quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Entrelaçamentos










*" Um dia o rei ficou surdo.Não como uma porta, mas como uma janela de dois batentes.Ouvia tudo do lado esquerdo, do direito não ouvia nada[...]"


Foi-se o tempo que esta estranha enfermidade do rei acima citado era aceita como verdade absoluta, a dicotomia estabelecida como limite demarcado pelos lados orientados.O que acontece do lado de cá não tem nenhuma relação com o lado de lá; controvérsias conhecidas e comprovadas.São muitas as situações que provam a interligação ressonante, estabelecendo laços pra lá e pra cá, em pequenas ou grandes espirais, em ciclos curtos ou longos, em ramificações restritas ou extensas.
Vivemos em rede,mais que isso, somos a rede.Uma rede física, mental e holística que a todo momento nos retifica sua existência miraculosa em todos os seus meandros.

Ouvir a cor do mar, ver a melodia dos ventos, falar no silêncio dos brotos nascidos, tocar o canto de um pássaro, sentir o aroma das nuvens,provar o sabor do amanhecer...Desaprender a rigidez dá-nos vivências inesperadas que sempre foram possíveis e bem conhecidas das crianças e dos poetas; um mundo ao alcance de todos(as) nós. 



"[...]Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas garças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela. Era o menino e os bichinhos. Era o menino e o sol. O menino e o rio. Era o menino e as árvores."

(Manoel de Barros)




¨¨**¨¨**¨¨**  



* Excerto do conto de Marina Colassanti, Uma ideia toda azul.
* Excerto de crônica do livro: Memórias Inventadas, Manoel de Barros





11 comentários:

  1. Creio que a poesia nos ajuda muito a viver. Sempre olhando o lado poético de tudo conseguiremos viver com mais harmonia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu, voltei!
    Nossa, que post lindo! O trecho do Manoel de Barros é um dos meus preferidos...
    Quantos sofrimentos poderíamos evitar se tivéssemos essa consciência...a separação é uma ilusão.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Calu, uma foto magnifica para uma reflexão sublime!
    Olhar o mundo e as coisas com o olhar de uma criança nos torna mais felizes.
    Uma riqueza ao alcance de todos!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Calu, entrelaçaste muito bem esses dois autores nesse texto! Gostei muito, como sempre aqui! Faz bem pensar!!! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Querida Calu,
    Pois foi isso exatamente que procurei fazer hoje, retornar a este mundo mágico, quer seja infantil ou da poesia e do envolvimento com a natureza. Parto agora pra serra, lá me recarrego sempre e deixei uma poesia do grande Manoel de Barros no meu pedaço hoje, estamos completamente em ligação direta com a procura do bem estar para nossas vidas.
    Sempre há tempo!
    um beijo grande, carioca


    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Calu
    Estou numa luta ferrenha comigo para desaprender da rigidez a que fui e sou submetida inesperadamente tanto pela vida quanto pelas pessoas visto que eu não ferro mais... ainda bem!!!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de entrelaços. Viver um mundo mágico nos ajuda a enfrentar o outro lado cruel que teima em bater a nossa porta. E nada como este grande Manoel de Barros que nos entrelaçou esta semana nos blogs, bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu!
    Estamos todos conectados e o Rei não deveria querer nos enganar! Caminhamos todos para o mesmo destino e o erro só atrasar a evolução dessa grande rede. Quem ainda não se conscientizou sobre isso, é pq se acha esperto. Que engano! Ter a criança em nós, tira-nos a malícia e perdura somente o lado encantado do viver.
    Beijus,
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu!
    A natureza fala conosco todo tempo e nos cabe ficar entrelaçados nela.
    Um maravilha de post.
    Saudades.
    Xeros

    ResponderExcluir
  10. É a Natureza que sempre me ajuda quando as forças vão faltando...lindo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. E felizmente nem tudo fica como é, tudo muda e o tempo cura todo, muda a todos ... transforma em pior ou melhor.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!