terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

"Lata d'água na cabeça, lá vai..."


(conto-verdade)

O "seu" José Macuco era homem de sorte.Lavrador de ofício herdado do pai. Nasceu no roçado pendurado no colo da mãe.Já moço destemido, foi juntando todos os trocados que podia e fazendo negócios com uns pedacinhos de mato aqui e acolá.Acabou, que hoje tem um pedação de rio no quintal; aquela aguaceira toda correndo sem freio.Belezura que enche os olhos de toda gente que ali se banha.

Num dias pra trás, dona Guapiaçu, vizinha de muito, lá ia na domingueira toda lamprera com a prole mode aproveitar aquele frescor todo nestes dias de maçarico aceso lá de riba pra cá pra baixo, quando ficou besta que só, vendo uma aguinha mixa correndo do lado das pedras lisas, ardidas de sol tinindo, como ela me contou:

___Vixe, seu Eufrates, fazia tempo que num via aquele banhado tão chinfrim.Uma dó!Os meninos até que (a)proveitaram bastante, sabe como é moleque, qualquer poça tá servindo, mas eu fiquei (a)bobada com aquela mingueira d'água.É, acho que o tal defeito estufa é brabo mesmo, credoincruz! 
*****
E põe brabo nisso!Todo verão eu peno com a falta d'água em casa.Meu queixo já caiu, meu bom humor despencou, só não cai água na torneira. Pode?Não, não pode, mas acontece, como muitos outros fatos inexplicáveis em nossa cidade.Já decorei a gravação da concessionária de águas repetindo a mesma ladainha:" o fornecimento está prejudicado pelas baixas nos mananciais...,etc,etc,etc"A caixa de emails deles está sempre cheia e eu concorro pra isto, e nada se resolve,E eu sem água e sem conseguir carro-pipa.Detalhe: pago.A conta, esta, não falha.Chega bonitinha todo mês.Enfim, o remédio tem sido ir pra casa de um dos filhos e só voltar à noite, como de praxe.Estou pensando seriamente em fazer um estágio na aldeia indígena que se estabeleceu em Camboinhas e aprender a dança da chuva.Só os céus podem me acudir nesta secura saariana. 
Saindo do local para o global, a crise de abastecimento é realmente muito séria em toda parte do mundo.Desnecessário repetir os alertas sobre o uso irresponsável deste bem, fonte de vida pra todas as espécies.Poucas são as pessoas que fazem reaproveitamento das águas possíveis, como da chuva;o qual vou aperfeiçoar aqui em casa.
O Brasil é um dos países com maior reserva de água doce do mundo, mas se não houver aproveitamento sustentável, um dia acaba.Não é vaticínio pessimista, é real e mais provável do que muitos crêem. 
Li que as águas dos rios Tigre e Eufrates, berço da civilização sofrem há décadas secas constantes: 

"...as secas constantes na região têm fechado fazendas ao longo das margens, vêm empobrecendo os pescadores e esvaziando as cidades e vilas à beira dos rios[...]" ( oglobo.com/blogs/economiaverde). 

Dizia minha avó que a gente só se mexe quando arde na pele e eu não discordo disto.Embora os movimentos de sustentabilidade tenham cada vez mais voz, ainda necessitam de vez, frente aos poderosos chefes de estado, frente aos maus hábitos de populações inteiras, sendo que estas são acessíveis de reeducação exitosa e confirmada mundo afora, mas há ainda muito chão pedregoso a ser galgado, só espero que com uma cobertura aquífera límpida e preservada para as futuras gerações.
--------------------------------- 
Imagem: panoramio.com/cachoeira da Quizanga-rio Guapiaçu


10 comentários:

  1. Olá, querida Calu
    Só quem anda pelo Norte e Nordeste do Brasil de perto (sem ser em vigem turística somente) pode compreender a exatidão do seu post... as latas d'água nas cabeças fazem parte do cotidiano do sertanejo que não se desespera porque confia na Providência...
    Mas, pimenta nos olhos dos outros... é refresco... como dizia, em outras palavras, a sua vó...
    Bjm de paz e orante

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente,Calu, essa é uma realidade. Aqui no Sul, na cidade onde moram minha mãe e irmãs, está frequentemente com racionamento d'água e tem um rio que a corta,lindo, mas mal tratado!

    O homem cavou seu próprio destino e além disso, desvio de verbas para obras e roubalheiras várias atrapalham também! PENA!!! Será que muda?

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Triste realidade...
    Falo tanto aqui em casa...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Pois é Calu,a questão é mais séria do que pensa e medra.Apesar de todos movimentos não vemos ação efetiva e o pior será inevitavel.Falo sempre de um livro do Inacio Loyola Brandão:"Não verás país nenhum", este livro é cada vez mais atual.Lá ele prevê São Paulo com uso de urina reciclada para atender o povo.O calor é geral e sabemos a origem deste efeito.Se não houver nem lata?
    Otima postagem para sempre e necessaria reflexão.
    Um abração amiga.

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale, Calu. O desperdício é gritante. Tenho consciência, mas me irrito quando vejo alguém lavando carro e as mulheres lavando as calçadas! Fica cara aos cofres públicos levar água limpa , tratada até as torneiras para depois usá-la para lavar calçadas. Precisei ver uma estação de tratamento d'água com os alunos para que eles concientizassem suas mães e pais.Você é escritora mesmo! Adorei seu post! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Calu
    O planeta água vai virar terra.
    Aqui nesta São Paulo, chove demais, mas não sei de ninguém que tenha a ideia de aproveitar a água. Lembro de quando era criança, tínhamos num canto do corredor um tambor que antigamente era usado pra transporte de óleo diesel. Comprava-se o dito, lavava-se muito bem lavado e a cada chuva, a água era direcionada da calha para o tambor. A água de lavar roupa ia diretamente do tanque para os quintais e garagens e calçadas. Era tudo bem distribuído!
    Práticas que precisam ser rapidamente adotadas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

  7. Olá Calu
    O racionamento de água é geral, a conversa é uma só..
    Mas o que falta mesmo é educação.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu!

    Já sofri muito com falta d'água quando morava em Recife. Lá existe racionamento no período de estiagem. Aqui em São Luís também há muito problema de distribuição, mas me corta o coração ver cano estourado jorrando agua potável na rua e também o desperdício que observo na própria população.

    Beijos!

    Selma

    ResponderExcluir
  9. Pois é Calu, sou a chata da torneira fechada, risos... a anos batalho para o não desperdício de água. Água é a fonte de vida vital que tem limite, reaproveitar e usar com responsabilidade para nossos netos e bisnetos é fundamental! Educação e esclarecimento tem que vir já.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  10. Wow, Calu mia cara, ma che belezza questa cascata. amo la natura da morire.
    come andata la nipotina piccolina, cosi bella lei.
    sicuramente una grande gioa di vederla.
    un abbraccio forte cara

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!