quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"Maré tá cheia, fico na areia..."

(foto de Jean Manzon-1950) 

Longe de mim reclamar do tempinho camarada que veio nesse janeiro/fevereiro chuvoso.Tem muita gente de mal com o clima e se perguntando cadê o verãozão que deveria estar aqui?O vento levou!E enquanto ele sopra e a chuva lava, a natureza ganha maior colorido, mesmo que debaixo dum céu cinzento;o que não é empecilho para a animação do carnaval por aqui, que segue a todo vapor desde o meio do mês passado.

Já curti muito as folias de Momo.Fazia questão da fantasia e minha mãe que adorava carnaval era a primeira a sair em campo atrás da escolha do ano.Já fui bailarina, cigana, escrava, índia, pirata, melindrosa e outras tantas personagens, mas o que mais eu gostava era da maquiagem que a única oportunidade do ano me dava o consentimento de usar.Eu achava o supra-sumo da realização poder me maquiar.Uma conquista pra época de menina-adolescente doida pra imitar as modelos de capa de revista.Nem dava muita bola pro baile em si, dançava na rodinha familiar e me entupia de petiscos e refrigerantes pra acalmar o calorão que era impiedoso.

Com os filhos fiz repeteco da história.Fantasias, bailes infantis e depois noturnos, exceto nas vezes que viajamos no feriado, o que desagradava as adolescentes da vez e nós,os pais, tínhamos de nos dividir para atender as preferências com equilíbrio: passeios e bailinhos populares na cidadezinha aonde estivéssemos.No fim, ficavam todos satisfeitos. 

Há uns bons dez anos que ou viajo ou faço retiro sabático, a saber: escolho  e reservo as companhias para os 4 dias de folia__ livro(s), filmes, assuntos interessantes na TV, praia( se der), sombra e água fresca ( de côco, claro) e "lá vou eu, pela imensidão do mar..." curtir cada horinha preciosa que me aguarda.Tenho estes pequenos prazeres como dádivas reconhecidas.Depois de toda lida em casa e no trabalho eu me deleito com o ócio criativo que desfruto hoje em dia, aliás, amo esta nomenclatura dada pelo autor Domenico de Masi, e por falar em livro, acabei de ler "As memórias do Livro", de Geraldine Brooks, e adorei, não pela badalação merecida em torno da obra e da sua autora, mas porque realmente ele me sugou para suas páginas me prendendo totalmente em sua narrativa.Eu recomendo e muito, e dito isto, irei munida da minha fantasia de traje de banho, barraca e protetor, aproveitar o verão camarada na companhia dum bom livro da minha pilha de espera e depois descansar do descanso(rsrs).

Pra quem já vai começar seu feriado hoje: Bom Carnaval!
****

23 comentários:

  1. Bom carnaval Calu.
    Prá vc e pros teus livros!
    Eu também vou de leitura!
    Fazer meus neurônios sambarem... e muito!
    Um super descanso pra ti.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal saber um pouquinho do seu carnaval hoje: período sabático, pequenos prazeres! Curta muito!
    Anotei a dica de leitura.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo nada de Carnaval. Fico quieta, quando dá, vamos pro meio da natureza, verdes,crianças e paz. Evito estradas pois os loucos de todos os gêneros estão mais loucos nesses dias...Assim, ficamos curtindo e é tão bom! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu, qdo eu era solteira, na casa dos meus pais, nesta época de carnaval era uma loucura, meu pai era presidente de bairro e diretor de um bloco de samba, imagina! Meu pai entrava com um pedido junto à Prefeitura para interditar a rua para a construção dos carros alegóricos, minha casa servia de sede! E os ensaios da bateria? Eram em frente a minha casa, nem se podia ouvir tv, rádio ou qq outra coisa, rs. Já desfilei muito na avenida e adorava levar minhas sobrinhas nas matinês para pular carnaval no clube! Mas hoje, quero distância disso td, rs. Prefiro a calmaria e o aconchego do meu lar... não tem preço!
    Adorei o seu post e te agradeço por me remeter a esta época que estava guardadinha no cantinho da minha memória, rs. Apesar do tumulto e da bagunça que ficava minha casa, era mt divertido!
    Bjsss querida, fique com Deus. Boa noite!
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  5. Que felicidade você aí podendo usufruir da praia. Aqui em Cabufa, quando os turistas chegam, os moradores se enclausuram em suas casas ou vão para um clube particular. As ruas ficam entupidas e os nossos ouvidos são invadidos pelo som dos apartamentos outrora fechados. Se eu quiser ter paz, tenho que sair da cidade. Porém irei receber visitas... bom descanso!! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Oí xará!Como é bom ficr na areia e esperar a maré!Tomar um sorvete ou uma água de côco a beira mar!Mas é bom também ficar em casa e curtir o carnaval com uma boa leitura!Você está me devendo uma visita!

    Bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Calu.

    Um longo feriado que nos dá mil opções. Obrigada pela dica do livro. No Carnaval também tenho essas opções praia ou caminhadas pelos parques.

    Um bom Carnaval para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu!
    Nunca fui muito carnavalesca... meus pais não eram, meu ex-marido não é (apesar de ser carioca...) e meus (claro!!!) também não são.
    Mas gosto de ver desfiles de Escolas de Samba (embora não tenha preferida...). Gosto porque é arte e é bonito, mas nunca tenho paciência pra ficar vendo escola inteira... menina! samba enredo é muito chato!;-)
    Eu gostava muito de praia, mas... o vento levou??? o leão comeu???
    Comprei um livro digital. Vou "ler o carnaval" ;-)))

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  9. Ola

    Ócio criativo é também muito apreciado por mim. No seu relato carnavalesco me identifiquei com suas etapas e forma de vivenciar o carnaval.
    Grata pela partilha e dica de livro. Por enquanto ainda tenho tempo para leituras escolhidas e,como vc, vou dar uma escapada e com um livro na bagagem.
    Bom carnaval.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Bom demais Calu ! Hoje estou bem mais calma..rs
    um carnaval tranquilo e de paz
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Não vejo a hora que passa tudo isso...como vc fico em casa com muitos filmes rsrs e menina ta chovendo tanto aqui e esfriou se acredita? O tempo esta doidinho da silva sauro...rsrs

    ResponderExcluir
  12. Hi Sweet Calu,

    Happy Carnival!, thought that carnival from your city very famous.
    for sure beautiful moment;)
    have nice days

    ResponderExcluir
  13. Calu minha linda.. eu não gosto de Carnaval.. mas adoro esse feriadão..
    Pra curtir as formigas e ficar fazendo aquilo que mais gosto..
    Filmes.. comidinha caprichada.. net.. familia..
    Tem coisa mais gostosa?
    Queria muito ir pra praia... curtir o mar.. a natureza.. mas como não dá vou aproveitar o máximo esses dias de descanso..

    Um beijo minha linda e uma noite especial viu?

    ResponderExcluir
  14. Pois é Calu, tambem já fui um folião ate a ultima marchinha.
    Hoje prefiro estar distante e aí as praias pela manhã tem sido uma pedida constante.
    Um belo descanso para voce na paz e nas ondas deste mar lindo.
    Um abração carinhoso.

    ResponderExcluir
  15. Amiga, eu também tô indo pro meu período sabático para minha bat-caverna da serra. E tô mais que adorando essa fresquinha do último mês, tá bom demais!
    Também já fui algumas dessas personagens em carnavais infantis, mas nunca gostei muito da folia.
    Sortuda você em estar mais pertinho do mar, pode dar mergulho bem cedinho e se enfiar naquele kaftan verde. Hehe
    Gostei demais do título, lembrou-me um jargão antigo, bem carioca.
    Beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  16. ahh que bonitinha, imagino a pequena Calu andando fantasiada e toda feliz por estar maquiada :-)

    É, a gente la em casa tbm ia mt pros bailinhos. Eu nunca fui fa de ficar pulando em carnaval, qd crianca, so gostava de ir porque todos os nossos amigos iam, e eu queria era estar perto deles, era bom demais. Mas sempre me senti uma bocó, dancando e pulando no ritmo daquelas musicas, sei la, eu era mesmo uma bocó!

    Mas nao curto carnaval no Brasil, acho terrivel o que o povo faz, é tanta gente irresponsavel ,que enche a cara demais depois vai matar e morrer na rua.. gosto nao. E ainda tem essa terrivel mania nacional de nada funcionar antes e durante o carnavel, vixi,detesto isso.

    Faria igual a vc, retiro!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,Calu!!!

    Ah! Quando eu era criança adorava usar fantasia!! Mas o dinheiro era curto..então sempre éramos havaianas!!rsrsr Mas a diversão era garantida!!
    Já na adolescência abandonei a fôlia...e desde então prefiro os livros...rs
    Gosto mesmo é de sossego...ouvir o mar ou os sons da natureza...
    * Tenho este livro da Geraldine para ler, está na fila de espera...rs Uma das minhas manias de leitora é que cada livro tem sua hora...pode parecer bobagens mas quando é a hora certa a história me chama!
    Beijos,minha amiga tão querida!!!!!
    Tudo de bom pra ti!

    ResponderExcluir
  18. Churrasco na casa da filha é tudo de bom
    com piscina e minha neta linda comigo, carnaval
    só pela TV mesmo, não vou ao clube já não tenho
    mais paciência de estar no meio de tanta gente
    Vamos ser feliz minha linda amiga
    Bjuss e bom final de semana
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  19. Querida Calu, deixo pra vc meu forte abraço e o desejo de um final de semana de mts alegrias e um carnaval pra lá de animado! :))
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Calu,
    Eu já brinquei muito no carnaval!!! Fantasias mil... Saia em alguns blocos lá no RJ. Hoje já não curto mais. Acho que tem muita confusão e prefiro ficar em casa vendo os desfiles das escolas pela TV. Lendo, indo a praia e ficando com a família.
    Ah!!! A Monalisa não precisa ser feita no computador, pode ser a mão mesmo, ok?
    Bom feriadão e curta a festa de um aninho da neta. Sei muito bem o que é isso.rs...
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  21. Tb estou mais na areia nesse carnaval!...rss...gosto de ficar em casa nesses dias mais movimentados.A cidade fica tranquila...rss...tb já devorei alguns livros esses dias de descanso!Vou anotar sua dica de leitura,parece um bom livro e não li!Bjs e boa folia com bastante sossego!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia de segunda feira, vim deixar
    um abraço desejar uma bela semana
    E que seu feriado seja cheio de alegrias
    Agradeço sempre sua amizade que adoro
    Bjusss com carinho
    Rita!!!!º° ✿彡

    ResponderExcluir
  23. Oi, Calu! Minha infância também foi recheada de fantasias, nossa, como eu pulava nos Bailes Infantis! Mas depois, a vontade acabou, e eu passei a desejar o sossego de uma praia ou viagem qualquer. Mas geralmente, e a contragosto, acabo ficando em casa mesmo. Minha filha eu levei também para os bailes infantis, mas ela não era tão animada quanto eu, hahaha. No fundo, o carnaval é uma bela ocasião para cada um fazer o que gosta em sua mini-férias. Um abraço!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!