sábado, 27 de julho de 2013

VOVOZAR - BC Comemorativa








Leio as linhas de minha mão como sendo dois "Vs", da palavra vovó; som doce, tom rimado, verso dobrado, eco profundo maior que o mundo.Começo e fim das histórias vividas em total cumplicidade entre duas gerações: avós e netos(as).Para aqueles que me "conhecem" por aqui, sabem da minha feliz história com minha avó materna.Já contei muito sobre ela e a última vez foi na 2ª ciranda interativa:"Carta à uma mulher".Não me canso de falar, lembrar, exaltar a minha avó muito amada, pessoa querida, farol e porto, cara lembrança, doce saudade...

Hoje marcadamente em meus dias de avó, toda,toda,risonha e feliz com cada serzinho idolatrado que veio ao meu colo ocupando todo meu coração,deito e acordo cheia de alegrias. Pensando neles todo instante, nas gracinhas, nas artes, nas manhas, sei que neste momentos estou sorrindo bobamente aonde estiver.Creio que já devo ter sido tachada de boboca pelas pessoas nas ruas que vêem aquela mulher rindo sozinha,mas nem me importo.Poucas delas sabem a felicidade de ser avó/avô.Quem sabe,me entende.Entende que o sorriso vem da alma e alcança o rosto em momentos mágicos refletidos pela lembrança destas criaturinhas especiais que nos fazem sentir mais e melhor a beleza da vida.

Quando tive cada um em meus braços minutos depois de nascidos, eu já estava irremediavelmente entregue aquele pacotinho precioso e, feliz da vida por isto.Tive ali os lampejos de cada um dos pais, naquela mesma cena e agradeci a dádiva que vivi e vivo.Pode ser exagero, mas cada um deles me olhou intensamente e naquele instante eu lhes aconcheguei ao colo dizendo no olhar o quanto os amava.Era eu, era minha avó, era minha mãe, éramos todas nós, mulheres, matrizes, nutrizes revivendo, ressignificando, renovando o ciclo da vida, destas vidas tão amadas, tão amorosamente presenteadas.

A cada fim de semana preparo a casa para recebê-los, com as comidinhas e frutinhas que gostam, com os ninhos de travesseiros para os soninhos da tarde, com os brinquedos que fazemos de sucata,com a contação de histórias, com tudo que possa fazê-los rir soltos e sapecas.Apesar de um deles morar longe e deixar sempre uma grande saudade a cada dia, acompanho suas peraltices pelas fotos e vídeos que minha filha e genro enviam, o que já acalma a Dona Saudade. Quem já "vovoza", sabe do que falo, quem pra lá caminha, constatará que não exagero nem um pouco.






Poderia encher esta página só falando deles, mas vcs não iriam aguentar tanta corujice, mesmo sendo como participação na BC proposta pela Norma.Agradeço a oportunidade do motivo,viu Norma! (rs).


********* 
Um excelente domingo pra vcs!

17 comentários:

  1. rsssss...Todas nós somos babonas po eles e são uns amores mesmo!

    Te entendo muito bem! Adorei tua participação pingando mel! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Calu me transportei através dos teus sentimentos!
    Espero um dia sentir o mesmo, sorrir feito boba.
    Pedacinhos de um imenso amor! Adorei os rostinhos deles!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de vovó.... babona! Tem que ser mesmo, tem que adoçar, apertar, brincar... avós são tudo de bom que a gente tem. Morro de saudades da minha....
    Que coisinhas lindas essas fotos, Calu! Tem toda razão, não tem como não se apaixonar de imediato!

    Um ótimo domingo, beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Calu, é mesmo assim só quem é vovó para entender o porque de tanto amor, não é exagero não porque sou bem assim, uma avó super babona com muito orgulho. Minha avó foi meu tudo quando estava ainda por aqui e quero tudo para meus netos, por enquanto só tenho um, mas filhona já esta querendo providenciar mais, eu estou feliz da vida.
    Lindo seus amores. Beijinhos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Faltou dizer: Obrigada pela divulgação. Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Calu
    Ri muito daqui da sua corujice... enquanto a tele mostra a atuação do Papa no Jornal...
    Sabe, quando fui mãe pela primeira vez, li um pensamento que o adotei logo: ser mãe é babar retratinhos depois de tê-los desdenhados nos outros... rs... Não é a pura verdade???
    Ser vó não fica atrás... rs...
    Menina, como é bom vovozar!!!
    Que bom ter isso em comum com Vc, amiga!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Calu, que linda tua participação. Tão espontânea e natural. E cheia de amor. Vovozar é isso mesmo. Te entendo eu também, já faz 12 anos que ando vovozando com meus netos. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu
    Lindo seu depoimento dos sentimentos de vovozar. Já consigo empatizar totalmente com o que relata, pois é um transbordar inevitável de sentimentos que já tomou conta do meu ser.
    Grata por sua participação.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. kkk que delicia tbm tive a sorte de ter duas avós maravilhosas que amo de paixão.

    ResponderExcluir
  10. Calu queridíssima,
    E eu posso atestar todo este grande amor que tens pela sua vózinha querida, sempre fala dela com saudade e engrandecimento de sua enorme bondade. Que Deus a tenha!
    E sei também o quanto és uma avó querida pelos seus que todos os finais de semana, enchem sua casa de luz e alegrias.
    Só posso deixar, mais uma vez, meus parabéns vovó exemplar!
    beijos cariocas



    ResponderExcluir
  11. Por esses dias estive lendo lá na Jussara um texto no qual ela falava das avós da família dele, depois veio o comentário do sobrinho dela e um rio de lágrimas, fui dormir embalada por lembranças doces... senti/sinto tantas saudades de Voinha, vó é uma coisa de Deus!!! Pensei que não tinha mais lágrimas, mas seu texto foi tão doce, tão terno!!!

    Seus netos são privilégiados por ter você!!! Nós que temos ou tivemos avós somos privilegiados, somos felizes!!!

    ResponderExcluir
  12. Calu, adoro ser avó! Tenho as melhores lembranças das minhas avós e minha mãe foi uma avó incrível. A quanto a air por aí sorrindo pela rua eu nem ligo, afinal sou avó.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  13. Oi, Calu! Que delícia de postagem...Você é uma avó adorável e imagino que as tardes passadas com seus netos são sempre bem aproveitadas. Uma das coisas boas das mídias é que dá para acompanhar o desenvolvimento dos queridos mesmo quando estão longe. Um abraço, feliz Dia Da Vovó atrasado!

    ResponderExcluir
  14. Uma belissima e real declaração da sublime felicidade de ver as gerações num belo laço de amor e carinho.
    Vovozar é uma arte bela que muitos criticam às vezes, mas que todos gostariam de ter uma avó para sempre, para aqueles dias em que nos faltam chão.Nada como um colo de vó.
    Gostei Calu.
    Uma linda semana de alegria amiga.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  15. Oi Calu!
    É isso mesmo!
    Ser avó é uma consagração!
    Ter avó é tudo de bom!
    E haja babador, né? rsrsrsrs

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  16. Calu, tb eu me encaixo na tua descrição tão espontânea sobre a visita deles, e os sentimentos quando segurou nos braços minutos depois de nascerem... me vi em tuas palavras que falam dessa entrega, e até neto longe temos... avós são todas iguais, tô chegando a essa conclusão...rsrrss

    Bjos, adorei ler a tua participação e sentir o calor desse afeto que tão bem conheço!

    ResponderExcluir
  17. Calu, só quem tem é que sabe. Uma riqueza sem fim.
    Tenho 5 netos e 4 moram longe de mim! Felizmente 1 ainda mora pertinho, somente a 100 km e a única menininha é a que vejo todos os dias, ainda bem! sinto-me melhor pessoa, quando estou com eles.
    Lindo o seu vovozar.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!