terça-feira, 23 de julho de 2013

O monstrinho nosso de cada dia







Os mais antigos da família, viviam repetindo que o travesseiro era bom conselheiro. É, pode ser, mas em adulta as dúvidas me chegaram e foram mudando essa informação.Por que uma preocupação diurna de médio peso se torna uma tonelada à noite?Há muitas abordagens deste fato feitas por especialistas no assunto.O que me chama atenção é a incidência da situação.Por mais que tenhamos compreensão sobre os acontecimentos desagradáveis, nem sempre conseguimos olhá-los com imparcialidade e pior é se nos disserem respeito ou a algum de nossos queridos.Daí, basta a noite cair e o monstrinho vai crescendo, nos acompanhando pela casa, imitando nosso ritual noturno para por fim dividir o travesseiro conosco.Aí é a derrota total da razão!

Frita-se dum lado e de outro, tenta-se jogá-lo pra fora da cama, e nada.Ele resiste, insiste e nos espreme o peito.Oh, céus! O que fazer? Não faltam receitinhas oficiais e amadoras pra espantar o monstro da ansiedade hospedada.Uma amiga minha diz que a dela não falha.Quando já pressente que o dia não vai acabar na noite que virá, ela liga pra vídeo-locadora e encomenda ao atendente um filme bem triste que a faça chorar.Dito e feito.Fica sozinha, põe o filme pra rodar e vive a história completamente deixando as lágrimas rolarem.Diz ela que, ao final da sessão já está bem mais leve.O peito desapertado, a respiração mais solta, a mente mais sossegada, embora não desprovida de toda preocupação, porém mais aliviada e buscando um olhar criterioso sobre os fatos.

Até acredito que seja uma boa dica esta, já que a sabedoria popular tem milenares ensinamentos assertivos.Em séculos passados, a medicina era caseira e tinha suas quotas de acertos e erros.Eu sou a favor de experimentar o melhor dos dois mundos.Não sendo venenoso, o que arde cura o que aperta segura, dizia minha avó.Então, olho vivo no monstrinho da ansiedade e não deixe ele se agigantar e nem ocupar teu travesseiro.Cuide no dia ( se possível) a boa noite que vc merece.

****** 


Encontrei num site (aqui), uma definição simples que me agradou: 


"A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas, às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada.A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la as pessoas deixam de fazer coisas simples ( como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem[...]" 


13 comentários:

  1. Oi Calu!

    Ansiedade é meu sobrenome. No dia que meu coração não aperta de ansiedade eu até acho estranho. Já tentei de quase tudo. Sou assim desde criança. Atualmente faço terapia e exercícios de respiração estão ajudando.

    Quando a ansiedade toma conta de mim, tenho queda de pressão e o travesseiro acaba sendo apenas um apoio pra cabeça pesada. Ansiedade é monstro malvado que aterroriza a gente.

    Desejo que sempre consiga livrar-se dos monstros antes do fim do dia.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amiga..
    Realmente a ansiedade é trágica..
    Engraçado que é uma sensação que causa dor, pelo menos eu sinto.. Um aperto imenso no peito que chega a doer.. o estômago revira.. até respirar se torna difícil..
    Quando isso acontece a noite, eu faço quase como sua amiga.. mas ao invés de filme.. eu coloco aquelas músicas lindas e choro até soluçar..

    Parece que melhora mesmo colocar as lágrimas pra fora.. e com elas esse sentimento que tanto nos perturba srrs

    Beijoka minha linda..

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Calu
    Incrível, menina!!!
    Estou com uma consulta marcada pras 17h pra ver a minha ansiedade...
    Tenho motivos felizes de sobra pra perder o sono mas não... durmo muito bem mesmo que seja mais tarde... As 8h são sagradas...
    Porém, me sinto bem ansiosa por inúmeros fatores...
    Estou passeando muito... isso me ajuda demais...
    Escrevendo com muita inspiração e procurando pagar os compromissos... rs...
    Tem a doença na família que me deixa ansiosa também...
    No mais, vou relaxando e vivendo o melhor possível que a vida passa como um sopro...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. A ansiedade cresce mesmo se temos algo não bem resolvido e à noite, no travesseiro, tudo fica maior! Boa solução da tua amiga...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Calu, tenha crianças em casa que à noite estarás tão exausta que até o monstrinho vai dormir também!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Calu, muito interessante. Sou muito atacada à noite, ou melhor no meio da noite por ser ansiosa e querer carregar sozinha o mundo nos ombros! Tanto que estou sofrendo dores muito chatas no meu ombro direito, rsrsrsr! Brincadeirinha! A dor não é! Mas, voltando ao assunto sou mesmo afligida e uma situação puxa outra e a noite torna-se impossível! Tornava-se, porque agora ligo a TV e fico com o controle, buscando algo e sempre acho. Acabo adormecendo. É dito e feito! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Calu, gostei da sua abordagem. pois, realmente, se deixarmos os monstrinhos ficarem fortes paralisamos na vida.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amiga, disso eu entendo. Pressinto quando vou repartir a noite com o monstrinho. E rendo-me. 15 minutos na cama, luz apagada e nada de sono é sinal para agir.
    Salto da cama e leio, ou vejo um filme, ou ... até que, morta de cansaço regresso à cama. Resulta.
    Obrigada pelo comentário solidário ( continuo maaaaaal, com um buraco no peito)!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu
    Quando fico ansiosa por algum motivo não me deito nem por nada no mundo, fico zanzando pela casa, PC, sala televisão ... Tudo menos cama. Exercícios cansa o corpo, mas quando o problema é grande nada ajuda até que se resolva. Super interessante este seu texto e até gostei da idéia da sua amiga, o choro lava a alma e desencadeia mais coisa que esta guardada no coração.
    Um lindo dia. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu
    Saudades! Ótimo post, caiu como uma luva para mim! Eu vivo lutando contra a ansiedade, principalmente nos últimos tempos.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Calu,tudo bem? A ansiedade é o mal do século e nada melhor que o bom conselho de sua avó pra espantá-la!Adorei seu texto!bjs,

    ResponderExcluir
  12. Nossa, ansiedade parece ser um mal que acomete as mulheres em geral.
    Eu lhe digo sinceramente, só fico mesmo ansiosa por dois motivos: filho demorar pra chegar em casa e doença, fazer exames, esperar resultados. De resto eu sou uma pessoa que já aprendeu a controlar a ansiedade, também com a minha idade, né?
    O monstrinho me aparece algumas noites antes de exames médicos, mas passa quando eu tomo um daqueles relaxantes, sabe? kkkk
    grande abraço carioca friorento.

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida Calu, saudadeeeees!

    Esse monstro nasceu comigo, acredita! Temos a mesma idade! Rssssssssssssss
    Falando sério: uma das minhas lembranças mais remotas é a de estar sentada na sala esperando o meu pai chegar enquanto a minha mãe cochilava no sofá! Isso acontecia aos sábados (ele era barbeiro e, aos sábados, além de maior movimento na barbearia, era o dia da roda de amigos) e ele chegava lá pelas onze da noite. Eu acordada aguardando ansiosa e minha mãe dormindo!
    Imagina o que rolou de lá para cá!
    Creio que já tenho que chamar esse monstrinho de "meu doce companheiro"! Rssssssssss
    Bjssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!