sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

As crianças sabem o que dizem







Ninguém segurou a gargalhada ao ouvir a resposta do meu neto Miguel para a mãe, que ralhando com ele, perguntou: ___ Você quer ficar de castigo agora ou mais tarde?
___ Mais tarde, respondeu ele naturalmente.

Esta tranquila naturalidade das crianças nos pega desprevenidos desarmando qualquer bronca.E as tiradas filosóficas, então?Tem umas espetaculares, merecedoras de registro.Engana-se quem ainda hoje acha que as crianças não alcançam o cerne dos fatos.Elas estão cada vez mais perspicazes, mais atentas ao mundo em que vivem e ás pessoas com quem convivem.

Pedro Bloch, pediatra e dramaturgo, despertou para esta realidade e nos premiava com suas imperdíveis publicações na revista Manchete com o título: " Criança diz cada uma...", onde narrava situações impagáveis da sabedoria infantil.A legião de fãs era enorme.

" A cor do céu depende da hora, do tempo e de quem olha. Quem diz que o céu é azul, nem desconfia que, de noite ele pode ser preto e, quando vai anoitecendo, pode até ser rosa ou vermelho. Quem diz que o céu é azul, é analfabeto de céu."
( trecho do Dicionário do Humor Infantil, Pedro Bloch) 


Ao olharmos pra nossa infância achamos difícil que um dia tenhamos sido assim, tão leves, tão espontâneos, mas com certeza o fomos, mesmo que hoje não nos lembremos disto tão bem.Como considero importantíssimo mantermos vivo o elo com a criança que fomos, destaco algumas definições que ajudarão a trazer mais colorido aos primeiros dias deste novo ano, torcendo pra que aprendamos sempre com as crianças de ontem e de hoje; elas conhecem a magia do bem-viver.






AMAR__ É pensar no outro, mesmo quando a gente não está pensando.

ALEGRIA __ É um palhacinho no coração da gente.

ARCO-IRIS __ É uma ponte de vento colorido.

BOBO__ É uma pessoa cheia de coisas vazias. 

BRUXA __ É uma fada que ficou velha e perdeu a dentadura.

CRIANÇA __ Ser criança é não estragar a vida...




¨¨**¨¨**¨¨¨**¨¨**¨¨

14 comentários:

  1. E pensar que um dia fomos assim!
    Não podemos mesmo nos esquecer desta leveza. Nada melhor do que começar o ano assim!
    E vou aproveitar para deixar um verso de Manoel de Barros:

    "As coisas que não têm nome são mais pronunciadas por crianças".

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que amor essa ingenuidade das crianças.Adoro as "tiradas" delas. Alegram mesmo! beijos,tuuuuudo de bom,chica( Hoje à noite o filho e neto voltam pra Inglaterra.Já viu,né?) bjs chica

    ResponderExcluir
  3. Ah, Calu, que doçura de texto! Eu me encanto com essas tiradas tranquilas e geniais das crianças, ainda ontem meus sobrinhos estavam aqui, nossa, os pais tem essa "obrigação" do educar que torna a relação um pouco mais rígida, mas com os sobrinhos, eu só absorvo suas pérolas!
    Como eles nos ensinam com suas visões surpreendentes e leves sobre o mundo... é um dos encantamentos de se trabalhar com crianças.
    Adorei o significado das palavras, inspirações simples para começar bem o ano.
    Um abraço, 2014 colorido pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Calu!
    Também gostaria de ser castiga depois... infinitamente depois. Necessito desta irreverência.

    Conviver com a criançada nos faz menos rabugentos... pois nos traz a possibilidade de sermos menos adultos.
    Com elas, nos reinventamos e questionamos teorias o tempo todo, o hermético absolutismo abre espaço ao voador relativismo!

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  5. Amo a sinceridade deles,amo essa liberdade ,esse compromisso belo com a verdade.saudade de ser criança e poder dizer tudo que sinto.
    amei!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Calu!
    Criança é a renovação da vida... e haja Migueis e Felipes, pra consertar o que estragamos e nos dar alegrias :-))))))

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  7. Criança é fogo, é nó cego, é uma surpresa a cada dia, é o inesperado é mágico... E essas tiradas delas são o que surpreende... Sinceramente Calu, essa coisa de ser educadora infantil vale a pena justamente por isso... Adorei o post, ele serve mesmo para começar o ano leve.

    ResponderExcluir
  8. Olá Calu
    Amei seu texto e a resposta de seu neto, ele foi muito inteligente. Lembrei-me do meu, coisa boa ser avó não é mesmo? Nos divertimos.
    Lia muito a revista mamãe e bebe e sempre tinha estas publicações de criança diz cada coisa do Pedro Bloch, era muito divertido e cheguei a mandar uma das façanhas de minha filhona por carta.
    Acho que tens razão o elo com nossa criança interior deve ser constantemente lembrado, como ver a vida com mais simplicidade. Parabéns pelo belo texto.
    Beijinhos e um inicio de ano maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Post lindo minha querida...com absoluta certeza as crianças estão a cada dia mais "antenadas", sabendo das coisas, demonstrando a opinião que tem das coisas, da vida. São para ser amadas e bem observadas...pois tem uma sabedoria e percepção, fascinantes.
    Que 2014 te seja maravilhoso, boa semana, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Amiga, tudo bem contigo? Ainda estou em férias, não quero voltar pro quentinho por enquanto. rsss
    Vou te contar, que menininho esperto este netinho! Eu ri aqui sozinha, pensando na resposta inteligente, curta e objetiva dele.
    Como será que éramos quando tínhamos a idade dele? Eu era bem esperta também, mas bobona para certas respostas, ficava naquele vácuo, sabe?
    Adoro esta sinceridade das crianças, elas não ensinam muitas coisas e nos fazem ver outras que muitas vezes nem damos bola.
    E lembro também desta coluna do P.Bloch que nos fala, era muito legal mesmo.
    um super abraço carioca



    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu!
    Seu neto é muito espirituoso! Queria ver a cara da mãe dele...
    Você está certa! Esquecemos de como fomos e quem se lembra, leva a vida de forma mais esperançosa, alegre e com olhar mais positivo sobre as coisas. Pedro Bloch além de prestar atenção nas crianças, devia achar que adulto fala muito e não fala nada ao mesmo tempo, quando escreveu: “Só se deveria falar se fosse para melhorar o silêncio”.
    Feliz 2014!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. É vero. Fico a olhar as crianças, sua alegria e leveza de estar. A pureza do olhar descreve sensacionalmente coisas e situações.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Hoje só passando pra divulgar o blog: http://umanjotriste.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida Calu
    Ser criança é não estragar a vida... que máximo!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!