segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Educação __ Chave-mestra


(kjnn-chiniquy)


Será que cabe falarmos em modelo/exemplo? Cabe, neh, e sempre caberá, pois, reside neste fenômeno milhares, milhões, trilhões de ações evolutivas que se deram e se darão ao longo dos tempos. 

Desde os primórdios da conscientização humana nos espelhamos em todos os fenômenos á nossa volta. Foi através da obervação concisa que os primeiros grupos de Ramaphitecus, há 13 milhões de anos, tiveram sobrevivência de alguns de seus indivíduos praticando a coleta cuidadosa de frutos e arbustos silvestres depois que os animais coletores deles tivessem se servido e continuado incólumes.Garantiram a sobrevivência da espécie.Exemplo seguido pelos demais grupos que evoluíram deste primeiro e, tudo na base do instinto e do bom senso. Não mandaram emails ou vídeos avisando aos seus semelhantes que a árvore de troncos retorcidos dava frutos venenosos.

E cá estamos, nós, hominídeos-sapiens, que flanamos por entre as diversas mídias desde que Chateaubriand trouxe o primeiro aparelho transmissor de imagens televisivas para o Brasil, achando que este utensílio doméstico apenas teria a função de distrair e informar. Ledo engano. Não promovo uma caça às bruxas, mas também, não porei uma venda por escolha própria.

Creiam-me, tudo ao nosso redor neste novo-velho-mundo, "educa". Para o bem e para o mal, mas educa e, na maioria das vezes, desastradamente. São modelos /mensagens explícitas ou não, de comportamentos, modismos, excepcionalidades, idolatrias, convencimentos, induções... 

A lista escapa em sequência quase infinita mas, se perpetua através de décadas disseminando pés-de feijão gigantescos furando as nuvens, só que acima delas não há castelos e muito menos galinha dos ovos de ouro. Saibam!

O modelar comportamentos e consequentes reações se presta a mais de um propósito e serve muitos interesses escusos, ainda mais em nosso país.Claro, que não é privilégio só nosso, porém, está sendo permissão só nossa.


"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."





17 comentários:

  1. Aplausos,Calu! Concordo contigo e torço para que a melhor e BOA educação sobressaia às outras.Isso é o que o mundo todo precisa! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa...lendo o que você escreveu, o que me vinha à cabeça...era...APLAUSOS!!!!
    Vejo tudo isso que nos cerca, com muita preocupação...
    Beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. A boa educação vem de casa e não da escola, como infelizmente muitos pais pensam hoje em dia.
    Bj e fk c Deus.
    Nana - procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicitado Calu !
    Que essa chave mestra possa abrir de vez a porta
    do conhecimento na educação , com práticas cada vez mais
    salutares e empreendimentos objetivos !

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga parabéns pelo post. Se todos pensassem assim como você teríamos uma educação de qualidade. tudo seria diferente. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Calu uma preocupação que incomoda, os rumos de nossa educação diante do massacrante avanço das tecnologias e muitas vezes mal direcionada.Um breve passeio pela historia da humanidade nos faz pensar de como é complexo o processo evolutivo e de como homem lida com estas, pois não existe modelo, formulas.
    Um bom texto com o fazer pensar na perfeita partilha de quem se preocupa com o agregar para fazer crescer.
    Meu terno abraço Calu.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que aponta é o que vem acontecendo e nos preocupa. A corrente de informações traz de tudo e selecionar o que é bom ou mau depende é complexo, as nossas redes sociais nos mostram como o sensacionalismo é o que atrai e nesta corrente estamos "indo por água" abaixo". Torço e procuro contribuir da melhor forma que posso, pois na realidade todos somos de certa forma educadores, formadores de opiniões. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Um post belíssimo! Sobre um assunto bem actual e pertinente...
    A educação é a base de tudo... e contudo, o que eu vou constatando cada vez mais... é que os pais de agora, pura e simplesmente se abstêm de educar... deixando tal missão, também a cargo dos professores... como se a transmissão de conhecimentos... já não fosse o bastante, por parte destes...
    Beijinho! Desejando-lhe a continuação de uma excelente semana...
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!
    Nada induz. O homem vai à caça de sua própria natureza. Se para o bem ou para o mal, dentro de si, pensa no melhor que faz; bandido ou mocinho. Admiração segue a mesma linha. Quem se acomoda, o faz porque alguém faz por ele. Enfim, existem as exceções...
    Beijus no coração!!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Calu
    Quero parabenizá-la pelo seu tão bem escrito texto.
    Acredito que receber uma Boa educação e um encaminhamento adequado na vida
    é fundamental.
    Agradeço as suas visitinhas aos meus blogs.
    Deixo um beijinho carinhoso para tí.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  11. Ai Calu, nem me fale em modismos....O que mais vejo no consultório é gente sofrendo porque vive contaminada por tantos "ismos" e se esquece de si mesma.
    Acho que cada pessoa que alcança um certo grau de consciência precisa agir de forma coerente e trazer isso para o mundo, para tentar ser uma pequena vela que ilumine a escuridão que está reinando.
    Ótima semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Passando a deixar um beijinho e votos de continuação de uma excelente semana!...
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Diante desse texto maravilhoso, eloquente e salutar, temos que aplaudir e torcer para que a educação seja prioridade e nossas crianças, adolescentes, jovens e idosos tenham uma educação digna e construtiva. Que família e escola caminhem lado a lado um complementando o outro sem transferência de missões ou atribuições.
    Beijos e um fim de semana feliz!

    ResponderExcluir
  14. Calu, seu texto é magnífico! Gosto muito da maneira como conclui - a permissão é só nossa! Tudo educa e deseduca, sim, mas hoje, a meu ver, o problema mais grave a ser enfrentado está no núcleo familiar, não importando a constituição - a qual dão importância em demasia - mas a quê dão valor e prestam atenção. Se o foco familiar mudasse, repercutiria nas crianças e o sistema seria forçado a rever seus princípios e estrutura. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Não é fácil educar neste mundo onde os estímulos são tantos, tão intensos e frequentes. Apenas podemos fazer o nosso melhor, pelo exemplo. Não sei se será suficiente, mas tenho esperança que sim.
    Excelente reflexão, Calu.
    Beijinho e boa semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, querida Calu
    Quero agradecer as suas amáveis visitinhas aos meus blogs.
    Fiquei feliz!
    Espero que estejas melhor.
    Te desejo uma semana de paz.
    Beijinhos e o meu carinho.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, querida amiga Calu!
    Nós, que estivemos na educação de forma ativa com vocação e com esmero, ficamos angustiadas ao ver o que fazem com nossa educação aqui... grande lamento de alma a gente geme em nosso peito...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!