terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Desafio das Escolhas


(by Tica)

Brincando de ficção
Lendo uma sinopse sobre uma peça de teatro que está em cartaz em São Paulo, me interessei pela trama que baseia o enredo numa situação hipotética ( ou nem tanto) na qual o mundo estaria inflado de obras de arte que cada vez mais exigem espaço de exposição e acondicionamento.Para tentar resolver o problema, os dirigentes do setor propuseram que: "cada país do mundo terá de escolher cinco criações de seus artistas mortos a serem preservadas, enquanto as demais serão destruídas." 

Isto me deu o que pensar. Se fosse verdade, como se fariam tais escolhas? E as não escolhidas? Alguém teria mesmo coragem de destruí-las?Ai, nem quero pensar nesta possibilidade real.

Mas, o assunto me deu também,uma ideia: a de convidar vocês a escolherem 5 obras de Arte Brasileira (pinturas/esculturas) que gostariam de ver preservadas para as futuras gerações, caso algo tão funesto quanto o tema da peça fosse real. E então, topam a brincadeira? Basta deixarem em seus comentários a listinha escolhida por vcs e num prazo de 3 dias eu farei o levantamento das mais votadas expondo-as num post,certo? 
Está dada a partida.Conto com vcs! 


8 comentários:

  1. Legal,Calu:
    Pra mim a mais linda do Brasil é essa:

    Cristo Redentor


    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Estou com a Chica!
    Também escolheria uma obra de Tomie Otake ( eu a considero mais brasileira do que japonesa, vale?) e na pintura a Cuca de Tarsila, e Os Retirantes e o Mestiço.
    Difícil hein?! Espero

    ResponderExcluir
  3. Ops! Espero que a ideia dessa peça nunca precise acontecer!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Dearest Calu,
    So sorry for my belated comment, I DO appreciate your comment to my last week's green day post. Oh, I have to lean more about your country(^^;)

    Hugs to you from Japan, xoxo Miyako*

    ResponderExcluir
  5. Boa idéia Calu.
    Eu escolheria" Abapuru " e "Operários" de Tarsila do Amaral.
    "Vento Vermelho" e "Auto retrato" de Manabu Mabe que embora tenha nascido no Japão tornou-se um brasileiro de renome com seus abstratos.
    Adoro as cores vivas ,simplistas e criativas de Gustavo Rosa .Sua maneira peculiar de brincar com os pincéis me fascinam. Seu modo de ver o mundo de modo lúdico e humorado me faz voltar a ser criança. Dele destaco "O turista" e "Cooper"
    Boa semana para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Calu,
    que isso jamais aconteça, pois seria o indicativo de que nunca mais alguém poderia criar... com liberdade.

    Um dos quadros que eu gosto muito: Saudade, de Almeida Junior.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu
    Vc sempre inovando kkkkkkk. Eu escolheria as obras do Aleijadinho.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ei dona Calu, você sempre nos instigando a pensar sobre temas amortecidos, gosto disso e vou lhe contar, realmente nós nunca damos bola para nossos grandes artistas e como os temos!
    Romero Brito que vi de perto sua força e beleza lá fora, a incrível Tarsila do Amaral, o excelente artista plástico pernambucano Francisco Brennand e tantos outros que brilham aqui e lá fora.
    Meu marido curte os quadros de pintores como Manoel Santiago e Bustamante Sá e eu gostaria de ter em minha casa algum de Anita Malfatti, mas é somente sonho.
    Espero que fale mais sobre todos estes nossos grandes.
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!