sexta-feira, 19 de julho de 2013

Venha como você é / Dia do Amigo







Custei um tempo, na época do colégio, pra aprender a fazer estes bonequinhos entrelaçados.Pra mim possuem um significado forte; mãos dadas, amizade presente.E, sabe-se hoje o quanto é importante termos e sermos amigos e amigas de fato, de alma, de fé ( sem a ressalva religiosa).Talvez por ter sido filha única, sempre dei o maior valor às amizades que ganhei na vida e, lembro-me de todas até hoje.Com algumas ainda tenho contato, com outras, perdi-o totalmente por força dos diferentes caminhos percorridos, mas o carinho da convivência permanece em minha memória afetiva.

Curto muito todos os assuntos, histórias e filmes que toquem no tema, afinal, é um dos importantes sentimentos que sustentam a essência humana.A amizade reforça nossa confiança, nos ampara e incentiva.Somos seres sociais e nos traduzimos, na maioria das vezes, nesta troca de energias positivas.Quantas crianças tiveram um(a) amigo(a) imaginário com quem conversavam e brincavam naturalmente?Muitas; e à medida que foram crescendo transferiram aquela amizade para um amigo real,não, sem vivenciar uma perda, que aos poucos o tempo se encarregou de acalmar.Ao contrário duma troca, foi  sim, um rito de passagem esperado.Marco do crescimento emocional.

Com esta temática, indico à vcs um filme que vi mês passado.Caí no canal do filme enquanto zapeava a TV e nem dei bola pro título:"Hasta la Vista", outro quebra-quebra dos fortões do cinema americano, pensei. Mas, abaixo do título em caixa-alta vinha o seguinte sub-título:"Venha como você é". Soltei o controle remoto e deixei correr a imagem.Ainda bem que fiz isso.Me encantei com a história de três jovens amigos deficientes físicos,que se lançam numa baita aventura em busca da realização do sonho comum aos três: viajarem para um bordel na Espanha.Noves fora alguns esperados clichês de mau gosto, o roteiro privilegia a força que nasce da amizade que os une e o quanto este sentimento alimenta neles a coragem de prosseguirem para o destino que perseguem.Não sei classificar filmes e nem sou boa em resenhas, mas arrisco-me a dizer que se trata duma comédia-dramática(rs).

Uma das linguagens que mais me chamou a atenção foi a que representa o ideal que temos sobre o amigo(a) verdadeiro: aquele(a) que nos aceita como somos dispensando as convenções sociais.Pra quem curte uma boa e sensível história de amizade, fica aqui minha recomendação.Vale a pena!

(produção belga/2011)
********** 



Recebam meu abraço carinhoso nesta data do: Dia do Amigo(a), 20 de julho!
Tenham um fim de semana pra lá de bom! Bjoos!




--------------


Imagens:zun.com.br
warnerbrothers 

15 comentários:

  1. Oi, Calu! Eu também sempre tive dificuldades para entender a dinâmica dessa dobradura com recortes, mas seu significado é bem contundente.
    Eu assisti uma reportagem sobre o filme, achei interessante o conceito mas nunca assisti. Sem dúvida, uma bela dica.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu!

    Lindo seu texto! Eu tive a sorte de ter um irmão e que ele fosse pra mim além dos laços de sangue. É meu amigo e companheiro. Considero o meu melhor amigo, na verdade. Mas mesmo com um irmão, as amizades que vamos conquistando pela vida são importantes.

    Amei a indicação do filme. Vou ficar na expectativa pra vê quando passa.

    Desejo um final de semana maravilhoso !

    Feliz dia do amigo!!!

    Beijos!!!!


    Selma

    ResponderExcluir
  3. Querida Calu,
    Estou matando as saudades de blogar e você é a primeira pessoa que estou visitando. E adorei estar por aqui. Gosto de ler bons posts, gosto de manter amizades bloguísticas com pessoas que escrevem, lêem e comentam de verdade. Já não tenho mais idade para aquelas bobices de "me segue que eu te sigo" rsrsrs. E como tem disso na blogosfera não é? Adorei o texto e essa dica de filme também achei excelente. A amizade é um bem de valor inestimável e quem tem amigos tem tudo. Aqueles bonequinhos recortados eu aprendi a fazer com minha avózinha que me criou. E adoro eles e o significado que representam na vida da gente. Sorry, mas eu começo a falar e não paro. Um Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli,
      fico muito contente com a deferência recebida.Temos gostos e práticas parecidas com relação á blogosfera.Obrigada pela gentil e sempre bem-vinda visita.
      Bjos festivos.
      Calu

      Excluir
  4. Calu, você demorou um tempão para aprender e eu nunca consegui!
    São especiais mesmo esses bonequinhos. Símbolo da amizade.
    Um abraço então aos nossos amigos, sejam eles reias e também os virtuais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Bia,Selma e Ana Paula,
    apesar de só travarmos contato através da blogosfera, saibam que lhes tenho apreço e adoro todas as boas trocas que vivemos na blogosfera.
    Vcs são sempre muito bem-vindas em meus dias.
    Bjos festivos.

    ResponderExcluir
  6. Que legal ,Calu, desde os bonequinhos que também adorava fazer! Bom título e indicação! Feliz dia dos amigos! bjs, praianos,chica

    ResponderExcluir
  7. CALU QUERIDA, SEI QUE NÃO ME ESPERAVA POR AQUI HOJE, MAS SÓ POR VC, RESOLVI ACESSAR A BLOGOSFERA. APESAR DA DISTÂNCIA E DO SILENCIO VC É UMA DAS SAUDADES QUE TENHO DAQUI.AFINAL, SÃO MAS DE 10 ANOS DE AMIZADE, VIRTUAL , MAS SEMPRE PENSAMOS PARECIDO E SEI DO CARINHO,QUE VC TBÉM TEM POR MIM.
    "O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.Khalil Gibran
    UM ABRAÇO, DO TAMANHO DA DISTANCIA QUE NOS SEPARA, MEU CARINHO E QUE DEUS LHE PROTEJA SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga Milinha,
      fico ultra contente e sensibilizada em ter sido motivo de teu passeio por aqui.Mesmo a distância sendo grande, não conseguiu abalar o carinho que nutro por vc.Obrigada por tua presença querida.
      Um abração e muitas bençãos.
      Calu

      Excluir
  8. Olá querida Calu.
    Desculpe só vir agora, esta semana não deu para navegar na net. Estive ocupada.
    É muito bom sentir que temos amigos, mesmo quando a gente não fala todos os dias com eles/as.
    Fiquei super curiosa com esse filme compartilhado. Irei procurar.
    Mil beijinhos. Grata pela visita e eterna amizade.
    Rute

    ResponderExcluir
  9. Queridas, Chica e Rute,
    vcs bem sabem o quanto prezo nossos encontros blogosféricos.São trocas maravilhosas que enriquecem meu dia.
    Um abração carinhoso, meninas.
    Calu

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu.
    Primeiro agradecendo o carinho constante em meu blog, sinta-se abraçada pelo dia do amigo, mesmo que já seja quase domingo...rsrsr
    Nossa você sabe fazer estes bonequinhos, amei, poderias fazer um post ensinando o passo a passo...rsrsrs... Já estou abusando não?
    Adorei saber sobre o filme já tinha visto o nome na lista de canais, porem nunca me interessou, vou ver da próxima vez.
    Um lindo domingo. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Ê minha querida amiga, eu vim tarde, mas creio que isso não importa, pois todos os dias praticamos esta verdadeira amizade.
    E hoje li uma frase que complementa seu lindo post; "Os verdadeiros amigos são aqueles que nos criticam e nos defendem nas nossas costas." Não é o máximo?
    Um grande e carinhoso abraço minha doce amiga Calu.

    ResponderExcluir
  12. Calu,

    Fiquei super interessada nesse filme, e vou procurar por aqui.
    Vim deixar meu abraço, apesar de já estarmos no dia seguinte.
    Tenho amigos de longas datas, e tenho feito novos amigos no nosso mundo da blogosfera. Uma delas, é você.
    Um lindo Domingo! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Verinha, Betinha e Lucinha,

    as nossas ricas interações fazem meus dias mais sorridentes.Valorizo bastante estes encontros festivos e marcantes que a blogosfera nos favorece.Por aqui encontrei pessoas sensacionais, como vcs, além de outras mais.Isto é Presente!

    Abração, meninas.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!