terça-feira, 23 de abril de 2013

Festa Literária na Blogosfera - BC "O meu autor favorito" / Lançamentos




Cá está abril fervilhando de novidades e de antiguidades também, fazendo uma baita festa literária por toda blogosfera.Eita, coisa boa sô! São lançamentos, resenhas, bookcrossing, e agora uma BC arrematando o furor literário que toma conta do mês e das mentes.A idéia é da Alê Lemos, do blog: entrelivrosesonhosdaale.blogspot.com (Aqui), que convida a contarmos sobre o nosso autor(a) favorito, assim no singular, porém, estou em cócegas pra usar um pluralzinho mínimo que seja, porque vocês hão de convir que do alto dos meus 5.7 tenho uma bela lista de favoritos(as) em destaque especial, e pinçar somente um(a) me parece um desrespeito aos demais, como também seria um desrespeito a vocês se agora eu dedilhasse a minha lista de preferidos, um a um, ai(!),vocês não merecem, portanto vou ser focada na proposta, prometo.
Pulando a adolescência agitada por viagens em tapetes voadores, cortes européias, mistérios londrinos, cheguei ao fim dela sendo obrigada pela professora de língua portuguesa a resenhar o capítulo dum"certo capitão Rodrigo", da obra de Érico Veríssimo: O tempo e o Vento.Nunca havia lido nenhuma obra deste autor e reclamei muito em ter de deixar de lado, ao menos temporariamente, meus preferidos, mas tarefa dada tinha de ser cumprida, e foi, mas através desta atividade pouco recomendada ( sabe-se hoje), fui sendo fisgada pela história, pelo estilo do autor e, fui toda serelepe devorar os três tomos de O Continente, que estavam,desde que me entendo por gente, na estante da sala lá de casa compondo a obra completa. 
Eu já era apaixonada por romances com fundamentos históricos, para o que a obra de Érico Veríssimo fornece alimento constante.Viajei pelos pampas, assisti com o coração apertado as muitas pelejas, bravuras, traições, paixões e a coragem das mulheres emblemáticas, como Ana Terra, Bibiana e outras que conduzem a trama com garra e sensibilidade presentes em alternâncias perfeitas.Foi esta a obra que marcou em mim uma mudança de ritmo de valsa, para o vaneirão(rs). 
Como não resisto a um plural, serei concisa em lhes contar que o "E" maiúsculo tornou pouco tempo depois a me seduzir irremediavelmente para outro universo, o do século XIX lisboeta, onde as etiquetas rígidas ditavam regras sociais, redimiam ou penalizavam os personagens da sociedade portuguesa descrita com mestria por Eça de Queiroz, cronista mordaz de seu tempo, romancista maravilhoso, fotógrafo realista duma época. Impossível não citá-lo,e assim desenho em arabescos a letra "E" do primeiro nome de meus dois autores preferidos: Érico e Eça


***** 
Há mais deleite neste abril outonal de céu claro e luz intensa que ressalta dois lançamentos literários:
A estréia de Ana Paula Amaral, do blog: doladodeforadocoração.blogspot (Aqui) com o título" Crônicas Gris", 

e a novíssima 2ª  Antologia Literária Escritos Lisérgicos / Dois Anos,( link na lateral) organizada pelo parceiro-escritor, Christian Louis, que nos presenteia com mais esta alegria.
É ou não é um mês de festa?


Vale a pena fazer uma visita  aos blogs citados e saber mais sobre toda esta festa literária blogística. 
----------------
Quero agradecer muito pelo 2º selinho de incentivo à leitura presenteado pela Sandra Portugal, do blog: projetandopessoas.blogspot.com.Obrigada de coração!

20 comentários:

  1. Gostei de ver teu homenageado, Èrico que no frigir dos ovos acabaste conseguindo contar sobre teu outro homenageado:Eça...

    Valeu e fiquei como tu, muito feliz ao ver o livro da Ana Paula ( estou louca pra que chegue o meu ,já pedido) e a segunda Antologia Escritos Lisérgicos. Eta, agitação boa na blogosfera,né? beijos,tudo de bom, parabéns aos homenageados e aos novos autores! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu! Muito obrigada pela participaçao! Eu gostei do Veríssimo naquele livro "Olhai os lírios dos campos" mas nunca me aprofundei em literatura nacional, infelizmente. Eu to doida pra comprar o livro da Ana, mas vou deixar pro mes que vem. fiquei dura com a antologia do Chris! kkkk beijos!

    ResponderExcluir
  3. O tempo e o vento e Os mais são tudo de bão.

    ResponderExcluir
  4. Belas indicações.Passando para te desejar uma ótima semana.
    Um abraço carinhoso

    Paty Alves
    Ágape Amor Verdadeiro
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
  5. Calu, difícil mesmo ficar no singular, você com seus 5.7 e eu com meus 500 meses de vida! Érico e Eça, belíssimas escolhas.
    Realmente abril está fervilhando. Trocas, incentivos, tudo em prol da leitura!
    Obrigada pelo apoio e divulgação do meu livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Este mês de abril, quando se comemora hoje (dia 23) o Dia Mundial do Livro, realmente, transformou a blogosfera em uma verdadeira festa literária.
    Porém, esta BC da Alê me pegou... É impossível para mim citar apenas um autor como favorito, tal como citar apenas uma música ou uma banda como favoritas. A diversidade é muito grande.
    Eu quebrei as regras e citei na pluralidade os autores que me marcaram e ainda ficaram faltando muitos.
    Eu gosto de Érico Veríssimo e entre os seus dois "E"s, fico com Eça de Queiroz, embora tenha lido apenas O Primo Basílio, uma obra que deixa o leitor boquiaberto.
    Eu vi que a Ana publicou seu primeiro livro! Falta comentar (sou assim, "vago" por diversos blogues e aos poucos vou parando para comentar, o tempo tem sido meu adversário de fato) e fico feliz pela coincidência do aniversário do Lisérgicos ter batido com o do mês do livro.
    O resultado final desta obra que reuniu leitores e parceiros superou minhas expectativas.
    E que siga esta festa literária nos próximos meses.

    ResponderExcluir
  7. PS: Esqueci de agradecer a gentileza de ter lido minha entrevista no Recanto dos autores, seu comentário me deixou muito feliz.

    ResponderExcluir
  8. Sua postagem já possibilita, por si só, uma excelente leitura. Escolheu, sabiamente, os escritores e fundamentou, de forma rica, sua opção.
    O amor que acabamos desenvolvendo por alguns deles começou como o seu, por imposição de trabalhos escolares. Felizmente, vingou (rss).

    ResponderExcluir
  9. Ler seus escritos já nos transporta e ler sobre livros então...
    Gostei da proposta, vou buscar saber mais.
    bjs
    Compartilhei no face.

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu!
    Adquiri a versão virtual do livro da Ana Paula(CRÔNICAS GRIS) e li hoje...... é realmente muito bom e estou fazendo uma sinopse pra postar no E-Library.

    Gostei da sua postagem... muito mesmo!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu! Adorei sua participação. Curioso, na adolescência lembro-me de ter torcido o nariz para a introdução dos romances literários, mas aos poucos fui tomando gosto pela leitura e me apaixonei pelo estilo. Érico Veríssimo e Eça de Queiroz são mesmo para degustar. E um ótimo exercício da língua portuguesa.
    Já encomendei meu exemplar da nova Antologia Literária...ansiosa para que chegue.
    Adorei o tom de paixão pela leitura na sua escrita.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá Calu
    Realmente este mês de abril foi um show de literaturas e novidades fantásticas, então vamos por partes. A ideia da Alê foi super bem elaborada, tem tudo a ver com seu blog.
    Amei conhecer seus Autores preferidos e a narração do quanto te encantou a historia do Tempo e o Vento, não tive oportunidade de ler o livro, assisti a mini série, foi linda. Do Eça de Queiroz li O Primo Basílio.
    Fiquei super feliz e surpresa com o livro da Ana Paula e super curiosa em lê-lo, parabéns a ela. O livro 2ª Antologia Literária Escritos Lisérgicos é uma grande conquista e fiquei super feliz em poder fazer parte destes dois anos.
    Calu seu post ficou uma festa com um astral super bom.
    Boa noite. Beijinhos.


    ResponderExcluir
  13. Oi Calu
    Eu sempre quis saber sua idade, agora já sei kkkk, então se vc fosse uma mãe precoce, vc bem que poderia ser mesmo minha mãe kkkkkk, é que sinto uma ligação muito legal entre nós, agora tô falando sério. Quanto as suas escolhas, não me surpreende, porque sei que vc é uma pessoa culta, agora não quero desfazer minha palavra, mas tenho até vergonha do meu autor favorito kkkkk, vou postar amanhã, nem chego perto do gabarito de vcs meus amigos blogueiros.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu,
    Seu texto já é uma verdadeira leitura deliciosa. Érico Veríssimo, realmente fornece alimento constante. Abril está fervilhando. Incentivar o gosto pela leitura é fundamental.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Calu, realmente este mês foi incrível para a literatura, muitas participações,eventos e realizações incríveis como este novo livro da amiga Ana Paula e do generoso Chris! Tomara que façam muito sucesso!
    E você sabia que eu nunca li Eça de Queiroz? Mas, é claro, que ainda hei de lê-lo!
    Agora então, com sua descrição tão linda a respeito desses dois, atiçou-me demais a curiosidade a seu respeito.
    Amiga, você é uma intelectual de verdade!
    um beijo super carioca


    ResponderExcluir
  16. Olá querida Calu, que belas escolhas, minha amiga! Os dois "E's" são explêndidos! Parabéns pela maravilhosa escolha! E qtas novidades neste mês 4, cultura pura, um grande presente para nós leitores! :))
    Tem sorteio Risque e Rabisque lá no blog, participe!!! :))
    Bjsss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, querida! Passando pra dizer que amei sua participação e dizer que também tive minha fase de Érico Veríssimo, e que esse autor ainda tem um pedacinho guardado no meu coração, embora não o tenha citado como favorito em meu post.

    Eu consegui falar de apenas um autor, mas citei outros com os quais também me identifiquei bastante, coisa rápida, para não fugir da proposta da BC rsrs

    Parabéns pela participação e bjinhus. Até a próxima.

    http://palavrasdevalquiria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Calu, resolvi participar da blogagem, depois de ler sobre ela, lá no blog da Norma. Gostei de contar sobre minhas leituras, embora não tenha conseguido ficar em apenas um autor. Para quem lê muito, não dá para ficar mesmo em apenas um, a não ser que ele tenha um valor muito especial.
    De Eça só li "O crime do Padre Amaro", que estou precisando reler.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Soube hoje da BC e resolvi participar, estou visitando os participantes. Quem sabe acho sugestões interessantes não é?

    Gostei da tua seleção. Eça é um clássico!!!

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Calu!!

    Pra variar estou atrasadinha para conferir os autores favoritos dos partcipantes da BC...
    Então, quando escolhemos um favorito, isso não quer dizer que não gostamos dos demais, apenas que, no momento em que estamos pensando sobre tantos autores, nos questionamos qual deixou colado em nós suas palavras.

    Li Érico Veríssimo na escola. Lembro que gostei das suas sagas - pensando seriamente em reler.

    Mas olha que curioso... dentre os autores estrangeiros favoritos de Érico, figura Eça de Queiroz :)

    "Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento" E.V.

    Beijus,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!