quarta-feira, 11 de agosto de 2021

"Coloque floreiras na janela"


 Caminha agosto, às vezes vagarosamente, às vezes aceleradamente, porém, segue agosto trazendo a cada dia suas horas avoantes.


"O mês de agosto tem muito a ensinar. Porque agosto é mês jardineiro, é dentro dele, berço do inverno, que as sementes dormem. Aguardam seu tempo de brotar. Agosto é guardador da boa-nova, preparador de flores. Agosto é quando Deus deixa a natureza traduzir visivelmente o tempo das mutações. Vamos apreciar agosto, recebê-lo com espanto feliz de quem não desafia ventos. Que ele desarrume e espalhe suas folhas e levante suas poeiras. Aceite as esperas, mas coloque floreiras na janela. Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!"

( Miryan Lucy de Resende)


Li, pela primeira vez o texto acima ao recebê-lo como mensagem enviada pela minha prima querida no dia 15, meu aniversário. Isto foi em 2018 e de lá pra cá vejo-o reaparecer a cada agosto pelas mídias sociais, tornando-se uma legenda configurando o mês e movendo as atenções à sabedoria da mãe-natureza em suas inúmeras significações.

Na bela prosa-poética da autora cabem as nuances acontecidas nos dias de todos os agostos.


18 comentários:

  1. Que lindo,Calu! Desde o cartão inicial, o texto maravilhoso que cabe sempre muito bem ler! E vamos nós colocando flores em nossas janelas, seguindo pelos agostos e mais e mais... Um lindo dia! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem escrito que muito gostei de ler
    .
    Cordiais saudações
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Adorável e tão poético. seu post, bem ao meu gosto, especialmente em se tratando dos tão importantes meses de Agosto!

    Até nisso, no movimentar da natureza, dos dias, dos meses, quanto a se observar e se for sábio, aprender, com que está nos sendo mostrado, num convite a florirmos a vida e as janelas...

    Amei o post, querida, vou cuidar com mais carinho ainda dos meus Agostos, pois os amo, como amo as Primaveras!

    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Que lindo este texto, bem a calhar para mim, pois comecei, há algum tempo, a observar que agosto sempre me traz algum sintoma, rs,rs, Acho que este texto me fez ressignificar o sentido de me desgostar e dimensionar para a aprendizagem. Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Boa noite de serenidade, querida amiga Carminha!
    De florescência em florescência, vamos de agosto em agosto no aguardo da bem-vinda Primavera no 💙 e na Estação.
    Estaremos juntas no dia 15, com boa expectativa de auspiciosos dias festivos desde já, amiga.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderExcluir
  6. Colocarei floreiras na janela... esperando Agosto passar para ver as sementes germinando... "Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!". Adorei isso porque desde criança escuto "Agosto é mês de desgosto". Qual será o motivo dessa afirmativa? Não conhecia o texto e gostei por ter quebrado o carma do mês de Agosto (rs*)
    + Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Calu,
    Maravilhoso texto que adorei, embora a significação do mês de agosto aqui seja diferente. Aí inverno, aqui verão, mas no fundo pelas fotos que tenho observado e, se não fora o frio que tem feito no sul, diria que aí era já primavera.
    Um beijinho carinhoso.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Calu!
    O texto é muito lindo, muito poético, muito tudo! mas confesso que quando chega agosto já estou de olho na primavera... ah! como agosto custa a passar!
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  9. Muito bonito amiga e melhor você trazer para nosso conhecimento. Eu já tive medo de agosto, decepções em agosto, marcas que ficaram, mas aprendi, que não era agosto o culpado, pois nem culpado existia, o que existia, é que tinha que viver cada momentos destes. Lindo este olhar onde dormem as sementes que farão o colorido na nova estação.
    Um bom lindo fim de semana com paz.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  10. Calu, voltei pra desejar, hoje, dia 15, um lindo niver,feliz e cheio de alegrias novo ano pra ti! beijos, parabéns e felicidades!!! chica

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, querida amiga!
    Seja muito feliz e abençoada hoje e sempre!
    Beijinhos festivos com carinho fraterno
    ��������️����

    ResponderExcluir
  12. Parabéns querida Carmem pelo seu dia. Tudo de melhor para você. bjsss

    ResponderExcluir
  13. Muitos parabéns, Calu! Que conte muitos, com saúde, na companhia dos seus!...
    Aqui no outro lado do hemisfério... Agosto, é quando as flores acordam!... Hoje foi mesmo um dia, dedicado à jardinagem caseira, aqui das floreiras da minha varanda... estava tudo ficando impossível de cuidar, de grandes... algumas flores tiveram mesmo de levar uma aparadela... mas de facto, a jardinagem, é uma actividade que nos faz um bem imenso... mãos e cabeça ocupadas, saudavelmente, e no fim, tudo fica um pouco mais inspirador e a contento do que antes de iniciar a tarefa...
    Adorei o texto, sobre um dos meus meses preferidos do ano... a que também sempre associo a férias na praia... mas uma vez mais, ficam adiadas, aguardando-se por melhores dias...
    Continuação de um dia feliz, e de um óptimo Agosto, com saúde, para si e todos os seus!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Uma partilha cheia de sabedoria e rica de reflexões. Desejo-lhe um aniversário feliz, rico em bênçãos, paz e saúde!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Calu!
    Vim para deixar meus parabéns pelo seu aniversário. Que papai do céu continue te abençoando com tudo de melhor dessa vida!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Passando a deixar um beijinho e votos de um bom fim de semana, e aproveitando para dizer que um link aqui para o Fractais, ficará uns dias por lá no meu canto, junto com uma partilha da Calu, que apreciei imenso!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  17. E depois de um interregno e de a ver mencionada no blog da nossa querida Ana, despertaram - me as menções contidas no seu blog .
    Agosto vai sem que uma pontinha de nostalgia comece a despontar com uma claridade diferente.
    São os ciclos das flores, como da vida
    Beijino

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!