terça-feira, 17 de julho de 2012

Livros em Movimento

Em minhas andanças semanais pelas livrarias da cidade( são apenas cinco, snif), estava xeretando na estante infanto-juvenil para achar um presente e lá fiquei bom tempo lendo os títulos, as orelhas, descobrindo novos autores e editoras.Uma atualização que adoro.Enquanto estava na ativa, eu sabia dos lançamentos, dos clássicos do gênero, dos populares, dos nem tanto assim, afinal a cada início do ano letivo tínhamos de escolher cinco títulos que seriam subdivididos pelo nº de alunos em sala, para ao longo do ano ser feita a leitura de todos em rodízio na classe.E, dava ultra certo.Cada aluno adquiria um título e lia cinco ao longo do ano.

Leitura atrativa, lúdica, aventureira, sem cobranças antiquadas de interpretações maçantes ou resenhas, coisa que o valha.A leitura em seu estado primário: prazeroso;e melhor,desenvolvida num clima de cooperação, compartilhamento e reciclagem.Isto há mais de duas décadas.

Sei que esta prática não foi só minha, contava com muitas replicações na área educacional e como devia de ser, hoje tem atuações em grande escala.É o caso do movimento ao qual fui apresentada pela dona da livraria:o " Recicla leitores", uma campanha de arrecadação permanente de livros doados a comunidades carentes, instituições de saúde, de assistência à criança e ao idoso e afins.Corri em casa, selecionei dois livros e fui doá-los rapidinho.

Lembrei-me do post do amigo Cacá (Uaimundo, blog do Cacá), que citou a pesquisa feita sobre o baixo índice de leitura entre os homens. Mudança registrada nas duas últimas décadas, refletidas por novos atrativos que teriam desviado a atenção masculina do universo da leitura.Há que mudar-se esta situação, né mesmo? 

Pois  me caiu em mãos a crônica da Martha Medeiros com o título: Livro, um alvará de soltura, onde declara de fonte segura que saiu uma norma recente para os detentos de penitenciárias federais que se dedicarem à leitura de obras literárias, clássicas, científicas ou filosóficas,estes poderão ter suas penas reduzidas em até 4 dias, podendo chegar a 48 dias /ano, porém haverá uma comissão julgadora avaliando a resenha de cada título lido.

Há muitas campanhas pró-leitura de braços abertos para que Você( nós) os encha de livros!
"O livro é um passaporte carimbado para  o universo."
------------------------ 
Referências: reciclaleitores.blogspot.com

Imagem: ilustração_Kestutis Kasparavicius

13 comentários:

  1. Oi Calu
    Que legal essa movimentação de livros...
    Uma verdadeira "fábrica" de novos leitores!

    E a ilustração que vc usou neste post, completa a ideia de liberdade através da leitura.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Calu! Vamos fazer um movimento em prol da cultura, vamos exercitar nem que seja um pouquinho da nossa cidadania e proporcionar aqueles que não tiveram oportunidades na vida, a sensação boa de ter um livro nas mãos.
    Onde é esta livraria, preciso levar também minha contribuição? muito bacana de sua parte.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  3. Calu,o livro está se tornando cada vez mais libertador,com certeza!Muito interessante seu texto!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu!

    Boa noite!

    Olha,amiga,sempre envolvi meus filhos e meus alunos em um clima propício á leitura e tive bastante sucesso nesta parte.Hoje,tenho um neto que não dorme sem ler e uma netinha que vai pelo mesmo caminho,graças a Deus.
    Que bom existir este movimento em sua cidade,tomara que várias mãozinhas recebam a sua "chave da felicidade",pois para mim é isto que um bom livro representa,trazendo sonhos,incentivando a imaginação e nos fazendo encontrar novas e belas realidades.

    Que esta ideia frutifique e atinja as crianças e os adultos também.

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Essa movimentação é linda e proveitosa.Necessária! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  6. *Calu, eu não sabía desse movimento Recicla Leitores !

    *Garota, gostei desta frase no teu blog :

    "Podemos ver o infinito num grão de areia,e a eternidade em uma flor!" Willian Blake

    *Estudei este poeta na faculdade !!! :)

    ResponderExcluir
  7. *Nossa amiga Chica é UM LUXO : "beijos praianos" !!!

    (kkkkkkkkkkkkkkk).

    ResponderExcluir
  8. Hoje minha postagem falo um pouco de mim
    postei uma entrevista feita por uma amiga de todos nós blogueiros.
    Creio que falei um pouco de tudo sobre mim.
    Espero sua presença para comentar essa postagem.
    Deixei um pedacinho de mim na postagem
    quero compartilhar minha vida com as pessoas que faz parte
    da minha vida.
    Para mim amizade virtual não existe
    a pessoa é aquilo que é na vida real ou virtual.
    Os nossos valores jamais conguiremos esconder
    nem alguns defeitos que todos nos temos.
    Beijos no coração com carinho,Evanir.

    ResponderExcluir
  9. Isso posto, o detento que entrar para a cela alfabetizado, tal qual os infratores que possuem curso superior serão beneficiados. É o Brasil desfavorecendo aqueles que não tiveram condições para estudar. Melhor seria a alfabetização para detentos? Estou articulando sem mesmo saber se a alfabetização existe nos presídios. O que tenho observado são as bíblias, muitas bíblias, pois sabe, o bom comportamento...
    Soube também de uma pesquisa que diz que o brasileiro compra livros e não lê. Será o caso dos meninos? Estariam eles querendo impressionar as meninas?
    Essa prática de rodízio de leitura de livros dentro da sala de aula, pratiquei muito! Tive professoras ótimas que não me saem da lembrança.
    Calu, você conseguiu escolher o livro?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia

    Considero a leitura uma viagem através do mundo (físico e mental) cujo o passaporte é o desejo de ampliar os horizontes.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. A lei já previa a remição da pena através do trabalho e estudo do detento. Essa norma mencionada na crônica de Marta Medeiros trouxe mais eficácia na avaliação do condenado para a sua ressocialização.
    Achei interesante esse movimento Recicla leitores.
    Calu
    Postagem muito oportuna, amei.
    Um lindo final de semana para você
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,Calu!!

    Puxa!Isso sim que é uma ideia iluminada!!!
    Não conhecia este movimento!
    Beijos,minha linda!

    ResponderExcluir
  13. Olá Carmen e amigos.

    Fiquei muito feliz quando o meu marido me apresentou o seu blog onde fazia menção ao Recicla Leitores. Muito mais feliz fiquei ao ler que também fez a sua doação com tanto entusiasmo e carinho. Não tenho como agradecer. Ou melhor tenho sim, te convidando para participar da mágica entrega de livros que ocorrerá em outubro ainda sem local definido (acompanhe o blog e o face para maiores detalhes a partir de setembro). Mágica porque é um momento único de alegria e satisfação sem fim para quem doa e para quem recebe.
    Beijos, sucesso e obrigada!
    Aline Lucas
    Facebook Recicla Leitores
    Site www.reciclaleitores.com.br

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!