terça-feira, 2 de outubro de 2012

Realizações X Frustrações


Quem de nós não fez planos fantásticos durante a adolescência? As meninas, com toda certeza fizeram.Já é fava contada a nossa precoce maturidade que dava asas aos sonhos mais ousados.Se os diários tivessem alto-falantes fariam grandes estragos se caíssem em mãos e ouvidos alheios, por isso eram guardados a sete-chaves.Funcionavam quase como cartas de intenções, onde somávamos   as ilusões, os desejos, as decepções e as ousadias.

Crescemos, e transformamos as palavras escritas em declarações de intenções alinhavadas nos fatos que são e nos que poderão vir a ser.Justamente sobre isto que acabo de conversar por telefone com uma querida amiga de infância.Estudamos juntas todos os três períodos escolares, até que tomamos caminhos diferentes, mas jamais perdemos o contato, mesmo que pouco.

Relembrando alguns desses planos que compartilhamos naquelas épocas de juventude, rimos um bocado das pretensões juvenis, do olhar cor-de-rosa que tínhamos e de como a vida traçou outros caminhos jamais sonhados por nós. Eu casei e mudei.Ela passou no vestibular e seguiu a carreira acadêmica.E a vida foi acontecendo e os novos planos dando lugar aos antigos que perderam a possibilidade de existir, e aí debruçamos sobre estes; os que deixaram de existir.

Por que foi assim?Por que aquele plano fracassou? E isto foi bom ou ruim? Importa agora? Achamos que uns mais, outros menos, alguns, nenhuma importância, porém é salutar que se faça esse balanço de quando em vez.Foi aí que ela se lembrou duma intenção que tinha como certa e absoluta em sua vida: a de fazer o doutorado em Madri. Enquanto batalhou o ingresso e as exigências por aqui, só encontrava dificuldades e falta de informações.Era início dos anos noventa.Tirou férias e foi pra lá conferir, se informar, saber das possibilidades e exigências do curso.Viajou em agosto, verão na Europa.

Logo na 1ª semana de estada, adoeceu.Sentiu-se bem mal com a secura da cidade e quase precisou ser internada.Imaginem tal situação longe de casa e sozinha. Assim que melhorou, voltou correndo. Desistiu de Madri,mas não do curso.Decidiu-se por Aveiro e tudo deu certo.E, disto tudo concluiu: o que ás vezes nos parecem fracassos, podem ser  adequações que a vida faz em nosso benefício e que só vamos perceber tempos depois.São nessas ocasiões que nos damos conta que: temos de ter cuidado com o que pedimos, ou queremos, porque podemos ser atendidos, o que não significa, satisfeitos.

Parece fábula, mas a vida é feita das histórias de cada um de nós!
************ 
Imagem: weheartit.com/Janice

18 comentários:

  1. É Calu...
    Cada vida tem sua própria história... ou será que cada história faz sua vida? :-))
    Ui, acho que já estou cansada... amanhã eu volto, tá?

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanta verdade neste fechamento final que você deu!
    Tem vezes que pedimos tanto por alguma coisa, achando que aquilo será tudo de bom em nossas vidas, mas ao consegui-la, descobrimos que não era bem assim que deveria ser.
    A vida de cada um de nós segue rumos diferentes, mas quando temos afinidades e carinhos, sempre voltamos a nos reencontrar em algum ponto deste enorme caminho.
    A estória de sua amiga, fez-me lembrar do que aconteceu há alguns meses com a repórter âncora do CBN-Rio que gostava de escutar todas as manhãs - Lúcia Hipólito - estava super bem e foi passar férias em Paris, cidade que ela amava e sempre ia de férias, mas uma súbita doença a acometeu por lá, ficou internada vários dias e voltou ao Brasil onde está hoje em tratamento, afastada de seu trabalho na rádio.
    A vida não tem explicações, a qualquer momento, em qualquer lugar, tudo pode mudar e tomar novos rumos. Por isso, acho que o importante é viver o hoje em toda sua plenitude e não pensar nas coisas ruins ou que poderão nos acontecer, senão corremos o risco de morrer mais vezes.
    beijão carioca




    ResponderExcluir
  3. Calu,seu texto foi um presentão de bom dia pra mim.

    Obrigada!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  4. Que linda reflexão partida de uma conversa com uma velha amiga... Essas coisas acontecem. Mudanças de planos e direções e depois, quantos SE isso,SE aquilo em nossas vidas. Como saberíamos se estávamos na melhor direção antes ou agora? Só vivendo e aceitando, nos mexendo também, pois paradonas, nada acontece,sr beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, a vida tem destas coisas . Nnem sempre o que queremos pode ser o melhor. Precisamos aprender também com as frustrações.

    bjs,

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu, voltei e relendo seu post, entendi que as coisas são como são e, seguindo a maré da vida, vivemos nos adaptando, aceitando frustações e realizando sonhos... assim, assim, né?

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  7. Minha querida Calu,

    A vida que a gente queria e a vida que nós tivemos como prêmio ou como castigo?Muitas vezes aquilo que sonhamos não acontece e nos imaginamos em outra vida, outro palco que não este a nós destinado...tantos são os palcos e tantas as nossas apresentações que nos confundimos e nem nos damos conta de não ser este o nosso papel.

    Mas uma coisa é certa, temos que ter cuidado com o que desejamos ou manifestamos em voz alta:um anjo pode estar passando e dizendo AMÉM justamente nesta hora...

    Bela crônica e instigante assunto, amiga.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. Oi, minha querida Calu!
    Essa coisa de imaginar o que teria sido, se tivesse acontecido isso ou aquilo, me perseguiu por um bom tempo! Até que, um belo dia, li um livro que falava de realidades paralelas, ou seja das várias Cléas que sou nas realidades de diferentes escolhas que fiz. Confuso? Será que consegui explicar?
    Bom, essa explicação caiu feito uma luva no meu coração pisciano! rssssssssssssss Ora, se nesta minha realidade não sou o que sonhei, em outra com certeza eu sou! Isto não é ótimo?
    Foi assim que apaziguei a minha alma: com mais sonhos e possibilidades!
    Bjssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu!
    É, a vida é assim. Tem uns contratempos que a tiram do prumo e não sabemos se seria ou não a melhor opção. A questão é conseguirmos conviver com as frustrações. Bela reflexão!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu!


    Menina, que texto primoroso!

    Que arremate perfeito!!!

    Vc fechou com chave de ouro...

    "O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem"

    Guimarães Rosa

    E não é que ele tem razão?

    Beijos, Calu!

    Verônica

    ResponderExcluir
  11. Calu eu mesma sou tão dada a planos que se não saem como imaginei me sinto tão frustrada!
    Preciso mesmo parar e repensar, se vale a pena me frustrar tanto.
    Mas não consigo simplesmente deixar a vida me levar.
    Planejo com requintes de detalhe, ponho muito sonho, muita emoção e se não sai do jeitinho que imaginei, o mundo desaba!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

  12. Olá Calu.
    Você me fez dar um mergulho no passado, quantos sonhos, quantas decepções, tantas renovações, valeu recordar.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  13. Às vezes, revejo fotos, com o grupo de colegas de escola, e fico a imaginar como terá sido a vida de cada uma. Tenho reencontrado algumas delas e, então, pomos "em dia" as nossas histórias de vida, ainda que resumida,com as realizações e frustrações...Quem não as tem?
    Muito boa crônica, Calu!
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  14. Calu, a certa altura da vida,começamos constatar que algumas frustações, não foram tão ruins assim. Acho que a maturidade nos faz mais pragmáticas.
    Quando eu estava lá pelos 10 anos, escrevi uma redação (minha mãe guardou) que eu escolheria uma profissão que me proporcionasse viajar bastante. Trabalhei durante 15 anos, antes de chegar na profissão que exerci durante 25 anos e que jamais teria escolhido ou sonhado quando jovem. Pois bem, após uns dois anos o que mais fiz nos próximos vinte anos foi viajar, a ponto que tenho verdadeira ojeriza de fazer mala, apesar de ser quase uma especialista, rs ...cuidado com o que pede!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  15. Olá Calu,
    Realmente, parece uma fábula, mas...Nem tudo caminha conforme planejamos, né?
    Sei que no final aprendemos, frustramos e recomeçamos a planejar e sonhar. Isso nos move sempre.
    Bons fluidos

    ResponderExcluir
  16. Bom dia,Calu!!!

    Vejo estes "fracassos",como pequenos acertos que a vida faz em nossos planos.Porque no final(se persistimos e sabemos realmente o que queremos)tudo dá certo.Talvez não na linha reta que queríamos...mas com curvas que nos levam exatamente para onde devíamos ir.
    Lindo texto,minha amiga.
    Beijos e meu carinho!

    ResponderExcluir
  17. As quedas para o alto Calu.Avisos de que estamos em outro caminho pelo mesmo objetivo que nos espera.Linda postagem de estimulo.
    Um abração amiga.

    ResponderExcluir
  18. Por isso, aprendi a não lamentar quando algo planejado não dá certo. Tenho a convicção de que meu desejo não me traria os resultados esperados. Mas só com a maturidade (rss). Realmente, pensamos que um caminho nos vai levar ao paraíso e, de repente, nos encontramos em outro, desconhecido e muito agradável. Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!