quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Entre - Páginas


Quanto mais crescem as coletivas na blogosfera, mais tramas se fazem nessa rede positiva alongando as interações, os saberes, os sabores.E, entre todas as boas coisas, estão os livros.Dicas, resenhas, citações, despertando curiosidade e desejo na leitura.Há poucos dias atrás, li na Pandora  (http://elfpandora.blogspot.com) um post sobre "o livro que colecionou lembranças", e logo me debrucei sobre o tema, o qual está em total sintonia com o livro que leio atualmente: "As Memórias do Livro", de Geraldine Brooks. Não cheguei nem na metade dele, mas estou interessadíssima. Uma narrativa bem alinhavada pela trajetória dum certo livro raro.Adoro quando me sinto parte dum enredo pensado por alguém, detalhado em outras circunstâncias, que acabam por encontrarem-se comigo, assim, naturalmente. 

Quando estou abraçada numa leitura costumo levar um tempo nesta paixão, ainda mais se for avassaladora. Hi, aí é que volto páginas, releio trechos, sublinho ( sempre a lápis) e poupo a continuidade da leitura com a maior pena de acabar.Nesse compasso, meu companheiro vai ganhando, além dos marcadores de praxe, recadinhos escritos, receitinha de qualquer coisa que vi numa revista, ficando ele, cheio de suas próprias histórias e das minhas também. Acaba por tornar-se companheiro físico e espiritual.

Não há um livro aqui por casa que não tenha uma memória nossa entre suas páginas. Vira e mexe, encontro cartinhas pro Papai Noel nas mais diferentes caligrafias, até com uma palma de mão carimbada (rs), receitas médicas para gripes/tosses, cartelas de selos ( lembram?), tickets de ingressos variados, cartinhas de alunos(as) e, por aí vai a lista...Já sabendo desta mania familiar, tive o cuidado de vasculhar as páginas do livro que lancei no Bookcrossing, pra que ele fosse, apenas, com suas páginas.

Ontem mesmo, achei uma receita das antigas, de pão salgado, dada por uma amiga lá de Brasília. Parei com aquelas páginas amareladas nas mãos, fitando sua caligrafia e através  dela, vendo-a me ensinando os truques  para fazer o pão crescer.A saudade encostou e ternamente me levou pros dias daquela convivência diária e afetuosa que sempre tivemos;duas folhas simples que um bom livro guardou me trouxeram  lembranças queridas.

Acho que sem intenção, eu fui como que deixando recados pra mim mesma, no futuro. Fazendo ao invés de uma, várias cápsulas do tempo,do meu tempo, da minha história, que hoje abertas me devolvem boas sensações, ricas lembranças, memórias afetivas que nunca se apagarão, pois, estão em minh'alma e em meus fiéis depositários, os livros,colecionadores das minhas lembranças. 



Vai abaixo a receita deste Pão de Presunto delicioso.Vale a pena! 

Pão de Presunto 

Massa:
1 colher de fermento p/pão
1 colher de açúcar
1/2 copo de leite morno
1 pouco de farinha de trigo.
Deixar descansar por 1/2 hora.Após esse tempo, misturar:
2 ovos
2 colheres de manteiga ou margarina
3 batatas cozidas e amassadas
1 pitada de sal.
Sovar bem.
Abrir metade da massa com um rolo e usá-la para forrar a assadeira.
Alternar as camadas de queijo mussarela, presunto e creme de leite sem soro, duas vezes.
Abrir o restante da massa e usá-la como cobertura da assadeira.
Pincelar com uma gema, deixar descansar por meia hora e levar ao forno por uns 40 minutos. 
Bom lanche! 
----------------------------------- 
Imagens:br.freepick
foto minha

13 comentários:

  1. Calu, tu és demais! Nos envolves nas tuas palavras e parece que estamos aí ao teu lado conversando e trocando figurinhas.

    Aliás, foi ótimo ter falado novamente contigo ontem, adorei!

    E esses achados dentro dos livros são parte de nós,não é? Muito legal e a receita, das boas! E imagino quantas lembranças dela saltaram...

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Fiquei me deliciando em lembranças enquanto lia seu post...

    Bela minha, fica na paz!

    bsMeus
    Catia

    ResponderExcluir
  3. Calu... I love books sooo much,the problem is I have no time to read them;(

    may be I have to wait my children grow up so i have time for my self ;)

    very nice those photos.

    have a nice reading

    ResponderExcluir
  4. Querida Calu,
    Que narrativa mais deliciosa, parece que estou te ouvindo pessoalmente!
    Realmente estas coisinhas marcam o tempo, as lembranças, como você bem enfatizou "capsulando o tempo". lindo!
    Aliás, tenho aqui um tal livro do Chico, com algumas dessas lembrancinhas, até uma entrada de teatro acho eu, mas estou deixando no mesmo lugar que encontrei, pode deixar.
    beijinhos cariocas

    e ahhhhh que delícia deve ser este pão menina! um dia faço pra nós.

    ResponderExcluir
  5. Calu
    Além de te ler e me extasiar nessas tuas histórias de vida ainda ganho uma receitinha de pão de presunto?
    Que coisa boa!
    Já estou juntando às minhas receitas e logo logo faço e te digo como ficou.
    Eu também encontro muitas lembranças em meio aos meus livros. Eu era uma mocinha que sempre tinha um livro nas mãos. Lia no ônibus à caminho do trabalho. Aliás, devorava o livro.
    Se nosso povo lesse mais.......

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Calu,
    jamais escrevo em meus livros! Não gosto de (re)ler livro escrito, pois me limita uma nova apreciação, mas adoro deixar coisas dentro deles. É sempre uma surpresa boa. Gostei da receita.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu, adoro achar coisas dentro dos meus livros, rs. Esses dias achei uma pétala de rosa (sim, costumo guardar as pétalas das rosas que ganho, rs) e as páginas estavam tão perfumadas que me fizeram lembrar do dia em que ganhei as rosas, sei porque anoto a data em cada pétala e essa referia-se ao dia que ganhei um botão de rosa do amigo Pe. Renan, fizemos uma homengem pra ele, mas ao final ele que acabou me surpreendendo com a sua atitude de me entregar uma rosa como prova de nossa amizade, me emociono mt sempre qdo lembro e hj foi o dias das lembranças pra mim, rs, já chorei, já sorri... é por isso que gosto desse tal "blogosfera", ela nos oferece mts momentos bons...
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  8. Calu, que lindo texto! Me trouxe lágrimas quando disse que suas pequenas coleções eram como fazer suas próprias cápsulas do tempo...tão doce! Apesar de ser jovem (37) eu gostava de escrever cartas, acho que a caligrafia é como um pedacinho da pessoa que fica impresso ali, no papel.Também tenho o hábito de grifar os livro...e meu irmão tinha uma coleção de selos que eu adorava me perdia vendo os diferentes desenhos de cada região. Senti um perfume delicioso de nostalgia vindo até aqui! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Me lembrou do filme PS eu te amo, ja assistiu?
    beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Gente que foto incrivel é essa com os livros?? que coisa linda, que ideia...

    Livros nos envolvem mesmo ne Calu? Vc esta certa, lembra de um comercial onde as pessoas estavam em lugares publicos lendo seus livros e elas apareciam pra o telespectador como se estivessem usando as roupas que liam no livro? sei la, lembro de um cara com roupa de astronauta,p ex., enquanto ao redor dele tudo era normal, nao sei se me expliquei direito, mas acho esse comercail perfeito :-)
    é assim mesmo como vc mencionou, o livro nos envolve de tal forma que a gente se vê em outra dimensao ate...

    E essa receitinha heim? hmm, adoro!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!!

    Mas que relato mais poético!!!!Quanto encantamento em sua palavras!!Sabe,nunca tinha pensado nisso...que vamos deixando pequenos fragmentos de memórias nos livros!rsrs Estes dias achei um desenho que minha filha me fez...no outro uma fotografia...Bah!Além de tudo,principalmente pra mim,o que os livros representam,também são receptáculos de lembranças, de momentos!!!!!Tão lindo,isso!!!!
    Ah! Obrigada, Calu!!!
    Beijos e meu imenso carinho!!!!

    ResponderExcluir
  12. Que honra ser citada aqui Calu!!! Adorei a reflexão, realmente livros são capsulas do tempo, quando nós revisitamos livros antigos e pegamos as coisas que deixamos neles é como se nos encontrássemos com nós mesmo em outra temporalidade.

    ResponderExcluir
  13. Oi Calu!
    É tão interessante essa relação de cumplicidade que a gente desenvolve com alguns livros... Eu também faço anotações e marcações, que depois eu transcrevo num caderno que tem o propósito específico de guardar o "best of" dos livros que leio. Daí passo os livros pra frente...
    Que bacana encontrar uma receita tanto tempo depois!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!