quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Portais Particulares






 Quando ajustamos o foco dos olhares para além das nossas janelas, apontamos familiaridades que estavam retidas na memória dos nossos olhos, mas também avistamos, cá e acolá, detalhes novos, instantes fugazes, espaços conhecidos, porém, impermanentes.

Assim, ocorre também com os espaços interiores, nossa casa, cômodos, cantinhos, entrada, porta/portão; o que me lembra a música graciosa do mestre Vinícius de Moraes: 

A Porta

"Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta,
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta..."

Porta da nossa casa, marco da passagem pro nosso mundinho. Entrada e saída, portal posto e reconhecido em todas as culturas da humanidade.Escultura simbólica e simples, uma porta é , muitas das vezes, arauto da vida que guarda atrás de si. Na cultura hebraica, encontra-se amplamente utilizado o símbolo do Mezuzah pregado no umbral direito da porta de entrada das casas, apontando para dentro da residência. Consiste num objeto cilíndrico contendo miniatura de trecho da Torá( texto central do judaísmo).

Em época natalina, enfeitamos nossas portas com guirlandas tradicionalmente feitas de galhos, folhas e flores representando paz, fartura e renascimento. Muitas décadas passadas, aqui na minha cidade, era costume enfeitar-se as portas em ocasiões de aniversários na família moradora e, marcar-se  com uma faixa de fita preta ocasião de luto na família.

..." Eu abro devagarinho
pra passar o menininho.
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado.
Eu abro,bem prazenteira,
Pra passar a cozinheira..."


Faço-lhes, agora, novo convite, desta vez pr'um olhar um tantinho transcendental, deixando revelar alguns sentimentos, esperanças e aspirações que moram no limiar dos umbrais das nossas portas.


 EU ABRO MINHA PORTA PRA PASSAR...       


Deixe, por favor, sua participação nos comentários, vocês já sabem o porquê!( :)





9 comentários:

  1. Um texto bem curioso e que gostei de ler!!!

    Eu abro a minha porta pra passar ... A SAUDADE!

    BJ

    ResponderExcluir
  2. Eu abro minha porta pra passar muita SAÚDE pra dentro dela..Assim poderemos todos felizes estar!

    Lindo post! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, querida Calu
    Gostei do desafio.

    Eu abro a minha porta para passar... A PAZ.
    Entrem e venham saborear um bolinho fresquinho e um café quentinho...rs

    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Calu,
    Como gosto de a ler. Magnífica introdução com a sua escrita tão peculiar!
    Ora vamos à porta;))!
    Eu abro a minha porta pra passar e dentro de mim trago um mundo repleto de cheiros e cores para perfumar e alegrar minha casa!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida amiga Calu!
    EU ABRO A MINHA PORTA para passar o Deus Amor pois estamos todos necessitados de carinho e atenção amorosa em dose bonita e elegante para superar tanta dor em diversos níveis e tanta falta de sinceridade nos relacionamentos...
    Quando a trago até próxima a mim, sinto um vento suave, um delicado sopro do Espíro a invadir todo meu ser numa perfetia sintonia de bem querer.
    Com a porta aberta, eu me vejo mais ornada de toda bondade do meu Deus que só deseja o Bem a todos seres viventes, fico ainda mais crente e bela.
    Só fecharei a minha porta para quem não pede passagem com delicadeza e não sabe valorizar minha casa interior que é de acolhida e muito amor, grande e imenso amor.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Eu abro minha porta para ver o desconhecido e trazer renovações para meu viver. bjs
    De volta, revendo os blogs. bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Calu.
    Gosto deste desafio.
    EU ABRO MINHA PORTA PRA PASSAR... A Esperança.
    É o que eu e a minha família mais desejamos.

    Beijinhos.
    Natália Fera

    ResponderExcluir
  8. Abro minha porta com muito prazer e alegria, para todos que vem em paz!

    Lá no mato ninguém entra pela porta da sala...(a não ser que eu insista) todos entram pela porta da cozinha.

    Um bom dia e belo final de semana! bjss

    ResponderExcluir
  9. Eu abro minha porta, para passar a felicidade... na forma de visita de familiares e amigos... ela bate na porta... mas cabe-nos a nós rodar a maçaneta, para a deixar entrar...
    Adorei esta sua publicação, Calu, e a lindíssima abordagem sobre o tema das portas...
    Um beijinho grande! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!