quinta-feira, 15 de junho de 2023

Uma visita indesejada


 Me caiu aos olhos por esses dias uma célebre citação do Exupéry, no Pequeno Príncipe:

"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três, começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz.Às quatro da tarde, então, estarei inquieto e agitado..."

Foi aí que percebi minha completa semelhança com este pensamento citado pelo autor e no meu incipiente  conhecimento dos meandros da psiquê humana, ainda assim, dei um rótulo pra tal empatia: ansiedade.

Até me consolei ao constatar que "a coisa" é corriqueira na nossa espécie ou será em outras espécies também? Não posso afirmar, posso sim, me declarar mimética deste sentimento apontado pelo Pequeno Príncipe e, se ele é príncipe e sofre de tal transtorno que direi eu, simples súdita.

Fui abrindo o filme da memória e carimbei muitas cenas com o rótulo da ansiedade. Muitas vezes, fora da razão e com consequências desagradáveis pra mim, claro, afinal sou a atriz nesse palco, mas bem que poderia ter sido ou ainda ser, apenas uma coadjuvante, só que não funcionou desse modo pra mim e quase em sequência, percebo a cena se repetir mais do que gostaria.

Sou ansiosa, e não me agrada esta característica, mas hoje em dia eu consigo detectá-la em andamento e procuro com toda força de vontade, neutralizá-la. Às vezes dá certo por inteiro, outras não.

Procurar antecipar nossas reações não é tarefa fácil, mas sigo na intenção de conseguir, ao menos, minimizá-las. E, fechando essa mea culpa, completo o parágrafo da citação do Exupéry:

" Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração". 

Taí...a dona ansiedade. 



10 comentários:

  1. Olá, querida amiga Carminha!
    Tem visitas que são esperadas com muita ansiedade boa (expectativa)... mas tem outras que dispensamos... a tal ansiedade doentia de qual aborda aqui também.
    Certamente que a dispersão e a vida toda desregrada, sem sabermos a hora que a "visita" vem... fica confusa, é terrível para saúde mental e emocional, mas a postura do Pequeno Príncipe de passividade não mórbida ou omissa é a ideal. Ele sabe esperar a flor crescer, regando-a, com Amor, dia após dia... assim que ele não teve ansiedade ao promover o crescimento da flor. Nós somos flores que precisamos de ter compaixão de nós para nosso próprio crescimento, somos o Pequeno Príncipe de nós.
    O que difere, muitas vezes, pela pressa... vejo como se perde o SABOR da vida a tal correria demasiada. Tenho pena das pessoas que correm demais, "Ando devagar porque já tive presa". A maturidade nos dá esta condição de divagarmos intensamente sobre mares azuis ou esverdeados lindos ao nosso redor. Só isto é o melhor ansiolítico que não dispenso.
    "Às vezes dá certo por inteiro, outras não."
    Esta consciência de que não somos perfeitos é fundamental e e muita maturidade até.
    No "mea culpa" de todos nós, vamos crescendo dia após dia sem pressa... esperemos que até o final da nossa jornada por aqui, estejamos bem melhores condições em todos os níveis do nosso viver.
    Que recebamos 'visitas inesperadas' do bem e que as não tão boas sejam afastadas definitivamente pelo Poder divino que age a nosso favor!
    Deus abençoe você e sua família!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Aqui essa tal de D.Ansiedade sempre aparece.AFFF...
    Também tento controlar, mas é danada e teimosa,rs ...
    Mas vamos driblando essa chata e indesejada visita!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Uma publicação muito interessante!
    .
    Coisas de uma Vida...
    .
    Beijos. boa tarde.

    ResponderExcluir
  4. Uma bela viagem como Pequeno Príncipe, com esta bela passagem da espera onde a ansiedade é inevitável mesmo. Mas ao mesmo tempo teme-se este preparar, caso o encontro seja antecipado. Gostei de seu depoimento nesta vã tentativa de acalmar a ansiedade Carminha.
    Um feliz fim de semana na paz e alegria do coração.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto reflexivo. Atire a primeira pedra quem nunca teve esta indesejada visita. Penso que o momento que vivemos tornou esta companhia bem constante em nossas moradas. Degustar cada momento seria o ideal, mas na impossibilidade que possamos tirar proveito da conversa com esta teimosa que não dá sossego, rs,rs, Bjsss.

    ResponderExcluir
  6. Um texto muito bem escrito que me encantou ler.
    *
    Fim de semana com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir
  7. A ansiedade em si é uma visita indesejada para mim. Não gosto. Seja boa ou ruim, não gosto. Eu a conheço muito bem e ela me rouba a paz. Não é fácil controlar. Só Jesus na causa.
    Tenha um ótimo fds com paz e bênção!

    ResponderExcluir
  8. Uma caraterística bem humana, cuja alma tem uma variada panóplia de sentimentos.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  9. A Senhora Ansiedade é persona non grata. Infelizmente, não raro, ela me visita, Calu.
    Nâo larga do meu pé...rs
    Adorei o seu texto.
    Tenha um abençoado fim de semana.
    Beijinhos saudosos.
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. Calu,
    Que linda publicação
    ainda mais com a citação
    de frases do livro
    Pequeno Príncipe.
    Bjins de fim de tarde de 3a feira.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!