quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

BC - Café entre amigos- Pena de morte: sim ou não?

A primeira Blogagem Coletiva do ano é proposta pela Patrícia Galis do, www.cafeentreamigos.com, no tema:
__Pena de morte:sim ou não?

Amã / Jordânia 

___ Aqui vcs podem sair à noite sem susto.Tem pena de morte.Ninguém vai lhes importunar, disse o guia jordaniano em espanhol, pro nosso grupo de turistas brasileiros.

Apesar de estar com o nariz grudado na janela do ônibus querendo capturar todas as imagens, ouvi bem as descrições,as referências feitas e esta declaração; há pena de morte na Jordânia.Muitas pessoas do grupo assentiram com a cabeça em sinal de aprovação diante do dito.Acredito que pensaram no conforto que era saberem-se em segurança garantida promovida pela existência da pena de morte.Compreensível para a realidade que vivemos em nosso país.

Aquela declaração me acompanhou pelo resto do passeio.Me questionei se as comparações que acredito tenham sido feitas pelos demais turistas, também me influenciavam, ali, léguas distante do Brasil, mas não, minha opinião permaneceu a mesma, apesar dos contrastes.Sou contra a pena de morte.

Por mais elaborada que uma sociedade seja e tenha seus três poderes bem alicerçados( o que ainda não é o nosso caso) ela é composta por seres humanos falíveis, suscetíveis, onde nem sempre a imparcialidade se sobrepõe a outros interesses, daí pra que injustiças e julgamentos falhos aconteçam, basta um deslize do sistema.E, esta incerteza, que pode ser de décimos nas estatísticas penais, representa uma vida; errada, violenta, que desmereceu outra vida, mas ainda assim, uma vida.Se formos repetir os erros que os assassinos cometeram estaremos assassinando com aparato legal e não vejo nisto, justiça.

A realidade que vemos e vivemos é oposta ao que desejamos para uma sociedade justa, porém, creio que se houver uma mudança profunda em nosso código penal obsoleto, será possível punir exemplarmente sem o recurso da pena de morte.Claro é que as vítimas da barbárie urbana merecem toda justiça e assim deve acontecer.Que os culpados sejam julgados, punidos, afastados e isolados do convívio social e familiar, inseridos num programa de funções diárias pra não permanecerem párias do sistema prisional vivendo às nossas custas como acontece hoje.Que as aberrações da espécie humana, aqueles que cometeram crimes hediondos, tenham prisão perpétua, com humanidade( que não possuem), e severidade na mesma medida, pois acredito que uma longa vida nestas circunstâncias é punição.

----------

25 comentários:

  1. Querida Calu,
    Muito lúcidas suas colocações, de uma pessoa que tem, além do coração, conhecimento sobre as nossas peculiaridades neste sentido.
    Não posso também compactuar com a ideia de ver pena de morte em nosso país, acho uma ideia muito primitiva e perigosa, ceifando vidas inocentes, principalmente num país cheio de espertos levando vantagens sobre tantos infelizes.
    Mas, temos que mudar as coisas urgentemente, não podemos continuar aceitando que uma Richtoffen tire a vida de seus pais, pegue 5 anos e amanhã esteja lépida e faceira nas redes sociais ou no convívio social novamente. O caso da filha da Glória Perez é um desses absurdos em que vemos hoje o assassino solto e escondendo-se atrás de uma religião dessas por aí.
    Concordo com uma prisão perpétua para estes e outros casos hediondos que estamos assistindo faz tempo. Acho que assim, estes seres abomináveis vão sofrer muito mais até o fim de seus dias.
    um abraço grande, carioca e calorenta


    ResponderExcluir
  2. Difícil opinar. Às vezes sou a favor, às vezes sou contra, pelo principal motivo que você mostrou: somos falíveis, poderiam ( e haveriam) haver injustiças numa condenação, como tanto já lemos, vimos filmes, etc.
    Inevitavelmente já desejei que houvesse a pena de morte, quando o caso era óbvio, não se tinha dúvida da autoria do crime. Seria apenas a lei. Não acho que seria um assassinato em cima de outro. Mas sempre fico na dúvida, mesmo.
    Principalmente se pensarmos que Ele é o maior justiceiro, demore ou não.
    Beijo, Calu.

    ResponderExcluir
  3. Bela participação,bem explicada e tudo bem ponderado! Aqui no Brasil seria temerável... Sem Justiça, ficaria perigosa tal aplicação...
    beijos, quase entrando em férias ,mas quando der e a conexão deixar, apareço...chica

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua participação vou responder com suas próprias palavras que foram perfeitas:

    Que os culpados sejam julgados, punidos, afastados e isolados do convívio social e familiar, inseridos num programa de funções diárias pra não permanecerem párias do sistema prisional vivendo às nossas custas como acontece hoje.Que as aberrações da espécie humana, aqueles que cometeram crimes hediondos, tenham prisão perpétua, com humanidade( que não possuem), e severidade na mesma medida, pois acredito que uma longa vida nestas circunstâncias é punição.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia ! é um assunto bem
    triste de falar, mas minha opinião
    é ainda incerta, não temos o direito de tirar a vida de ninguém, mas quando acontece uma tragédia ai a gente fica em duvida...Tomara que as leis mudem e rapidamente
    Abraços com carinho, essa postagem é muito boa
    Rita!!!!
    ♥♥ ☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆

    ResponderExcluir
  6. Parceira Calu, esta segurança que sentiu foi ilusória. Aliás, este assunto traz consigo um apelo emocional muito grande, creio até que desperte em nós um desejo de vingança (e não justiça exatamente) por mais que queiramos negar.
    Eu disse que a segurança que sentiu foi ilusória porque países onde a pena de morte é tomada como punição não diminuiu os índices de criminalidade e até o sistema dos países mais desenvolvidos é falho.
    Aqui no Brasil seria muito pior, o caos e a injustiça prevaleceriam.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu!
    Tema extremamente reflexivo.
    Atualmente a neurociência tem nos apresentado as variadas síndromes, transtornos, distúrbios e diversos graus de deficiência intelectual que acometem os cérebros (sobretudo masculinos), que devem ser consideradas a respondermos a questão.
    Um beijão caipira.

    ResponderExcluir
  8. Hi sweet Calu,

    Pena de morte?, honestly I am not agree. NO Human being in this earth decide our death even we do criminal life.Only God who decide our life.
    Should be there a justice in this world which never exist ;(
    wishing you a nice day

    ResponderExcluir
  9. Calu, em verdade, aquele post de IRONIA DO DESTINO foi apenas uma chamada. A web série (série virtual)tem um blogue exclusivo pra ela e o primeiro episódio estreou há dois dias atrás. Serão publicados um episódio a cada domingo.
    Lá, sou mais próximo aos leitores, por serem poucos, então respondo os comentários e acaba sendo um ótimo bate-papo entre autor / leitor.
    Se quiser ser leitora, sinta-se completamente bem-vinda e convidada:

    => CLIQUE => IRONIA DO DESTINO - SÉRIE VIRTUAL...

    Obrigado pelo interesse e pelos comentários.

    ResponderExcluir

  10. Olá Calu,

    Suas colocações estão muito bem postas e as subscrevo integralmente.
    Sou contra a pena de morte. Apenas a Deus cabe determinar o instante do final de uma vida, embora muitas vidas sejam ceivadas antes do tempo por serem humanos bárbaros que não a valorizam. A prisão perpétua, creio eu, já seria uma punição à altura dos crimes hediondos, pois ainda restaria aos criminosos a oportunidade de repensar seus atos e quem sabe arrependerem-se, aliviando, talvez, a lei eficaz do retorno. Como você bem disse, nosso sistema é falho, o que poderia culminar com a morte de inocentes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Olá querida Calu...não estou participando da BC, passei para deixar uma gostosa palavra....e carinhos por ter passado com você 2012, para aprender, compreender, entender e me apaixonar por blogues tão lindos como o seu...
    Sobre a pena de morte, penso que ninguém tem o direito de tirar a vida de qualquer pessoa, por mais que tenha errado, nunca minha verdade vai ser a verdade do outro.Eu acredito que Deus tem seus desígnios.Não sei, também tenho dúvidas.É complicado, mas já pensou se fosse um filho nosso que estivesse a beira da pena de morte...eu já estremeço com isso.Não concordo com os direitos humanos para os que não cumprem a lei(presos assassinos), pois a vítima não tem esse mesmo direito.(Quando se fala em presídios(já puxando para o outro lado)os presos deveriam construir sua própria prisão e plantar seu próprio alimento, não o povo deveria pagar por isso.Trabalhar nas estradas, isso seria um trabalho pesado e melhoraria muito nossas estradas no Brasil.
    Paz e bem
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Calu,

    Penso como você, acho que em nosso país seria uma pena para pobres, desvalidos e passaria a constituir , em alguns casos, uma vingança pessoal. Cocordo com uma pena maior para criminosos em todos os patamares, incluindo aí políticos e bandidos comuns(existe esta classe?). Prisão perpétua com trabalhos em fazendas do Estado, visando a produção de alimentos para asilos e orfanatos, creio que seria uma solução perfeita.
    Sua colocação foi perfeita, amiga!
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  13. Uma excelente participação.
    Muita regalia para quem não merece, prisão perpetua sem direito a nada com certeza iriam pensar mil vezes.

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu! Vim conhecer o seu blog e o achei bem interessante. Seu texto é brilhante e bem argumentado. Tb penso como vc, sou terminantemente contra a pena capital. Porém, mudança na legislação se faz urgente e cabe à sociedade produzir leis mais justas e que lhe permita punir os infratores de modo humano, com revisão no sistema prisional e trabalho para que os detentos paguem pelos seus custos. Essa discussão é antiga e ela só se esgotará quando a sociedade, alienada em vários sentidos, der seu tão esperado salto de qualidade. Enquanto isso, vivemos esse despautério de injustiça. Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post viu, sou contra mas tem horas que dá vontade de fazer justiça com as próprias mãos, nossas leis tem que mudar rápido são uma vergonha.

    ResponderExcluir
  16. Excelente participação!
    Tema dificil.
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto. Pena de morte não é o caminho para uma sociedade mais justa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Otima reflexão Calu para este tema tão em voga,mas que me causa medo,diante das falahas que nosso proprio codigo incorre.Sempre tive a conciencia que pena de morte no Brasil seria um exterminio a pobres de periferia.Quais os crimes que seriam elencados justamente por aqueles que lesam a patria amada? Crimes politicos como temos convivido,em alguns paises seriam levados para o "Paredon", então não dá para discutir pena de morte num pais onde a famigerada corrupção vive livre e solta,nunca punida com o rigor que requer.
    Voce foi brilhante minha amiga e merece meus aplausos.
    Um belo fim de semana com meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  19. Concordo, plenamente, com você. Sou contra a pena de morte porque os homens são falíveis, influenciáveis, sujeitos a inúmeras circunstâncias que possibilitariam injustiças incorrigíveis. Já as vemos em outras penalidades aplicadas e tirar a vida de um inocente é inconcebível. Mas sou defensora da redução da maioridade penal. Se um jovem pode votar aos 16 anos, considerado capaz para uma decisão tão importante, porque não pode, como um adulto que é, responder como os demais por seus delitos?
    (Obrigada pelos cumprimentos e pelas palavras que me deixou, em dia tão especial)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Olá Calu, plenamente de acordo com a sua posição que aqui deixou tão bem explícitada! Sou contra. Só Deus pode tirar a vida, porque Ele no-la deu também.Grande abraço. Ailime

    ResponderExcluir
  21. Oi Calu!
    Falou bonito e bem.
    PENA DE MORTE = ASSASSINATO PREMEDITADO... segurança a este preço é inaceitável.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  22. Olá Calu!

    Gostei muito de ler as tuas palavras, pois elas revelam a grandeza da tua alma. Todos nós erramos a qualquer momento, mas matar penso que é das piores coisas que se pode fazer. A pena de morte, é assassínio.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Calu...

    Gostei muito do seu ponto de vista.
    Como cristã também sou contra, mas ver tanta violência, com a vida valendo nada, pra crimes hediondos confirmados, com provas reais, eu sou a favor sim. Mas quem somos nós pra tirar a vida do outro? Uma situação difícil.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Calú
    Sou também contra a pena de morte, suscetíveis a falha humana. Faz se necessário uma pena privativa mais eficaz e sem distinção de classe social.
    Mesmo em se tratando de pena privativa de liberdade por crimes comuns, já vi mandados de prisão cumpridos contra pessoas inocentes por serem homônimos. Neste Brasil afora a maioria detém os nomes de João, José, Antonio, etc.
    com sobrenomes Silva, Alves , Souza e comumente os nomes dos pais também coincidem.
    Uma situação que enfrentamos no geral difícil de solucionar. Mas ainda acredito numa sociedade mais justa e eficaz .
    Muita luz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Pena de morte não mas leis mais severas que realmente faça o individuo pensar mil vezes antes de cometer crimes o que temos hoje é um sistema falho.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!