sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Séries preferidas



Tenho uma queda explícita por séries e filmes com temática histórica e, mais ainda, se contiver enredo sobre outras culturas/ povos.  Ando, pois, me presenteando com séries coreanas( netflix) deste painel. Estou encantada com as tramas muito bem desenvolvidas, fotografias requintadas e deslumbrantes, roteiro bem mesclado nas porções de romance, suspense, conflito e filosofia budista/confucionista.

A delicadeza no trato romanceado é de tamanha sutileza entre os protagonistas que devolve ao público um enlevo desaparecido da cinematografia ocidental. O amor é retratado numa aura tão romântica, por excelência, que chega a ser comovente. Toda produção prima por realismo histórico cheio de expressões e cuidados típicos da cultura coreana imperial. Há cenas de uma beleza estética avassaladora que suspende o fôlego da assistência; no meu caso, muitas vezes, voltei a cena pra observar todos os detalhes. 

Terminei ontem de assistir: Saimdang,Light's Diary e me encontro envolta naquele universo apaixonante da protagonista que viveu no século XVI do reino de Joseon( Coréia). Foi pintora, calígrafa, poetisa, exímia bordadeira e mãe de 7 filhos; erudita dedicada. A imagem acima é reprodução de um de seus famosos quadros:Chochungdo. Até hoje é reverenciada em seu país. 

Ela foi a personalidade escolhida para estampar a nota de 50 mil wons, lançada em 2009 na Coréia do Sul.


( Parque em Seul/ Saimdang-foto flickr e koreapost)




11 comentários:


  1. O amor é lindo, seja ao natural, seja em séries e/ou filme.
    .
    Deixando um abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. O amor é retratado numa aura tão romântica, por excelência, que chega a ser comovente.

    Olá, querida amiga Calu!
    Pela frase acima já sinto vontade de assistir.
    Sempre com boas indicações aqui numa seleção excelente.
    Esteja bem, amiga, proteja-se!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tão bom quando nos achamos em diversões boas assim. Nesses tempos de confinamento,. precisamos disso e de nos divertir em casa mesmo. Beleza! beijos, boas séries! chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da publicação. A Minha filha tem uma Buda (acho que tem um Nome) no jardim :)
    -
    Dedico meu brinde, ao verbo amar.
    -
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Gostando, por sua indicação, de penetrar neste universo de cultura e romanceado com beleza. bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Calu,
    Pela sua descrição deve ser bem interessante essa cultura romanceada com tão belos detalhes.
    Na TV aprecio também séries sobre povos e sua história e natureza. O último que vi foi sobre cultura chinesa.
    Beijinhos e bom fim de semana com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Com esse confinamento estamos vendo muitas séries e filmes da Netflix.
    Uma boa indicação!
    Belo domingo! bjss

    ResponderExcluir
  8. Estou sempre aprendendo com você, querida Calu.
    Obrigada pela partilha e preciosa dica.
    Tenha uma feliz semana.
    Beijinhos mil
    Verena.

    ResponderExcluir
  9. Compreendo seu fascínio pelas produções coreanas. São cheias de encantamento. Prende o telespectador.
    Grata por suas palavras no meu blog. E por cada visita.
    Xeru

    ResponderExcluir
  10. Calu, amiga,
    Eu e marido também somos assíduos no Netflix todas as noites, já assistimos quase todas as boas séries deste portal e, para além das séries inglesas que nos encantam totalmente, descobrimos também as indianas, aliás excelentes, com temas e atores muitos bons. As coreanas também estão na nossa lista, inclusive já assistimos esta Saindang, muito linda, cenários encantadores de sonhos ... no momento estamos assistindo a uma bem levinha, coreana também, Uma Noite de Primavera, com tema atual, numa Coréia do Sul atualíssima, linda, rica, fria de clima e, por incrível que pareça, fria também nos relacionamentos ainda arraigados aos velhos tempos, onde um pai solteiro é visto de maneira muito preconceituosa. Inclusive, esta marca de preconceito é bem evidenciada na vida social daquele povo, ainda presos a um passado rígido que obriga filhos a se submeterem às ordens de pais muito tradicionais que não conseguiram acompanhar toda a evolução que ocorrem nas últimas décadas, fazendo da vida dos filhos um transtorno de casamentos arranjados, interesses econômicos familiares e levando a uma horda de jovens infelizes, porém com muitos agora sendo reativos a esta tradição, no entanto sofrem muito. Esta forma de excesso de pressão sobre os jovens faz com que o país seja no mundo o 3o.maior em número de suicídios, conhecido até com a macabra caracterização de "república do suicídio". Os idosos nas áreas rurais que sofrem com a penúria financeira e abandono dos jovens, praticando o suicídio. E outro grande grupo são de jovens pressionados pela alta competitividade por desempenho de excelência exigido pelos pais e pela sociedade. Uma sociedade marcada - o fracasso é algo inaceitável para eles. Por outro lado, os filmes que estão lançando no mercado, além de mostrar tudo isso atualmente, nos remete à organização e beleza cultivada por aquele povo. Estou vendo, às vezes impaciente, pois são um pouco arrastados nas filmagens, mas evidenciam novidades para nós daqui do ocidente. Abração.

    ResponderExcluir
  11. A cultura oriental, é um universo de permanente descoberta e fascínio!
    Excelentes sugestões, Calu! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!