sábado, 6 de fevereiro de 2021

Cada canto, um lugar


Em cada casa, um estar,
Em cada cômodo, um fazer,
Em cada canto, um lugar. 

" Arrume a casa todos dias...Mas, arrume um jeito de viver nela."



CASA ARRUMADA

( Carlos Drummond Andrade) 

Casa arrumada é assim: um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas… Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida…

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha. Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa. E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde. Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto…

Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos… Netos, pros vizinhos… E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Arrume a casa todos os dias… Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela… E reconhecer nela o seu lugar.

 


*Imagens;1_ casaabril/pinterest
2- By/me


16 comentários:


  1. Nem toda a gente tem tempo para arrumar a casa todos os dias. Ao fim de semana é para muitos já é um luxo...
    .
    Feliz fim-de-semana. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Saludos
    Interesante reflexión, me gusta el orden para desorden...y es verdad debemos saber vivir la vida en nuestra casa y ahora estamos obligados a hacerlo.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Que belo texto!
    Revi-me nele.
    Casa com vida, usada e convidativa.
    Para os amigos, para os familiares.
    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  4. Um texto que nos abriga a refletir. muito bom! :)

    -
    Envolvo-me no silencio das flores
    -
    Beijos e um excelente fim de semana! :)

    ResponderExcluir
  5. Esse texto é maravilhoso. Assim devemos fazer... Mas, confesso, ando de saco cheio de tanto arrumar a casa...Já não me surprendo quando ,certos dias, limpo apenas onde "a procissão" vai passar,rs..HAJA! E seguimos! Adorei a casa azul...beijs, chica

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Calu, outro dia estive a ler esse texto de Drummond, que muito me encanta. A visão de casa é assim, arrumada mas acolhedora e cheia de vida. Meu apartamento está sempre muito organizado, já que moro só. Quem entra não sente a mesma vida que encontramos naqueles espaços onde as pessoas circulam, as crianças brincam, o som das conversas se torna claro e límpido. Mas as portas estão sempre abertas para as pessoas queridas. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Interessante texto, Calu.
    Quando a família está toda reunida a casa não fica tão arrumada assim...
    Tenho saudades desta baguncinha que fazem.
    Tenha uma abençoada nova semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Calu,
    Adorei sua introdução, assim como o texto de Carlos Drumond de Andrade que não conhecia e achei muito engraçado, embora sábio. Num caso ou outro me revi nele;))!!
    O final é maravilhoso.
    Beijinhos e continuação de bom domingo, com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Adorei esta "arrumação" de Drummond... que também nos deixa de alma arrumada!
    Confesso que a minha casa, não anda tão arrumada quanto gostaria, no momento... o hall de entrada, fica com as compras, em jeito de espaço de quarentena, alguns dias, à medida que todas elas passam pela minha mão, para serem lavadas/desinfectadas antes de serem arrumadas...
    As minhas marquises, estão cheias de roupas em quarentena, quando venho com elas da rua... em pleno Inverno, não dá para lavar tudo a toda a hora... ficam alguns dias penduradas, até levarem com um spray de alcool, antes de as colocar onde devem ficar... temos de ir inventando, e nos adaptando o melhor possível, a estas surreais circunstâncias...
    Beijinhos! Estimando que se encontre de saúde, assim como todos os seus! Feliz domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Ahhh Drummond ... e nós a viver nesta pandemia sem fim, percebemos dia a dia o quanto nossas casas são tudo isso; abrigo, aconchego, limpeza, arrumação, livros espalhados, tapetes ao sol, spray de álcool, janelas abertas para ventilação, esteira de ginástica na sala de tv, mais louça na pia, frutas e legumes na tigela para desinfecção e lá vamos nós, cada dia mais vemos que a limpeza é necessária, mas a desarrumação agora faz parte de nossas vidas e está muito bom, temos o teto que nos protege e damos graças a Deus!
    um beijinho com carinho, amiga.
    (Esta casa era da sua avó?)

    ResponderExcluir
  11. Vivo in una casa museo
    Ogni stanza è una vetrina da guardare.
    Il mio garage nel disordine intelligente dove ttto è a portata di mano
    Bello leggerti

    ResponderExcluir
  12. Muito linda partilha com esta casa arrumada de Drummond, onde a cozinha tem fogão a lenha e porta para o quintal, onde ali tem gente com vida, que canta mesmo desafinada, que dança com vassoura e é feliz.
    Abraços amiga e feliz semana.

    ResponderExcluir
  13. Adoro esse texto, Calu! E sempre penso nele quando me dá aquela mania de arrumação...rsrsrsrs
    Linda foto!
    Ótima semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. olá Calu a casa nem sempre está arrumada já vou deixando muita coisa para trás senão sou escrava de 4 pessoas comigo incluida sendo que arrumo o que desarrumo, mas três desarrumam e estou sempre a arrumar, enfim já me vou sentando no sofá.Espero que esteja tudo bem beijinhos e um forte e terno abraço

    ResponderExcluir
  15. Um texto que nos inspira a respirar o ar do melhor de cada canto de nossa casa. Gosto da casa arrumada, mas a vida dentro dela precisa ser parte, pois caso contrário não tem o melhor: pertencimento, aconchego. bjs

    ResponderExcluir
  16. Gosto da minha bagunça organizada.
    Casa precisa ter espaço, iluminação e vida circulando.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!