domingo, 13 de maio de 2012

Roda de Interação/Dia da Família-Data múltipla

Eu e minha primeira filha(1974)

Os quatro sapecas e um priminho.Carnaval de 1984

Ah eu entrei na roda,
ah eu entrei na roda-dança...
integrada pela Norma do: pensando em família.com que me fez esse gentil convite.

As fotos não negam o tempo em que aconteceram.Já lá se vão 38 anos desde a 1ª foto, a que aparece ao alto do post. Esta mocinha, sou eu, aos dezenove anos com minha primeira filhota aos três meses de idade.Mãe de família, a minha família, começada catorze meses antes deste dia aí fotografado.Para além dos sonhos acontecidos entre noivado e casamento, o cotidiano da vida em família tornou-se real: éramos três,e com que seriedade me dei conta disso.

Havia um ano que morávamos em Brasília, para onde meu marido fora transferido.Longe das famílias e numa terra praticamente desconhecida.Eu, filha única, pouco tive contato com bebês, de modo que não tinha ideia dos tratos e cuidados necessários. Minha mãe e minha avó ficaram comigo durante o primeiro mês, depois precisaram cuidar de suas vidas, claro, afinal a filha era minha e eu precisava assumir o posto em plenitude.

Assim lá ia eu mudando as fraldas com todo cuidado para não espetá-la com alfinetes.Fervendo as fraldas no tacho para retirar as manchas, passando-as a ferro no tempinho aproveitado duma sonequinha da bebê.Aprendendo a cuidar das cólicas, fazendo papinhas de legumes e todas essas tarefas que os bebês requerem.

Enquanto cantava embalando-a ia fazendo planos para o futuro.Eu e o marido queríamos uma família grande  com os irmãos crescendo juntos.O lugar favorecia nossos planos.Espaços abertos, muito verde, uma cidade em crescimento. E, não demorou muito para a família crescer e acontecer tornando-me cada vez mais consciente da minha maternidade, agora quadruplicada, completamente envolvida por estas preciosas vidas que me foram entregues.

Em Brasília me fiz mãe, cresci e amadureci, virei gente grande e responsável por outras gentes; meus filhos amados, que entre erros e acertos foram criados num clima de muito amor , proteção e cuidados para  serem educados como pessoas íntegras.Uma família grande com seus bons e maus momentos partilhados.Um por todos.Todos por Um.

Não importa o número de pessoas que compõem a família, o que realmente importa são os elos de amor, dedicação, respeito e união entre essas pessoas que as identificam como sendo de uma mesma família, natural ou escolhida.

  Quando todas as pessoas se sentirem integrantes das famílias: a sua e a universal, e esta verdade concretizar-se nas mentes e corações de toda a gente, o mundo será  ideal.
-------------------------------- 
Aumentando as alegrias deste dia festivo, comemoro hoje os dois anos de existência do Fractais da Calu, agradecendo de coração às visitas e o carinho recebido pela presença querida dos amigos e amigas que aqui vem, sempre me presenteando com essas maravilhosas trocas de afeto.
Muito Obrigada a todos vocês! 
Bjkas!
Calu
Imagem: chefcake.com

23 comentários:

  1. Olá Calu

    Homenagear, celebrar o dia da família, falando sobre sua própria família foi uma excelente idéia. Mostra a dedicação, os erros e acertos ao longo da vida para o alcançe desta meta maior (sentido da vida) de viver com amorosidade. Grata por abrir seu espaço para esta Roda de interação associando-a aos festejos pelo niver do seu blog.
    Sinto-me feliz por estar nela. Grata pela participação espontânea, real e amorosa.
    As postagens estão somando-se em idéias.

    Feliz dia das Mães

    ResponderExcluir
  2. Que linda tua história de família e mãe...Adorei ver detalhes e parabéns pelo dia e ainda, pelos 2 anos do blog que adoro! beijos,tuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Toda familia passa pela figura da mãe, o sustentaculo desta instituição.Linda historia amiga, assim sabemos porque voce é sábia e tão simpatica para com todos. A vida nos molda e nos faz seres belos e uteis,assim como voce.
    Parabens duplo amiga.
    Um dia de paz e alegrias no derrame de amor.
    Especial abraço a voce Calu.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Linda historia de vida, a familia passa pela figura da mãe.Assim temos uma dupla postagem com beleza declarada do que o amor pode fazer.
    Um especial abraço Calu com todo carinho e admiração.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Linda foto, lindo texto, linda vida! Amo pessoas de verdade que lutaram e conseguiram, fiquei pensando quatro filhos, tanto tempo e você ai firme e forte, que exemplo. Amei Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  6. Calu, parabéns pela família e pelos dois anos de blog.
    Família é nossa base, quando a encontramos forte, feliz, somos adultos melhores (ou deveríamos ser). Não gosto das mudanças, está tudo muito confuso, mas o importante é que o amor exista, incondicionalmente, entre os membros de uma família.
    Beijo, boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Calú, queridíssima!
    Você é um exemplo lindo de como uma mulher, mesmo tão jovem, pode fazer uma família e cuidar dela sozinha, ou melhor, ela e o marido. Vejo hoje tantas mulheres que precisam de um séquito para cuidar de um simples bebezinho. Vejo também outras que são versáteis, trabalham, estudam, são mães e mulheres nos dias de hoje com muita garra e sacrifício.
    Tiro meu chapéu pra você, cara amiga, tão jovem criou seus 4 filhos distante e sem mãe por perto, hoje ainda continua distribuindo amor e carinho a todos eles, inclusive aos netinhos que estão chegando.
    A família é mesmo um núcleo importante, pois é dela que sairão os homens de bem para o mundo e se a mãe e o pai, souberem dar estes direcionamentos precisos, teremos um país melhor e mais justo.
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhh, e quase esqueço de parabenizá-la pelo aniversário do blog. Que maravilha! Desejo muito e muitos anos por aqui, interagindo, trocando ideias, trazendo lindas poesias, e fazendo deste pedaço, um lugar de bons encontros e palavras de amor e carinho.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ah eu também entrei na roda mas só hoje estou podendo visitar. A roda da vida é mesmo essa que você referiu, aprendendo a trocar fralda e alimentar pessoas e sonhos.

    Adorei o relato da história da sua familia. Uma mãe tão novinha mas que felizmente teve o acalento da mãe e da avó no principio de casada.

    Parabéns pelos 2 aninhos de blog.
    Espero que tenha passado um dia das mães maravilhoso.
    Beijinhos querida Calu. Sempre nos encontramos nas muitas rodas da vida blogueira.
    Rute

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu, as fotos já dizem TUDO, o tempo , os registros a vivência, o esteio ..
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!

    Que linda homenagem fizeste,partilhando um pouco de sua vida conosco!!Obrigada!
    E seu blog fez dois anos no domingo!!!!!PARABÉNS,minha amiga!!!!Que venham muitos anos mais!!!Parabéns por este blog, tão belo, cultural e inteligente!
    Beijos e meu carinho.Mesmo atrasada...Feliz Dia Das Mães!
    *Meus filhos pegaram viroses...primeiro a Ju depois o Ni...e estou desde quinta envolvida com eles.Por isso não postei nem visitei.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Calu
    Uma família sempre dá certo (com erros e acertos) quando o amor impera. Sei que foi assim que vc criou sua turminha. Parabéns por isso.
    E parabéns pela aniversário do blog.
    Vir aqui te visitar é muito bom.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Calu,que foto mais linda vc e sua filha!Um texto com linda história de vida!Parabéns pelos 2 anos de blog,que eu admiro e gosto de ler sempre!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Que linda sua participação, fotos e história...fez eu viajar no tempo e lembrar do começo da minha família, que assim como você foi longe dos familiares, tive que aprender a fazer tudo sozinha, mas foi um belo aprendizado rsrsrs... belos tempos, aqueles...
    Parabéns pelos dois anos de seu blog, adoro vir aqui, é sempre muito enriquecedor, que muitos outros anos possamos comemorar todos juntos muitas aprendizagens e amizades.
    Minha querida tenha um boa semana, beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Homenagem duplicada. E merecida.
    A vida e seus doces momentos. Que saudade de um colinho de mãe...
    Lindas fotos.
    Beijo, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  16. Calu, muito linda sua história, seu esforço, sua garra. E está aí sua vida coroada de amor...
    Grande beijo pra você!
    Tais

    ResponderExcluir
  17. Recordar esses momentos, é renovar a alegria de ser mãe. Não pra esquecer tudo de bom que vivemos em família, por eles e para eles.
    Parabéns pela coragem multiplicada por 4 e também pelos 2 anos de blog!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Cada família assim que eu vejo reforça em mim a sensação de que o mundo é mais fecundo do que se apresenta e a esperança de que pode e deve ser bem melhor do que é. Parabéns pela constituição tão importante e pelos 2 anos do blog. Abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  19. Calu, família é benção porque aprendemos a viver a paritr do nosso lar. É nele que começamos a ver diferenças e aprender que respeito é essencial, sempre. É nele que entedemos que amar tbm é impor limites, que amar é se respeitar tbm e não ceder todas os desejos do outro. É uma verdadeira escola, sem dúvidas.
    Linda sua história. Parabéns pelo niver do bloguito :)

    beijos de luz e carinho na bochecha.

    ResponderExcluir
  20. Uma trajetória de amor, cuidados e intenso aprendizado.
    Que bela família, grande e amparada por seus membros: um por todos, todos por um.
    Senti saudade das fraldas que troquei (tb usei alfinetes e lavei fraldas de pano!), muitas vezes acho que deveria ter tido mais um, pra ficar com um trio!

    Abraço, Calu!

    ResponderExcluir
  21. Gente querida,
    agradeço de coração as gentis palavras, os gestos , o carinho presente em cada comentário. Obrigada tbém pelos parabéns ao blog, o que muito me anima.
    Nossos encontros são sempre uma festa muito esperada!
    Bjkassss.

    ResponderExcluir
  22. Querida
    Como os bebês andavam enroladinhos em nosso tempo, não é??? Que saudade desse aconchego!!! Mas os netinhos vão sarando o coração... certamente!!!
    Feliz níver do seu Blog e pra vc que é uma blogueira exemplar!!!
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  23. Calu, parabéns pelo aniversário do blogue!!
    Ah, fiquei envolvida com a sua história, te imaginando lá longe em Brasília, sem chance da família te ver e a família só crescendo... Talvez a distância aproxime mais certas pessoas pois elas se alimentam do afeto. Aquelas que vivem longe e que não se alimentam desse afeto, se esquecem do que já sentiram. A distância nesse caso é benéfica!
    Parabéns por ser essa mãezona!! Sei como é ficar longe de casa, isso dá um aperto no coração...
    Beijus,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!