domingo, 2 de setembro de 2012

Semeando Amor, Humor e Significado


Aceitei o convite da amiga Sandra Portugal, do http://projetandopessoas.blogspot.com, para participar desta coletiva em comemoração aos dois anos de seu interativo blog.Nesta proposta ela nos motiva a falarmos sobre o trinômio : Amor, Humor e Significado.

__ Como você vivencia o Amor em sua vida pessoal, e o adota em sua vida profissional.

Somos seres históricos e afetivos por excelência.Na infância recebemos mais amor do que damos e à medida que crescemos vamos percebendo que esse sentimento é muito mais intenso quando trocado, ofertado e disseminado.
Ao ter consciência afetiva, deixei-me conduzir na clara vivencia e demonstração deste amor que nutro pelos meus entes queridos, amigos e amigas, alunos(as) e colegas.Um abraço carinhoso sempre, uma declaração de amor todo dia, um ouvido disposto a quem quiser usá-lo,cuidados e atenção, um colo permanente, palavras de incentivo e encorajamento para todos e todas com quem vivo e convivo. 

__ Qual é o lugar do Humor em sua vida? 
___ E no trabalho, você sinceramente pratica o Humor? 

Um olhar leve para as situações da vida.Claro é, que se a situação possibilita, fica mais fácil transformar desagrado em melado.
No meu trabalho, especialmente, o Amor, o Humor e o Significado entravam juntos em sala de aula todos os dias, são ingredientes imprescindíveis para uma educação-cidadã.

___ Qual o Significado da tua vida?
___ E que Significado tem o teu dia-a-dia profissional? 

A bandeira que empunho é a de fazer o bem não importa a quem. É clichê, porém, há aforismos que traduzem resumidamente o que levaríamos muito tempo explicando, neste caso, à afirmação da primeira frase, junto esta: Se eu não puder somar, não dividirei. 
Em minha vida profissional, agi exatamente como na pessoal, significando as ações na formação instrucional e cidadã de todos meus alunos(as), espalhando afeto, sorrisos e abraços.

Os professores comprometidos com uma educação ampla e irrestrita , trabalham ao longo da vida projetando pessoas com Amor, Humor e Significado, sedimentando os caminhos futuros das novas gerações.
**** 
Parabéns Sandra, pelos dois anos de um espaço maravilhoso, promotor de Amor e Reconhecimentos.
Obrigada pelo convite.Fico muito contente em participar da festa.
Calu 


hydrangeus

14 comentários:

  1. Adorei tuas respostas e modo de encarar tudo isso na vida! beijos, lindo domingo!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha querida!
    É por isto tudo que sou sua fã!!!
    Nem vou falar de profissão em geral, falo da que conheço, da que exercemos: se o professor não for como você foi e é, se não puser amor, humor e significado, fica muito difícil a tarefa.
    Encontrei alguns por essa minha vida de ai meu Deus que não se importavam, em compensação, só os conteúdos de suas disciplinas eram absorvidos, quando eram. O que você faz é ir mais adiante: é enxergar o ser humano, como vc disse, o cidadão!
    Bjssssssssssssssss,, quérida!

    ResponderExcluir

  3. Oi Calu,

    Linda a sua participação. Suas respostas demonstram sua
    sabedoria e capacidade para conduzir sua vida bem como para lidar com pessoas, projetando-as para a vida com amor, humor e significado.

    Ótima noite.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Estas propostas nos dão a chance de conhecer um pouco mais os amigos virtuais. Gostei do que li.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Calu,querida!
    E eu posso atestar e confirmar para todos seus seguidores que você é assim mesmo em seu percurso por estes caminhos que a vida nos leva. Sempre com o cuidado em manter um bom convívio, com leveza e humor, coisas imprescindíveis no ser humano e que você tão bem sabe traduzir.
    Aproveito para parabenizar a Sandra e seu blog por estes dois anos, que sejam sempre assim, para acrescentar brilho e coisas boas pela blogosfera.
    beijos cariocas



    ResponderExcluir
  6. Gente amiga,
    estou a dias com uma tosse braba, febre e desconforto.Assim que me sentir bem, irei visitar a todas.
    Boa semana,
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu!
    Muito legal a sua participação! Nos mostra o seu comprometimento com a sua profissão de acordo com as suas convicções na vida, de se dar da melhor maneira possível. Estes ingredientes fazem toda a diferença.
    Beijinhos e uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua participação amiga...adorei ler mais sobre como você pensa e age e só posso dizer que te admiro sempre... mais e mais.
    Beijinhos, boa semana,
    Valéria
    *melhoras, querida

    ResponderExcluir
  9. Amiga Calu,

    Boa noite!

    Gostei de sua sinceridade e de tuas respostas tão significativas...professores somos durante toda a vida,mesmo após a aposentadoria, que é o meu caso. Nossos ideais permanecem e por toda a nossa vida nos acompanham.
    Parabéns,amiga!Bravo!

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  10. Calu minha querida amiga, que leveza em suas palavras! Que bonita participação transbordando Amor, Humor e Significado!
    Agradeço de coração sua homenagem ao Projetando Pessoas, você é uma das pessoas super especiais que conheci por aqui e a quem admiro imensamente!
    bj carinhoso
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  11. Não sabia da blogagem da Sandra...
    Concordo com você que é preciso levar a vida de forma leve, com mais serenidade para "transformar desagrado em melado" e como isso é difícil atualmente! As pessoas já acordam de bico, para tudo têm uma reclamação e passam o dia como se estivessem condenadas à própria sorte! Não fazem nada para modificar suas vidas, como se o desânimo estampasse suas almas.
    Sou fã da sua profissão!! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida Calu
    Estive numa missão de mais uma semana e só hoje posso passar por aqui...
    Deixei post programado pra participara com vcs e está no meu de Amor no dia 2 também...
    O colo permanente e as palavras de incentivo são o meu forte também... Isso é amor do mais puro nível que podemos doar porque o recebemos do Criador...
    Deus te abençoe!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  13. Oi flor!

    Que blogagem colectiva legal!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  14. É bem mais fácil levar a vida leve, com bom humor do que ficar tenso... isso realmente não resolve nada. Já chega a profissão de professor que é tão intensa e apaixonante... imagina ficar tenso o dia todo?

    Gostei muito, Calu!

    Beijos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!