quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Literatura e TV

Desde 2010 que o universo infantil me rodeia novamente.Digo isso porque, durante minha atuação em sala de aula, vivi rodeada destes intensos mundos vividos  pelas crianças e jovens e, neles circulava contente.Após a aposentadoria em 2007, fiquei um pouco ausente,mas não muito.Agora, que  a circularidade da vida me entregou o bilhete de reembarque, estou plenamente hospedada neste lugar de maravilhas.
Assim entre rotinas do meu neto Miguel e da netinha(do coração) Ana Clara, revisito leituras, contos, fábulas, quadrinhos e desenhos animados.Qual não foi minha grata surpresa ao ver o lançamento em episódios animados do Pequeno Príncipe em interessantes aventuras que respeitam a linha filosófica da obra.


Lendo alguns artigos numa edição sobre Educação, deparei-me com uma curiosidade;sabiam que a praia do Campeche, em Florianópolis/SC, abriga o Espaço Zeperri, criado em homenagem ao aviador e escritor Saint-Exupéry, ilustre amigo de um pescador local?
Pois então, é fato.Exupéry era piloto da Aéropostale-Argentina e teria nos anos de 27/28 feito alguns pousos no Campeche(camp de pêche), onde as tripulações podiam pernoitar. O piloto-escritor fez laços de amizade com o pescador Manoel Rafael Inácio. O amigo ilhéu não conseguia pronunciar o nome estrangeiro e o batizou de Zé Perri.Por muitas décadas esse fato constava como história de pescador.Só na década de 80, tendo a região sua história coletada e pesquisada, veio a público um livro escrito pelo filho de Manoel Inácio narrando a amizade de seu Deca ( Manoel) com Exupéry, dando início a todo um movimento de resgate deste passado marcante para a região e para todos que apreciam a obra literária do piloto-escritor.
Nasceu então o Espaço Zeperri,onde a história local e a literatura servem de suporte para a cultura dos dois povos envolvidos.Elementos suficientes para chamar a atenção das crianças sobre um mundo que já era globalizado sem que se soubesse. 


Além de toda esta interessante passagem que nos liga de certa forma ao autor do Pequeno Príncipe, a valorização da mídia televisiva para a criação de boa programação infantil, acentua a importância de estarmos selecionando o que assistem nossas crianças e jovens.Em pleno período de férias, a televisão estará onipresente, mesmo que por pouco tempo.Então é sempre bom ficarmos ligados(as) no que se passa na telinha e escolhermos os programas que podem trazer uma boa contribuição para a educação.Pensem e ajam sobre isto!

"... A Educação do homem percorre caminhos sinuosos. Antes de ser escolarizada, a criança já esteve exposta a milhares de horas de televisão, sem agir criticamente sobre as mensagens, sem discernimento para se proteger de programações imbecis.Forma-se o solitário adulto espectador no vazio da indiferença[...]"

José Pacheco(educador-escritor, ex-diretor da Escola da Ponte/ Portugal)

10 comentários:

  1. Olá, querida amiga
    Esse vazio existencial é proposto em doses homeopáticas... e a gente nem vai sentindo...
    Há que reagir à imbecilidade!!!
    Ainda bem que despertamos em certo momento da vida...
    No meu ponto de vista: Graça pura!!!
    Conservá-la: ascese!!!
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  2. Puxa, é isto mesmo: temos que estar atentos e orientá-los. Não podemos afastá-los, trancá-los em redomas, mas podemos levá-los a questionamentos do "é bom, não é, vale a pena ou não, o que faríamos nessa situação", coisas assim. E, para isto, tem que estar alerta, certo?
    Gostei da nova informação sobre Saint-Exupéry, não conhecia. Valeu.
    Bjsssssssssssssssss, quérida

    ResponderExcluir
  3. Sempre muito bons teus post. Não sabia desse espaço lá no Campeche...
    Deve ser legal mesmo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Calu!!

    Que fato interessante!!!!Não sabia!
    Vou anotar o nome do lugar, quando for a Floripa novamente, imagine que emoção conhecer um lugar assim tão cultural!!!!
    Sabe querida é uma tristeza a programação da tv aberta.Tirando a tv cultura(que diminuiu a programação infantil! desde que passou a ser a tv Brasil...), não sobra NADA!
    Se não temos a tv paga que possuem mais opções com cultura e desenhos pedagógicos,não temos escolha.Melhor assistir dvd!
    *Sem falar na programação para adultos...minha nossa, a maioria não percebe que do geito que está a tv esta, tornando as pessoas mais vazias,conservando-as na ignorância????
    Como estou sem tv paga, não olho tv!rsrsr
    (Graças à Deus temos os livros...)
    Os nosso atores não gostariam nada de mim...já que não assisto nem uma novela!rsrsr
    beijos minha linda!!!!
    Tenha um ótimo final de semana!!!!
    Até segunda!

    ResponderExcluir
  5. Calu queridona!
    Ainda bem que existem pessoas como você numa casa e que sabe filtrar e oferecer às crianças coisas belas e de bom gosto.
    Percebo por aí que os adultos, de uma maneira geral, não ligam muito se a programação pode ser vista com crianças na sala e o que a gente acaba ouvindo é comentário dos pequenos sobre a personagem tal e etc.
    Bacana também esta descoberta em Floripa.
    Tô indo pra serra daqui a pouco e deixo aqui meu abraço e o desejo de um final de semana delicioso com seus netinhos adorados.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu cantinho!! Muito prazer! Já te sigo!!
    Um 2012 todo floridinho de Deus!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Eu só tenho a agradecer por você existir em minha vida
    e compartilhar comigo sua sincera amizade.
    Te agradeço por essa aliança tão linda num laço chamado amizade.
    Eu te prometo fazer tudo para continuar merecendo essa dadiva divina.
    Te prometo dividir contigo todo tempo
    que me for possivel.
    Nem vou falar que Deus te abençoe,
    pois voce já é abençoada e iluminada em todos os sentidos.
    Deus abençoe por cada visita ...
    Um Final De Semana Na Paz E Na Luz.
    Evanir...
    Já te sigo e sou leitora das suas postagens anjo lindo.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo 2012 pra ti, amiga blogueira!
    Grande abraço,
    Lucimara Souza
    www.textos-e-reflexoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Doce Calu, tuas palavras são verdadeiras molduras de alegria pra minha alma.

    Amiga, adorei saber desse fato sobre o piloto-autor...e tão perto de nós! No Brasil!!! Essa obra me encanta, mas acho que num sou a única num é mesmo?!!!
    Tbm acho que as crianças não devem assistir qualquer programa que passa na tv.

    beijocas com carinho na sua bochecha.

    ResponderExcluir
  10. Você me trouxe um fato que não conhecia. E demonstrou, no post, uma preocupação louvável com o que se permite que as crianças assintam na tv. Hoje, ou é ela ou os computadores... e a internet também traz grande perigo.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!