quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sintonia Fina


Um desses aí, já pode ser considerado peça de colecionador.Tô carregando no exagero, afinal num país do tamanho do nosso deve haver muitos rádios antigos espalhados por cantões que as modernas tecnologias não alcançaram ainda, e os tranquilos proprietários deles se dão muito bem com seus aparelhinhos audiofônicos cheios de botõezinhos.O que na minha opinião, é mais fácil de operar.Afinal cada botão traz sua legenda, então é só acionar o que se fizer necessário para uma boa recepção, o tal do "sintonia fina". 

Ô botão útil, esse. Acerta chiados, interferências, espaços mudos e outras dificuldades na comunicação.Pensando bem, seria interessante se nós viéssemos de fábrica com unzinho desses.Poderíamos trazer na memória o acionamento automático para qualquer situação de cacofonia.Eu ajusto o meu botão, vc ajusta o seu e "voilá",passamos a nos entender claramente, sem ruídos externos, sem vazios silenciosos, sem distorções.Seria fantástico!

Para os recém-casados acabaria com atritos desnecessários.Ele levaria a toalha do após banho pra lavanderia, baixaria a tampa do vaso sanitário, não poria os pés em cima da mesa de centro, enquanto ela, deixaria os jornais espalhados pelo sofá aos domingos, mas só aos domingos!Evitaria contar causos bem na hora do jogo, e compreenderia o happy hour das terças, sim, porque o das sextas depende de negociação.Tudo muito bem ajustado na sintonia fina dos dias. 

Já no mundo do trabalho essa benfeitoria seria a fronteira final para os bajuladores de plantão, os ouvidores do rei, os grosseirões de carteirinha, os escaladores da fama e os encostados oficiais.E no trânsito, então?Seria a ante-sala do paraíso.Os motoristas educados e gentis jamais trafegariam por vias proibidas, nunca acima da velocidade permitida, dariam vez, a quem de direito a tem, os pedestres, respeitariam os outros motoristas e as ruas seriam ordeiras. 

Aqui e ali, haveria satisfação garantida duma civilidade acontecida, duma rotina comum, parte integrante do agir de cada dia.Se pensarmos bem, creio que a maioria de nós desenvolveu esse ajuste fino, mas ás vezes se esquece de dar nele uma voltinha curta ou até uma longa, e perceber se a clareza do som está afinada. 
****** 
Imagem: soterópolis.com



19 comentários:

  1. Sensacional...Esse ajuste fino todos nós usamos e fizemos. A adaptação à cada situação nova é assim, com ele funcionando...

    Até pra dormir acompanhada, quando casamos, pra mim foi algo a me acostumar. Não podia ouvir respiração do Kiko ao meu lado. rs Quase o sufocava.sr.. E assim, tantas outra coisinhas na vida e relacionamentos no trabalho, família, tivemos que lançar mão desse recurso.

    Lindo de te ler!!SEMPRE!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Puxa, amiga, estamos mesmo nesta sintonia fina, nosso radinho funciona que é uma beleza!
    Meu post, como você viu, também fala disso, de comportamento, de 'afinação do instrumento', do simancol propriamente dito. As relações humanas podem ser perfeitas e para sempre se houver este olhar carinhoso de um para o outro, seja parente, seja amigo, o que for, mas tudo isso perpassa pela educação que tivemos. Para alguns é uma questão lógica, simples, para outros terá que aprender se quiser manter uma boa relação.
    Um beijo grande, carioca


    ResponderExcluir
  3. Calu
    Um botão seria o suficiente, mas tem muita gente precisando de vários, pois seus aparelhinhos estão com muita interferência.
    Coisa tão simples esse ajuste...
    Meu carinho pra vc.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Calu minha linda, ADOREI essa sintonia fina. Quantos precisão ajustar seus aparelhinhos. Acho que isso não acontece devido ao fato de não ter a legenda estampada de cara.rs.
    Acho que as interferências de tanta tecnologia está deixando muitos valores de lado. Isso sem falar no respeito pelo próximo.
    Ah!!! Lembrei da minha infância, quando ia para casa da minha avó... Lá pelo interior de MG. O rádio era o companheiro de todo momento de um povo trabalhador, digno e do seu jeito muito educado.
    Esse modelito vintage é um charme!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  5. Que legal Calu.
    A sintonia aqui é de apenas um botãozinho e ela fica sempre fininha.
    Bom dia
    Xeros

    ResponderExcluir
  6. Sintonia, que maravilha! O ser humano com sua complexidde traz consigo bagagens que, seria perfeito, se pudessem ser usadas de acordo com cada estação. No entanto, as bagagens são colocadas como o "meu é que é melhor" e os conflitos surgem. Ajustar essas bagagens, os aparelhinhos, é necessário um forte querer.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Tenho um certo apego por esses objetos antigos, mas eles estão guardados em minha memória apenas. Muito tempo que não vejo um autêntico. Ultimamente existe os antiguinhos na aparencia e com tecnologia moderna, que você paga uma boa baba por eles.
    Hum... os botõezinhos... já pensou que bagunça seria se fossémos nós que os ajustásseos nas pessoas? Calculo que eu viraria uma doida, já que a cada encontro pessoal estariam mexendo em meus botões.
    Na convivência diária é fácil tentar aceitar o modo de ser de cada um do que tentar mudar a pessoa. Mas falta de educação já é outra coisa!
    Calu, não sei se você viu a chamada para o 5º BookCrossing Blogueiro e como você participou da outra vez, venho deixar o link da postagem.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Calu,que excelente texto!O mundo precisa cada vez mais ajustar essa sintonia!Seria maravilhoso!Bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  9. Calu, tem gente que não veio com botão nenhum! Sabe aquele rádio que os nossos pais tinham que dar uma pancada de cada lado pra funcionar? É mais ou menos assim. Só pega no tranco! hehehehe

    beijos pitangueiros

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto! Estamos mesmo precisando de sintonia fina.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Menina, que texto bacana!! Acho muito legal a capacidade que vc tem de conectar as ideias e colocar o seu interlocutor em sintonia com vc!!

    Beijos!!

    Verônica

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu!
    Que texto maravilhoso!
    Ahhh como faz falta este botãozinho em muitas circunstâncias.rsss
    Na dinâmica dos relacionamentos ter esta sensibilidade fina para aceitar, para relativizar mesmo, se faz imprescindível.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, amei seu espaço, suas postagens. Aqui é muito agradavel,parabéns. Se poder depois passa no meu. bjs... http://intensevery.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da alusão que fez. É como a equalização, se houvesse uma equalização melhor entre os seres humanos, tudo ficaria mais fácil.
    Não sei se gosta de selos, no entanto, achei que o último que ofereci é merecido, seu blogue além de ter um visual bonito e sóbrio, tem um conteúdo excelente. Se quiser aceitar, esteja à vontade e livre para recusar também.
    Recomendo que conheça os blogues da parceira que me indicou, tenho certeza que vai adorar acompanhar seus escritos.
    Até!

    ResponderExcluir
  15. Calu, esse botãozinho deveria ser desnecessário. Que tal substituí-lo por um controle, sempre nas mãos de outra pessoa (kkk). Seria fácil dar "pause" nos momentos em que a escolha não foi adequada.
    Brincadeira, pois não se pode conviver em harmonia sem passar por esses períodos de adequação. Infelizmente, para alguns, o entendimento das necessidades alheias não acontece. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Minha querida Calu,

    E é graças a esta sintonia fina que por aqui, nesta mágica blogosfera, encontramos amigos como você, que entende destas coisas como ninguém e nos trás, por meio de uma leve e doce crônica, uma mensagem de esperança em dias melhores, que por certo ainda virão.
    Vamos acreditar em um novo tempo que ainda está para acontecer, onde os seres humanos respeitarão o direito do outro, dirigirão cumprimentos alegres e alvissareiros aos seus semelhantes e as flores brotarão nos lugares mais inverossímeis.
    Basta acreditar, não é mesmo, amiga?

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,Calu!!!

    Como seria bom se todos tivessem sintonia fina!!!Quantas brigas e guerras seriam evitadas!!
    Texto lindo!!!Adoro passear pelas suas palavras, é como compartilhar belos e produtivos pensamentos!!!!Obrigada!
    Beijos e meu carinho!

    ResponderExcluir
  18. Concordo,adorei! super vintage!
    beijos e um ótimo fds

    ResponderExcluir
  19. Uma feliz analogia Calu.O que falta no mundo é a sintonia fina,que faz tolerancia,que aproxima e faz entendimento.Enquanto ainda não vem com este dial, vamos nos policiando e recriando maneiras de ajuste para uma bela convivencia.
    Lindo texto amiga.
    Meu abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!