segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Luxo do Lixo - Teia Ambiental


Ando à cata de boas notícias e isto não é de hoje, afinal, há que se revelar o que de bom e positivo acontece por aí, pois o negativo é que domina todas as mídias.Desde uns anos que já evito acompanhar assiduamente os jornais e similares, mas não me desliguei totalmente, claro, senão viro uma alienada e não é esta minha intenção.

Quando me vi diante da 1ª página em branco deste blog tinha claro em mente que queria fazer daqui um veículo ilustrado de boas palavras, reflexões e acontecimentos,sem abrir mão da realidade. Por isso toda vez que me chegam às mãos assuntos relevantes, corro pra trazê-los aqui e compartilhá-los com vocês.


Apesar de aposentada ainda mantenho laços com colegas da ativa e fiquei sabendo dum projeto feito em 2008, em Blumenau , pela escritora Cristina Marques que implantou o "Troque Lixo por Livro."Realizando a atividade em postos diferenciados da cidade e também por meio da venda de material reciclável e em parceria com empresas.Sucesso comprovado, o projeto faz parte do calendário oficial.


"___ Vou continuar lutando para formar um nova geração de leitores e brigar para termos uma identidade cultural regional."Disse ela em entrevista ao Jornal: A Notícia de Joinville.


Pois este projeto inspirou algumas professoras da rede municipal de Niterói que já o implantarão com as devidas adaptações, no dia 5 de junho próximo: Dia do Meio-Ambiente.




Fonte e imagens: jornal A Notícia( Joinville)

17 comentários:

  1. E tens conseguido fazer o que te propuseste. Sempre nos encanta. E essa notícia foi mesmo uma boa! Vale muito essa troca!! beijos,chica, linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi carinhosa Calu de além-mar,
    que belissima iniciativa! Adorei a criatividade, trocar 1 quilo de residuos reciclaveis por 1 livro ou 1 CD. Li aqui mais pormenores.

    Assim que li sua divulgação fui atrás de mais informação.
    Cá em Portugal já existem algumas iniciativas como modo de trocar papel por alimento e tampinhas por aparelhos de apoio à multideficiencia, conforme você sabe pois recebi seus comentários nos referidos posts.

    Obrigada por dar a conhecer!
    Beijinhos esperançosos de uma sociedade mais solidária.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu, excelente notícias, vamos aderir boas novas.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Calu, querida,
    Não tinha ouvido ainda falar desse projeto!
    Olha só, é o que digo: não é possível que neste país tão grande só tenha gente fazendo merda! Desculpa a palavra, mas é a verdade! A gente liga a televisão e alguém fala disso? Claro que não! Então, só nos estressamos e perdemos a esperança!
    Que linda notícia vc nos deu! Deus abençoe a todos que abraçaram a idéia da escritora, já abençoada, com certeza! Maravilha! Que se multiplique!
    Bjsssssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  5. Dois benefícios numa mesma ideia!
    Que legal!!

    Abração.

    Jan

    ResponderExcluir
  6. Genial!! Adorei flor!! Bjs e uma semana feliz pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Uau, Carminha, que legal!
    Se este projeto for implantado aqui e der certo, será uma maravilha e eu própria gostaria muito de participar também, se puder.
    Acho que as pessoas beneficiadas com os livros, em pouco tempo ficarão mais e mais interessadas na troca e já imaginou os jovens lendo, como a gente vê lá fora, jovens lendo em metrô, ônibus, praças.
    Torço para projetos como este e peço a Deus que nos conceda a graça de vermos ainda um país melhor e com mais educação.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  8. Que iniciativa fantástica Calu... preservar e incentivar a leitura...que essa ideia se espalhe e muitos sigam este exemplo.
    Beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida um maravilhoso projeto, quem lê adquire cultura e se torna mais sociável.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Que ótima notícia, Calú!Mais um aproveitamento do lixo bem criativo! Por aqui é difícil ficar longe das más notícias, só se me trancasse em casa e sozinha! As pessoas parecem um jornal ambulante e só más notícias, tanto que acabei me contagiando para a postagem da Teia! Ainda bem que a sua participação é bem positiva e dá uma esperança que nem tudo está perdido!
    Beijinhos, de luxo!

    ResponderExcluir
  11. Um maravilhoso Projeto!
    Reciclar é importante e ler muito mais ainda.
    Bjos e uma boa semana

    ResponderExcluir
  12. Que boa idéia, Calu !

    É muito bom ter boas notícias, diante de tantas outras tristes que vemos todos os dias. Eu também não vejo noticiários e jornais, mas acabo sabendo do que está acontecendo pelo planeta.

    Muito bom ter você na nossa Teia Ambiental.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Se perderem o preconceito, muita gente vai ser beneficiada e verão o quao lucrativo pode ser o lixo. Conheço um atleta que sem patrocinador, consegue treinar através da venda de material reciclado. Tomara que esse projeto se espalhe!! Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Voltei para dizer que tem convite para vc lá no espaço. Confira.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Movimentos como esse , nos fazem renovar as esperanças no ser humano.Quero poder espalhar notícias assim aos quatro ventos.
    A participação de vcs, meninas, é fonte inspiradora.
    Obrigada, Chica, Rute,Norma,Cléa, Jan,Sil, Valéria,Betinha,Isa, Lina,Sônia, Flora e Luma.
    Mil bjoooossss...

    ResponderExcluir
  16. Linda ideia Calu e reafirmo que assim,as esperanças de uma população mais leitora fica acesa e assim quem saqbe teremos uma população mais eleitora?
    Ideias assim devem ser divulgadas pois com certeza serão copiadas.Grato pela partilha que este papel branco belamente lhe inspirou.
    Um carinhoso abraço com minha admiração.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Calu,

    Maravilhoso projeto!!!
    Além do incentivo á leitura, a consciência em separar e cuidar do lixo é tratada de forma natural e espontânea.
    Realmente muito boas notícias.....como você, também evito assistir televisão para não entrar em vibrações pesadas que a mídia insiste em jogar na vida das pessoas.
    Parabéns......seu blog é muito positivo e emana uma energia maravilhosa!

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!