sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Papo de Homem



Esta semana veio de esteira rolante em modo acelerado.Acumulou-se em pequenos afazeres fora de casa que acabaram em grandes horas pela cidade.Num dos intervalos entre um compromisso e outro, entrei na livraria da UFF. Confesso, sou rata de livraria e de outros espaços parecidos.Bem, como dizia, fazia uma horinha bisbilhotando as estantes e prateleiras enquanto ouvia a conversa animada de dois homens no balcão da cafeteria.Pelo rumo da prosa, julgo serem acadêmicos de Letras, pois assim que cheguei, falavam sobre os caracteres escritos das duas principais línguas chinesas: o mandarim e o cantonês.Discorriam sobre essas matrizes e os muitos dialetos utilizados em diferentes regiões do país.Questionavam qual cultura havia se espelhado na outra, se a japonesa na chinesa ou vice-versa.Ganhou a japonesa.

Peguei uma declaração ali, outra acolá enquanto olhava os títulos, lia orelhas e já me inclinava a separar uns exemplares em boa promoção, porém não me desliguei totalmente da conversa que corria solta, fato do qual me recriminei:"que feio, prestando atenção na conversa dos outros",diria minha avó.__Mea culpa, vó!

 Vou, porém, me justificar, afinal estávamos todos no mesmo recinto que não é grande e os dois conversavam em tom alto fazendo com que não apenas eu, mas as outras duas pessoas que lá estavam também ouvissem, isto sem contar a minha curiosidade feminina em saber os assuntos que rolam numa conversa informal entre homens e, como esta curiosidade não é só minha, ano passado houve dois programas na TV a cabo com esta temática.

Usando da minha capacidade polivalente, sorria eu, feliz com um exemplar da "Queda dum anjo" de Camilo Castelo Branco nas mãos e ao mesmo tempo acompanhava os ataques inflamados de um dos homens sobre a posse inaceitável do Renan Calheiros, ao que o outro arrematou citando a entrega dos abaixo-assinados em repúdio a tal situação.A goles de cafezinho, enveredaram pela política nacional, apontaram as recentes mazelas expostas, atrelaram as crises econômicas aos descalabros capitalistas, confirmaram a fé de que neste mandato o Obama conseguirá fazer suas reformas, reafirmaram as urgências de reformas e investimentos maciços na educação em todos os níveis e terminaram lamentando a derrota do Fluminense na última partida. Despediram-se e saíram da livraria.

Em meio ao silêncio que tomou conta do lugar conclui que os homens quando se juntam prum papo são como nós, mulheres.Falam de tudo um pouco, de importâncias e de frivolidades, de filosofias e de hipóteses,do antes, do agora, das certezas, anseios e dúvidas, e se alegram em desfrutar de momentos de boa prosa regados a um não menos bom, cafézinho. 
***** 
Que à mesa do final de semana de vcs, não falte um bom papo e muitas risadas!

Imagem:www.uff.br

13 comentários:

  1. Adoro essas conversas assim furtadas sem nenhuma intenção; dessas que se oferecem aos nossos ouvidos.
    Eu já escutei muito enquanto aguardava o semáforo abrir!
    Bem, não só de mulheres conversam os homens!
    Boa leitura, bom final de semana com boa prosa!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Calu, fiquei te imaginando dentro da livraria, prestando atenção, atentinha da silva nos papos que rolavam,rsrs

    É legal saber que eles são como nós, uma salada de frutas de temas e tudo mais! Bom te ler!

    Lindo fds cheios de belos momentos como esses,sr beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Todos nós, homens ou mulheres, somos humanos. A diferença é que um homem jamais admitiria, em rede, ter ouvido uma conversa entre duas mulheres rsrsrsrs.
    Mas, ninguém resiste a um papo variado, regado a um bom cafezinho...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Yes, Lovely design the building that, I really like the photo of this library.

    ResponderExcluir
  5. Sim projeto bonito, o edifício que, eu realmente gosto da foto desta biblioteca.

    ResponderExcluir
  6. Calu,

    E, posso perceber também, que ambos queriam aproveitar bem o tempo durante o cafézinho. Quantos assuntos eles abordaram nesse momento.
    Acredito que o papo foi bem legal, pelo ambiente que eles estavam.
    Eu gosto muito de um bate papo como esses, mas me falta companhia. A vida aqui, é bem diferente.
    Valeu pela boa conversa de hoje, mesmo que virtual.
    Um lindo final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sounds like you enjoyed an earful with your cup of coffee. I guess men like to talk as much as women. Have a happy weekend!

    ResponderExcluir
  8. Calu que delícia de escrita, menina! Foi como se eu estivesse na frente de um telão assistindo tudo e vendo até pormenores! É feio escutar? Onde se aprende não é não se vc souber disfarçar! No seu caso, como vc descreveu era praticamente impossível não ouvir! Um abração! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Viu, para uma rata de livraria que nem eu, nada como um Selinho Literário!!! Indicação mais do que certeira, que bom que gostou!!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  10. Calu bom saber que os homens também gostam de papinho informal assim como nós. Nada melhor do que uma conversa descontraída para passar o tempo. belo escrito, gostoso de ler. Fiquei imaginando a cena e você como espectadora.
    Obrigada pela visita hiper carinhosa. Adorei te ver por lá. Beijokinhas e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu! Lendo teu texto, percebi que você, como eu, não estava a escutar para bisbilhotar, e sim para aprender mais sobre esse universo curioso que é o ser humano. Somos normais...acho que sou um pouco anormal porque ainda prefiro mais observar do que falar, mas sempre aprendo muitas coisas. Inclusive como disse, as mais simples, de que não há nada melhor do que jogar conversa fora com quem gostamos.
    Seu comentário no meu post de hoje foi máximo, Calu, adorei! Os anos passam, e continuamos os mesmos. Precisamos evoluir. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Calu, creio que todos temos essa curiosidade quando estamos perto e duas pessoas que, animadamente, conversam, sejam homens ou mulheres. Dependendo do tema discutido, logo nos afastamos. Mas você, como observadora, ligou-se à motivação dos dois homens e constatou que, como nós, podem, simplesmente, manifestar opiniões enquanto saboreiam uma bebida deliciosa, o café. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Calu!!!
    Também sou ratinha de livraria! No momento estou me sentindo uma ótima compradora de livros, mas uma péssima leitora... Tá tudo acumulando :(
    Quanto ao papo alheio, me soou filosófico e costumaz. Eclético, como a vida deve ser!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!