sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Reconhecimento





 Ao olhar, mais que ver, sentir a pertença àquele lugar, é graça, é completude próxima de um arrebatamento que dispensa explicação. Todo sentimento despertado lampeja em fração de segundos, despeja uma certeza até então desconhecida e traz à vista o quê fala a sensação.

De onde surgiu essa voz que só a mim é audível? Como essa vibração acelerou meu pulso, meu passo distraído, minha intuição? Serão visões do passado? Serão lembranças de alguém? Serão histórias lidas ou não?

Parei de indagar, afinal, de que me serve saber para além do fundamental que me diz pleno de convicção que:

 ___Sim, reconhece-te nesta plaga. Faz-te parte das folhas, das copas, do vento. Vista-se das gramíneas. Banhe-se na luz esmiuçada nos troncos. Abrace a paz estendida em mesa farta e saboreie a grandeza da criação. 

~~~~~~~~~~~


 Canção do Caminho

( Cecília Meireles) 


Por aqui vou sem programa, sem rumo, 

sem nenhum itinerário.

O destino de quem ama é vário,

Como o trajeto do fumo. 


Minha canção vai comigo.

Vai doce.

Tão sereno é seu compasso,

que penso em ti , meu amigo.

Se fosse invés da canção,

Teu braço. 


Ah, mas logo ali adiante,

___Tão perto,

acaba-se a terra bela.

para este pequeno instante,

decerto,

é melhor ir só com ela. 


(Isto são coisas que digo, 

que invento,

Para achar a vida boa...

 A canção que vai comigo

é a forma de esquecimento

do sonho sonhado à toa.)


14 comentários:

  1. Como sempre linda a tua prosa e depois a escolha da Cecília e sua poesia. Beleza de foto tambémn!beijos, lindo feriadão,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz, querida amiga Carminha!
    Estamos numa sintonia incrível.
    Na semana, estive meditando sobre as montanhas, os caminhos por onde estive ou passo.
    - "Sim, reconhece-te nesta plaga."
    Eu reconheço-me nos caminhos percorridos... eles, agora, caminham comigo.
    Faço parte deles e eles me representam, certamente.
    "O destino de quem ama é vário"...
    Que nossos sonhos não sejam sonhados à toa!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Calu.
    Lindo e oportuno o convite que você nos faz para resgatarmos em nós o sentimento de pertença. Acho essencial esse resgate pois haverá segurança na caminhada e ajudará a evitar o sentimento dolorido de ter sonhado à toa, na medida em que poderemos ver o lado belo da vida. Tudo isso magistralmente descrito nesse fantástico poema que você nos trouxe à mesa. Adorei.
    Bjs, Marli
    -
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  4. A Publicação é muito bela!! :))
    -
    Queria ser ...
    -
    Votos de um excelente fim de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindas palavras, querida Calu
    Obrigada por compartilhar tão rica postagem.
    Tenha um abençoado feriado.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  6. O seu 'post' ficou muito belo, Calu.
    Também sou inspirada pela natureza que me deleita os sentidos e me completa,
    por isso, admirei com maior intensidade este seu texto.
    Um fim de semana leve em paz, se possível com a natureza. Abraços.
    ~~~~~~~~~~~~
    Também tenho textos de escrita criativa em poesia, publicados à 2* feira,
    no A Vivenciar publico às quintas-feiras.

    ResponderExcluir
  7. Sempre que me deparo diante de uma delicadeza do Pai, sinto gratidão por toda honra e glória. Lindo entender o poder da criação e a ela render nossa magna admiração.
    Lindo sentimento de interação e integração á natureza que para mim é Deus.
    Um domingo lindo Calu que inspire uma semana bela.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu
    Esse reconhecimento de pertença é o que nos faz enxergar por quantos caminhos já passamos, quantas coisas vivemos e a quantos lugares pertencemos.
    Uma prosa excepcional minha amiga alinhavada com a sobremesa poética da Cecília
    Uma feliz semana para você
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Belíssimas palavras e linda poesia escolhida.
    Te desejo uma abençoada nova semana, querida Calu.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. Que prosa doce, envolvente, daquelas que acolhem!!! Ameiiii!
    E pra completar... Cecília, maravilhosa, divina!!!
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Querida Amiga, ia jurarque já comentei este seu interessante 'post'.
    Será que deletei?
    Bom fim de semana. Abraços.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  12. Pertencer. Sim neste caminho das sensações o melhor e se deixar ficar e constatar que vale a pena sonhar e que há beleza a ser conectada em nós. bjs

    ResponderExcluir
  13. A natureza tem esse poder profundo de nos conectar com a nossa consciência... e de nos lembrar, que fazemos parte de um todo tão grandioso e perfeito... que só podemos mesmo agradecer, cada minuto das nossas vidas... em que realmente demos mesmo por isso... depois... as circunstâncias da vida, distraem-nos tantas vezes, dessa paz... que nem sempre nos lembramos, que a carregamos em nós...
    Darmos mesmo pelo nosso tempo... é o grande desafio de grande parte das nossas vidas... em que tantas vezes, vivemos pouco presentes, no nosso próprio presente, acossados pela rodopio diário de afazeres e obrigações...
    Linda e inspiradora publicação, Calu! Para ficar apreciando e respirando, esta paz que tão bem nos veio lembrar...
    Um beijinho! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Esti,ada Cali
    Estimada Calu.
    Tenho no A Vivenciar, uma homenagem dedicada à III Idade e à poesia do Brasil.
    Talvez goste de participar e colaborar...
    Dias saudáveis e serenos. Abraços.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!