terça-feira, 22 de agosto de 2017

AGRADECER - BC comemorativa






" O Amor é a ponte entre você e todo o resto".
( Rumi)


Assisto entusiasmada no correr dos últimos anos ao importante despertar do sentimento de gratidão abrangente em alto e bom som, propagado em mínimos e máximos. É lembrado, pintado, falado, aconselhado, ressaltado, incentivado e aplaudido com tamanha ênfase que, acredito esteja mesmo se incorporando aos hábitos das pessoas do bem.

Me dei conta ao longo das vivências, que éramos gerações de pedintes aos céus.Pouquíssimas vezes encontrei nas recitações menção de agradecimento.Isto foi me causando estranheza, tomando forma de distanciamento nas minhas práticas religiosas, destacando o automatismo acontecido na palavra " obrigado", incomodando-me a ponto de trocá-la por " agradecida". Achava que refletia melhor meu estado de espírito diante d'um fato merecedor.Comecei a ter cuidados ao ato de agradecer, fosse a um semelhante, fosse em conversas com Deus.Fui retocando práticas, substituindo outras, abraçando algumas que se me caíam aos olhos e clareavam a mente.

Cheguei a esmiuçar os versos da canção do Gil: "Se eu quiser falar com Deus" e, identificar ali quantas verdades continham, quantos resgates frutíferos ao plantio de valores e princípios esquecidos.

Agradecer, palavrinha fácil, prenhe de conforto que só é experimentado se ela for de fato sentida e vivida em sua aplicação.

Creio, que muita gente tem se dado conta do quanto viver nesta perspectiva traz motivações renovadas, refaz velhos conceitos e aprimora valores que não devem ficar sob  entulho do orgulho néscio. 


Agradeço meu dia-a-dia.
Agradeço minha vida jubilosa.
Agradeço meus amados e amadas,
Agradeço as alegrias renovadas.

Agradeço o ar presente,
 o mar, o céu, a flor silente.
Agradeço as benesses repetidas.
Agradeço ás amigas e amigos
me fazerem mais sorridente.


Muito Obrigada!





O tema  foi proposto pela amiga Rosélia, do (link) idade_espiritual.com.br, em convite da BC comemorativa para a festa de 8 anos do Blog.

Agradeço a você, Rosélia, por mais esta linda confraternização virtual.






25 comentários:

  1. Lindo,Calu!

    Agradecer, palavrinha tão fácil e tantos complicam... Gratidão é inerente... Um sentimento lindo que devemos colocar em palavras ou mesmo gestos... Adorei tua poesia e participação! Show!" bjs, linda semana, chica e beijos pra Rosélia também!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda a sua homenagem, Calu
    Agradecer sempre é preciso.
    Sou grata pela sua amizade.
    Beijinhos para você e Rosélia.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  3. Linda participação e ressaltar da gratidão tão necessária para as relações.Adorei o verso

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Calu!!!
    Hoje estou com o coração muito agradecido, mas com aquela gratidão verdadeira, com forças renovadas e certeza de que terei muito mais a agradecer do que eu possa imaginar. E, as suas palavras vieram de encontro ao meu coração.
    Ficou muito boa a sua participação, amei!!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Calu, querida, amei essa sua participação saída do fundo de seu coração e tão abençoada! Ser verdadeira será sempre a nossa meta! Muitas bênçãos para você e sua família e não me esqueço de Rosélia que tanto se empenha por nós. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, querida Calu
    Agradeço pela amizade de ambas.
    Lindíssima participação.
    Um beijinho carinhoso para você e Rosélia.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esta reflexão Calu como este mergulho na arte de agradecer e ou ser agradecido.Viajei com você pela composição de Gil num de seus momentos de interiorização ou retiro espiritual como o mesmo diz e sai agradecido pelo meio, pelo pão, pela vida e ainda sem ter que lamber o chão onde ervas daninhas cresceram. Linda sua participação para esta bela festa da amiga Rosélia que sempre nos mostrou este agradecer.
    Parabéns pela lucidez e beleza de exposição das palavras e ilustração que bem diz do agradecer.
    Meu terno abraço Calu.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
  8. Muito doce sua participação. Rosélia Merece. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu é a primeira vez que estou por aqui visitar este espaço que desconhecia .Entrei na vida da Rosélia vai para 8 anos através de uma blogueira muito ativa em blogagens coletivas.Rô como a chamo carinhosamente me fez blogar com outras pessoas até que cheguei à Zizi e mais uma vez ouvi o seu nome e resolvi visita-la,o meu blogue é de tudo um pouco daí ser Conversas porque iria ter comentários com a blogosfera ideias e trocas porque iria conhecer várias pessoas suas ideias e o artesanato de xunandinha um nome que um vizinho meu me chamava carinhosamente quando era pequena.Beijinhos e passarei mais vezes por aqui

    ResponderExcluir

  10. Boa noite, querida amiga do meu coração Calu!

    "As flores desabrocham silenciosamente"...

    Magnânima, esplendorosa postagem/poema e cheia de flores embutidas tanto na prosa como no verso, amiga...

    Amor:
    MAIOR FLOR DO CORAÇÃO...

    Desde que a conheci, vi logo que se tratava de uma pessoa do bem e grata... não me enganei nunca... seu coração é bondoso e Bonito... agradecido...
    Obrigada por tão linda postagem... calo-me e saboreio sua oferta ao nosso jardim florido e espiritual...

    Amiga, eu te abençoo, abencoe-me também, querida... ore por mim... agradeço...
    Seja feliz e abençoada!
    Beijinho de imensa gratidão e carinho

    "O SENHOR DEU UMA ORDEM AOS SEUS ANJOS PARA EM TODOS OS CAMINHOS TE GUARDAREM".

    ResponderExcluir
  11. Gratidão é um dos mais sublimes sentimentos e deve ser sempre exercitados. Linda a sua participação neste belo aniversário.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Calu,
    Como sempre uma reflexão que adorei sobre agradecimento e assim é na verdade.
    O poema ficou lindíssimo!
    Excelente contribuição para a festa de Rosélia.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  13. Que imagem linda dessas crianças agradecendo aos céus !
    serão os seus netinhos ?
    Agradecer é simples assim.
    Vai nascendo devagarinho. Vai brotando.
    E quando se vê , a emoção toma conta .
    Resultado disso, esse excelente texto e poesia
    Lindo Clau
    Rosélia merece esse presente, verdadeiro e tocante

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu!
    Eu entendo a gratidão como a verdadeira oração. E não um pedido a ser atendido.
    E li a tua postagem com imenso amor no coração, uma bela homenagem a nossa amiga Rosélia, que fez dos dias passados uma explosão de Amor. E a explosão amorosa continua no ar, para a nossa alegria.
    Um beijo a todos e um forte abraço.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!