terça-feira, 7 de abril de 2015

Singulares Desdobramentos






Temos assistido anos a fio, a ascensão e a queda de variadas palavras em seus usos rotineiros.Elas se alternam nos degraus da fama numa velocidade estonteante.Certas duplas que formam expressões são denunciadoras de tempo.Eu sou típica utilizadora de muitas e logo escuto a seguir: "Ninguém usa mais esta expressão" __ Eu uso! Tem umas que me são muito caras, tipo: " Isto não é de meu feitio", e que provocam sobrancelhas erguidas após sua aplicação. Bem, particularidades à parte, há uma enxurrada de modismos e regionalismos, principalmente em nosso país que dariam novos e grossos compêndios sobre a língua portuguesa( dialeto brasileiro).

Usando ontem uma dessas famosas, me veio considerações sobre o que havia eu falado e o que nela se estende no significado.A palavra é...desdobrada! Se fosse um antigo e divertido jogo que houve na TV dos anos 60, o Qual é a Música, eu teria perdido a vez, porque não me lembro agora de nenhuma canção na qual ela se encontre.Se vocês lembrarem, podem apontar, viu!Vamos retomar o tema; olha a tergiversação...então, num primeiro olhar ela tem seu simples significado: decomposição, desagregação, acho que por isso eu a usava bem pouco. Desde que ela passou a agregar em outros sentidos, abrindo, alongando,desenrolando e outros afins, passou a me ser muito mais simpática e a fazer parte da minha lista das dez mais usadas.

Desdobrar me sugere não desfazer, e sim, ramificar, florescer, estender, ecoar, claro é que, para ambas as possíveis projeções: o bem e o mal; qualificações inevitáveis da vida, fazer o quê!Eu mesma digo: "Fazer desdobramentos do que é positivo, do que é correto, do que respeitoso, do que é humanitário, do que é prazeroso, do que é benéfico, do que é solidário,do que é vivificador.

Ao alimentarmos os bons desdobramentos reverberamos em atos e sons os muitos enraizamentos do bem e do bom na vida própria e na dos demais.É ajudar a floração em penca e contribuir para o embelezamento do espírito humano.

Outras utilizações da palavra, acontecem no terreno musical.Os entendidos se referem a desdobramentos de compassos no andamento da música que provocam destaques
 relevantes em sua interpretação,* como fez Elis Regina, seguindo conselhos do famoso bailarino Lennie Dale, em sua apresentação no festival da Canção interpretando "Arrastão." Um sucesso consagrado e para sempre registrado nos altares da música brasileira.








Fonte: Zuza Homem de Melo - A Era dos Festivais
Imagem: tumblr/nlba



13 comentários:

  1. Eu adoro essas frases de impacto e caem como luva.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu
    As palavras e expressões não caíram em desuso.
    Muitas pessoas fazem uso das mesmas por não conhecer o seu significado
    e menos ainda a forma correta de empregá-las.
    Ficou soberbo os usos que você agregou à palavra "desdobramentos"
    Um post de qualidade impecável
    Um lindo dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Algumas palavras em nossa linguagem do dia a dia, são usadas por um tempo e aos poucos vão deixando de serem usadas . Creio que a mídia tem muito a ver com este fato.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga Calu
    "Embelezar o espirito humano'... quem preocupa-se com isso, hoje em dia, é um heroi...
    Tenha uma Oitava de Páscoa abençoada!!!
    Bjm pascal cheio de beleza

    ResponderExcluir
  5. Um texto muito interessante sobre uma palavra que minha falecida mãe usava muito.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Isso também não é de meu feitio! Uso, e uso muito!
    Calu, seu texto é delicioso, nos transporta mas aborda um outro assunto menos belo. Não acho que palavras estejam em queda, acho que nosso vocabulário está simplesmente morrendo. É assustador ouvir a maneira como a maioria dos jovens está se expressando. Deprimente, é a palavra que me ocorre. Já ouvi dizerem que é só uma fase de uma tribo. Eu sinceramente tenho medo de que seja o fundo do poço.
    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo desdobrar de conhecimento, Calu. Eu também tenho algumas expressões de estimação, das quais não prescindo. A língua é para se usar, certo? E a Páscoa, como se passou?
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. também tergiverso com frequência

    ResponderExcluir
  8. Nossa Calu, eu me senti Jurássica, porque faço uso de muitas palavras que causam estranheza nos mais jovens, entre elas "desdobramentos", que gosto de usar no sentido criativo para a psique, quando algo inusitado se revela.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Eu uso essa palavra "desdobrar". Acho que por aqui, interior de São Paulo, é comum ainda.
    Uso como "me virar" pra efetuar alguma tarefa: "vou me desdobrar pra fazer isso".
    Seria um outro significado?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Calu, outro texto belíssimo a partir de uma palavra que habitualmente utiliza!
    Muito interessante!
    Essa palavra uso por vezes quando me refiro a ter que me desdobrar para fazer várias tarefas quase ao mesmo tempo;))!
    Tenho outras expressões que utilizo quase inconscientemente e que aprendi na infância embora na cidade não sejam usadas! No início as vizinhas e até professores reparavam e chamavam a atenção;))!
    Algumas expressões e ou palavras vão caindo em desuso e outras surgem como a Calu refere logo no início do texto!
    Foi muito bom estar aqui a saborear desta sua excelente partilha!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Calu, amiga, acho que nos sentimos às vezes ultrapassados diante do emprego de uma ou outra palavra que pessoas mais jovens desconhecem ou nunca usam em suas relações. Esta palavra, desdobramento, uso-a naturalmente também, assim como outras, que saem em conversas de uma maneira muito natural, mas acho que nosso tempo de estudo era mais rico, faziam-nos ler os grandes clássicos com aquele linguajar de época, agora ...
    Ontem, ao me dirigir a um taxista sobre um percurso que ele fez diferente, eu expliquei a ele que eu não costumava fazer aquele trajeto por não ter "acuidade visual" para dobrar aquele pedaço de rua. Quando acabei de falar a frase é que me toquei que o pobre homem nem falou nada, talvez por não ter entendido minha expressão. E olha que nem sou erudita, mas sinto que cada vez mais as pessoas se expressam de forma muito simples e sem cuidado com os plurais e a gramática em si, muitas vezes até utilizando palavras que antes eram palavrões para expressarem algo. Você e outros ficariam de boca aberta se ouvissem jovens mães conversando ao celular pela manhã na travessia do catamarã, além da fala alta, expressam-se de forma vulgar, fazendo-nos acreditar, como disse a Ana Paula acima, que estamos caminhando para o fundo do poço. Será?! Cruz credo! rss
    beijoquinhas cariocas da serra



    ResponderExcluir
  12. É pena que o nosso vocabulário esteja se empobrecendo. Gosto muito do desdobramento,rs,rs, que você dá aos seus textos.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Se até as flores saíram de moda imagine o desuso de certas palavras, Calu! Imagine que ontem na reunião semanal, eu usei a palavra rebuscado e tive que explicar porque ninguém conhecia tal termo! Às vezes,acho que meu linguajar está sem desdobramento para o novo. Será? Enorme abraço!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!