sexta-feira, 17 de abril de 2015

BookCrossing Blogueiro/ 10ª edição - Liberte um livro








E cá estamos nós e não estamos sós nesta edição inaugural do BookCrossing/2015, que já está a todo vapor com uma significativa lista de participantes orquestrados pela Luma, no seu blog, casa tradicional do BookCrossing Blogueiro.A cada ano mais e mais pessoas se cativam pela ideia movimentando-se em prol da leitura e, consequentemente de uma nação leitora com bases fundamentadas em conhecimentos e cidadania.

A lista só cresce e aparece aumentando esta corrente positiva e agregadora.Cada mão libertadora alimenta outras, ávidas por fantasias e conhecimentos. Isto pode modificar ações significativamente.Uma leitura pode impactar uma vida; que seja sempre para o melhor, esperamos.

Nesta 10ª edição, diversifiquei minha participação.Um liberto, "A Partitura do Adeus", de Pascal Mercier, foi pelo correio para uma querida escritora blogueira a quem muito admiro, a Ana Paula, do ladodeforadocoração.blogspot

 Os outros dois, "Água para elefantes", Sara Gruen e "Contos Fluminenses", Machado de Assis, foram deixados no terminar rodoviário da cidade, em local de intensa circulação de pessoas nas suas idas e vindas correndo atrás das conduções a seus destinos.Torço para que os livros tenham sido encontrados e feito boa companhia nas longas viagens de ônibus.

Ainda me restava em mãos o livro infantil," O Sumiço do Sol", Ricardo Corona, que não me inspirava ser deixado meio sozinho por ali, foi quando avistei um pequeno e promissor leitor, lutando em abrir um pacote de balas enquanto a mãe o apressava para seguirem a plataforma do ônibus que tomariam.Me aproximei, sorri e lhe ofereci o livro.Ele me olhou meio incrédulo, para em seguida entregar o pacote de balas para a mãe e receber sorridente minha oferta, perguntando:_ É pra mim, moça?"
_ Claro,respondi, estava aqui te esperando.Boa leitura pra você, viu!"



Pra saber mais detalhes sobre o movimento visite o luzdeluma,yesparty.blogspot.com





Participe você também desta animada ciranda cultural!






12 comentários:

  1. Que legal tua participação,Calu! E Ana Paula dever ter adorado, bem como os demais que os encontraram. E o pequeno leitor, bem especial! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Uma iniciativa muito interessante, na qual participei uma ou duas vezes, e ainda não decidi se participo desta vez.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu, que belos livros você libertou!

    Eu fiz uma libertação de muitos livros neste ano, mas foi um pouco antes da Luma lançar o projeto, mas acho muito bonito esse movimento.
    Bom feriado
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Calu,
    Excelente esta iniciativa!
    Uma coisa fácil de adequar aqui enquanto faço minhas caminhadas!
    Tenho imensos livros e estou a pensar em dois, inclusive um infantil, que um dia destes vou também oferecer! O outro vou deixar num banco de jardim!
    Desejo-lhe um excelente fim de semana.
    Beijinhos,
    Ailime,

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, Calu!
    Esse evento eh extraordinario!
    Achei tao lindo entregar o livro a crianca!
    Eu divulguei nos meus blogs, mas ainda nao libertei os livros, pois estou fora da cidade. Mas, espero que de tempo quando eu chegar. Mas , podemos libertar livros a qualquer momento, nao eh verdade? Ler nao tem tempo, dia ou hora!
    Bjs e um otimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Calu!
    Que boa surpresa a Ana Paula recebeu. Ela comentou en passant no "Luz" e eu fiquei logo feliz por ser um livro o motivo da felicidade dela. Também abri o sorriso ao imaginar a carinha do garoto perguntando se era para ele... Alguns gestos se tornam inesquecíveis para as crianças! Quem sabe esse livro seja um divisor de águas na vida desse garotinho?
    Obrigada por mais uma vez participar do BookCrossing Blogueiro!!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de participação, Calu! Que feliz devem ter ficado as pessoas que ganharam/encontram seus livros.
    Apenas de saber da existência desse "A partitura do adeus" eu já me alegrei! E anotei aqui na lista de compras futuras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Vi direitinho os olhos afoitos do garotinho, Calu! Meus miúdos também adoram... Quando encontro livros infantis usados em brechós, faço sorteio (aqui no cafundó não há sebos).

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu,

    Acho esse evento fantástico, A Luma está de parabéns pela iniciativa, que tem gerado ótimos frutos. Sempre participo do movimento, embora de maneira silenciosa. No ano passado adotei a técnica do esquecimento de livros em locais de alta circulação de pessoas. Este ano optei pela doação a algumas entidades, de acordo com o foco dos livros.
    Sua participação foi muito bacana. Gostei demais da entrega do livro ao menino, que até desprezou as balas em favor do livro.
    Desejo que a campanha seja cada vez mais revestida de sucesso. Todos têm a ganhar.

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Calu, depois de participar do evento, pela primeira vez, tenho notado que muitos abraçam a causa e passam, frequentemente, a "esquecer" livros por aí. Sua participação ficou especial. Mandar um livro para amigos agrada a ambos. E proporcionar boa leitura a uma criança é louvável. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Linda, leve, literária e poética sua participação1
    Vc é ímpar!
    Sou fã!
    Nunca participei assim com selo, fotos, publicação, dentro do projeto dessa sua amiga, nem no de uma outra amiga minha que tem outro nome, nem do oficial internacional. Libertei uns uma vez com um recado pessoal dentro e achei emocionante...rsrs
    Esse ano, para variar e atender a pedidos de cronicalizar sobre (pessoas apegadas aos livros ou que tem poucos, que tem ressalvas a deixar o livro em um canto qualquer e que são ofendidas nas redes sociais, vê se pode!), resenhei lá no blog sobre os excessos de participantes do projeto, que colocam doar para dentro da proposta do projeto ou nada nos discursos, desapego, egoismo e outras palavrinhas que não acho combinam com compartilhar e com voluntariado. Além de remendar outros excessos na prosa.
    Falar em remendos vou parar por aqui e voltar depois para outras leituras e comentários.
    Na verdade, vou é botar seu Blog na minha lista de sugestões de leituras lateral, para acompanhar mais seus escritos ;)
    Beijos meus!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!