segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Território Livre

(foto- Jean Manzon - 1940) 

Somos um dos poucos países no mundo que possui esta enormidade de espaço democrático que é a praia. Seja de mar ou de rio, ela é musa e cenário, movimento e descanso.Praia não tem porta, como genialmente declarou um empresário da areia.Do tempo da foto aí de cima aos dias de hoje, a praia ganhou até regras de convivência, o que se fez necessário diante de muitos abusos contra a natureza e contra seus frequentadores, mas isto é outro assunto no mesmo tema.O que vim focar hoje com minhas lentes pessoais é  a descontração, a novidade, o inusitado que habita este território popular; um verdadeiro celeiro de histórias vistas ou imaginadas. 

Na minha ( que pretensão!) praia,enorme e ainda um tantinho selvagem (ôba) há frequentadores assíduos, muitas das vezes nunca nos falamos, apenas um breve aceno já sela um conhecimento que jamais passou disto, mas que registra a partilha do lugar.Quem é madrugador(a) pode se emocionar todos os dias pela manhãzinha com um nascer do Sol estupendo e também com a certa presença dum morador e seus dois labradores educadíssimos.Os três se encaminham lado a lado para o mar e enquanto o dono faz seus alongamentos, os cães correm na beira d'água dum lado pro outro na maior brincadeira.A um assobio do dono ao entrar no mar e começar sua rotina de nado, este, é imediatamente seguido pelos cães que furam o quebra-mar destemidos.Vão os três ritmados logo após a rebentação em braçadas(patadas) vigorosas até a outra ponta da praia.Quem está na areia, no calçadão, pára pra apreciar a cena. 

Banhistas de todas as idades aproveitam este lazer com tranquilidade por aqui.A grande extensão da faixa de areia permite os esportes praieiros sem que haja incômodos aos demais frequentadores.Lá no início já começa um embrião do beach-baby, melhor baixo-bebê, com grandes chances de crescimento.E, surfando em boas ondas há os profissionais e amadores do esporte e os surfistas dos bons negócios.Quiosques, ambulantes, rostos conhecidos que fazem parte da população praiana  em todo nosso litoral, são cidadãos deste território especial. 

Embora já se encontre certas mordomias nas areias por aqui, ainda acho que a excelência deste ramo está no nordeste.As praias nordestinas são pioneiras em simpatia e atendimento aos banhistas, só perde no quesito alto-falantes que poderiam com muitas adesões, serem "baixos-baixíssimos." Do Oiapoque ao Chuí, temos quilômetros e quilômetros dum litoral privilegiado reconhecido pelo mundo todo como um dos paraísos terrestres,embora precisemos cuidar bem melhor desta riqueza, afinando posturas e regras de uso e convivência comunitária.
****
Bom Carnaval !

12 comentários:

  1. Maravilha te ler. Um encanto! Nos levas de carona até a beira da tua praia, a cena dos labradores e seu dono, que deve ser linda de ver e tantas coisas. Bom que ainda possas encontrar pessoas assíduas, as mesmas, que se tronam conhecidas, nem que para um aceno.

    E tomara, todos, em todas as praias, saibam respeitar, em primeiro lugar a natureza e depois, nossos ouvidos , lembrando que quando estamos lá não somos obrigados a ouvir os "lindos" sons dos outros...

    Muito menos, sermos abarrotados de vendedores ambulantes oferecendo seus produtos.

    beijos,lindo feriado,.chica

    ResponderExcluir
  2. Calu minha linda.. enquanto lia seu texto fiquei aqui viajando na minha imaginação..
    Eu conheci o mar muito pequena.. quando minha mãe saiu de Brasília comigo nos braços com apenas 1 aninho.. E em nossa nova vida longe de toda a nossa família, fomos morar em Santos, e lá fiquei até meus 5 anos... morávamos a beira da praia.. e me flashes me lembro do barulho das ondas no finzinho da tarde e eu catando conchinhas.. era algo que eu amava..
    Depois nos mudamos pra Osasco e íamos a praia em alguns finais de semana.. e até meus 07 anos eu pude apreciar essa coisa mais linda chamada mar.
    Depois voltamos à Brasília, e desde então só tenho essa imagem linda em meus pensamentos..
    Minhas filhas não conhecem ainda, e meu sonho é poder apresentar a elas essa imensidão criada por Deus.. essa perfeição linda..
    Um dia isso acontece amiga.. srs
    Me perdoe o comentário enorme, mas seu texto me fez viajar e voltar a uma época que me trás uma saudade tão grande..
    Saudade de ter minha mãe por perto.. saudade de não ter tantas responsabilidades na minha vida.. saudade de ser tão inocente e sonhar com um mundo perfeito, que talvez só existia na mente de uma criança de 5 anos..

    Um beijo minha linda e que sua tarde seja mais que especial viu?

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de praias e não é segredo pra ninguém, quanto gosto de cachorros. Mas... é muito bonito ver cachorro nadando, mas na praia, acho que cachorros não devem estar, por mais que "praia não tenha porta" rsrsrsrsrs...e nem porteiro.
    Areia quentinha é um excelente ambiente para a proliferação e eclosão de ovinhos indesejados... e cachorros, por mais limpos e saudáveis que sejam, os tem (na simples caminhada da casa até a praia eles podem ser contaminados...)eles, quando devidamente cuidados, adquirem uma certa resistência, mas rolam na areia, fazem xixi, podem defecar... aí, as criancinhas humanas... não é fácil ter cachorros e conhecê-los bem. Você nem imagina quanto eu gasto com álcool gel, toalhinhas higiênicas descartáveis, desinfetantes e demais materiais de limpeza. Em alguns lugares (não sei onde) existem praias exclusivas pra cachorro... aí sim!
    Aqui no "meu" condomínio, tem parquinho PRAS CRIANÇAS. Elas podem brincar com os cachorro na calçada, mas eles não vão lá...

    No mais, adorei conhecer a sua praia!

    (Desculpe ter me estendido tanto... isto não é comentário... é quase um livro rsrsrsrsrs)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Eu, madrugadora, adoraria ver o nascer estupendo do sol e a linda descrição de um homem e seus labradores a beira mar.
    Tão imenso nosso litoral, tão democrático, mas não precisava de tanta sonoridade destoante!
    Adorei a tua descrição capaz de nos transportar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Só viajo para praia fora de temporada gosto de ficar no sossego olhando o mar, conheço poucas prais mas desejo ir para o nordeste dizem que vale a pena mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu! É sim o espaço mais democrático do mundo, pena que muitos abusam e não respeitam os outros e muito menos a natureza. Já estive em praia que tinha tanto lixo que me deu nojo de ser humano. Mas as que me cativaram ainda fazem parte de minha memória. Praia não tem explicação e mesmo os belos textos como o seu não conseguem dizer tudo o que ela representa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Hi Dear Calu,

    Nice written about the beach, your beaches in Brazil so famous all over the world. I 've never been there, surely beautiful place.
    I born and grew near the beach. I knew how does it feel, when the nature has been invaded by tourism, interest especially the big finance power interest.
    The beaches will be sacrifice for money ;)
    wishing you a beautiful week my sweet friend.

    ResponderExcluir
  8. Olá Carmen, aqui é o Danilo que está escrevendo. Após ter tido o conhecimento da existência do blog, fui rapidamente ver e ler (e não somente olhar) o conteúdo. Pelas informações que tive, não foi surpresa nenhuma ter me deparado com um conteúdo tão interessante e extremamente bem escrito. Além disso, identifiquei-me com algumas histórias contadas por você e seus escritos fizeram-me recordar sobre momentos inesquecíveis que passei a minha família (viagem de Prado, por exemplo). Eu estou escrevendo não só para elogiar mas também para lhe dizer para continuar a escrever e compartilhar com seus leitores as histórias que não são apenas histórias mas são contos de uma vida. Li recentemente numa revista uma passagem interessante sobre o livro “A arte de escrever” do Schopenhauer: "Quando lemos, outra pessoa pensa por nós: apenas repetimos seu processo mental".
    Um abraço, Danilo


    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga querida!
    Faço ideia como andam estas praias por aí!
    Nós temos esse privilégio de morar próximo a elas e poder curti-las quando estão vazias em dias fora de feriados, aliás eu só vou em dias menos ensolarados ou sem feriados ou finais de semana, pois não dá pra aguentar este convívio tão 'democrático' assim.
    Uma pena que as pessoas que são ávidas por praias, não compreendam a importância de deixar as mesmas limpas e sem barulho ou muvuca. Cada vez mais cresce em número os mal educados que carregam para a praia tudo o que deveria ficar em suas casas. Som alto, por exemplo, é um descompasso e falta de civilidade total.
    Noutro dia, estava na casa de minha irmã em Rio das Ostras e fomos tomar uma água de coco na praia do centrinho, cheia de quiosques, bem arrumadinha até, mas uns insanos estacionados com seus carros tunados abertos, com uma música infernal, achando que todo mundo tinha que compartilhar do mesmo gosto deles.
    Não imagino como esteja Piratininga nestes dias de folia, mas a onda se alastrou por todo o litoral brasileiro e por todas as praias hoje em dia ouviremos de tudo um pouco. O jeito é aproveitar bem cedinho, né mesmo?
    um super abraço carioca da serra.


    ResponderExcluir
  10. Olá Calu!
    Que simbiose este rapaz com os cães...
    Quanto ao litoral, estou no extremo oposto.
    Ontem, quando nos banhávamos num dos muitos córregos límpidos da Serra da Mantiqueira, eu comentei sobre o trajeto desta "serpentinha" até sua desembocadura aí no mar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ah! E que espaço livre mais maravilhoso é a praia!!!
    Amo!! Mas gosto dela principalmente bem cedinho...quando a maioria ainda dorme...
    E posso passear tranquila e aproveitar o silêncio e o barulinho do mar...ah! Perfeito!!

    *Infelizmente por aqui resolveram colocar rádio à beira mar...e as escolhas de música... deixam a desejar...além de estragar o som ambiente!
    Beijos minha amiga querida!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida Calu
    Gosto demais de praia tranquila e de litorais amenos... quando cheios, só por pouco tempo... prefiro apreciar, calmamente, a natureza fora da temporada...
    To voltando das férias... relaxadíssima pelo mar que me acompanha... seja onde for...
    Bjs fraternos de paz e alegria

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!