma leitura perfeita do que há na política de hoje, mas eu penso que temos em nossas mãos o voto, posso ser utópica (é assim mesmo que se escreve quem acredita em utopia?), mas se cada eleitor fizer sua parte poderíamos mudar a situação, pois acredito que nem todos são corruptos, ou são?! kkkkkkk.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Calu, tudo bem?
    Hoje esta tão difícil criar os filhos, ainda acho que o dialogo é nossa unica arma que podemos usar sem medo. Como li em seu texto a mentira por mais boba que seja pesa muito na cabeça de nossas criança, elas vão achar super natural. Também a visão que nossos filhos tem de nós é onde eles vão se espelhar, vejo muito de minha pessoa em minhas filhas e me orgulho muito com o que vejo, sem ser papo de mãe coruja, somos o espelho de nossos filhos é uma frase velha mas que devemos utiliza-la, mas do que palavras o exemplo é que conta. Conversar abertamente, conhecer os políticos, ler seus planos de governo não é só para os adultos.
    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Comecei preocupada a ler isso, Calu, nao ando mt bem informada de como andam as coisas no brasil (democracia ameacada?)... mas termino o post igualmente preocupada: penso tanto na importancia da familia no crescimento dos jovens, oh Deus, como penso nisso... ontem mesmo vi cenas bem feias, de um menininho de 8 anos falando com um de 6, coisas de arrepiar :-( triste demais

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu, muitíssimo interessante este artigo. A educação em casa é primordial em todos os sentidos! Com uma boa base e ensinando as crianças a respeitar os outros e as instituições à medida que vão crescendo elas próprias serão capazes de analisar o que é bom ou mau e assim se sentirão arrojadas depois em adultas a participar numa mudança política que concorra para uma sociedade que se deseja e cada vez mais justa. Mas, sim, em casa temos mesmo que dar o exemplo.
    Um beijinho e grata pelo seu carinho sempre presente nos meus cantinhos. Tenha um ótimo dia. Ailime

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!