terça-feira, 30 de março de 2021

Infância sadia


" Esta menina 
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé..."
( Cecília Meireles-trecho poema: A bailarina)


É tamanha graça quando uma criança já esboça suas aptidões muito cedo e denota pendores que só tendem  a crescer se forem bem alimentados pelo ambiente em que se encontra. Este, pode-se dizer, é o melhor dos mundos: uma infância bem cuidada, sadia em suas circunstâncias familiares e escolares.

Creio ser de concordância plena que as crianças têm o direito a uma infância bem cuidada, nutrida por variados alimentos do corpo e dos sentimentos para que consiga , minimamente, desenvolver-se com segurança pessoal e emocional.

Seria o melhor dos mundos se pais e professores atentassem com comprometimento para estes fatores imprescindíveis. Seria... Poderá ainda vir a ser? Pergunta ressoante para todos os que desejam uma vida digna para as futuras gerações.

 É na insistência que se constrói um amanhã mais promissor. Um amanhã onde nossas crianças tenham assegurado o respeito à integridade física e emocional e sejam instruídas por valores pertinentes a seu desenvolvimento salutar como futuros adultos íntegros em ações e saberes.  



**************** 

Estou com um sorriso feliz estampado nos olhos nesta manhã que me trouxe uma grata alegria vinda na postagem presenteada pela Gracita em seu blog:sonhosepoesia.blogspot/2ªedição do café poético-mês de março, onde participo com um poema.

Fui ofertada com elogiosas e carinhosas palavras pela querida promotora da postagem e pelos(as) comentaristas que por lá passam.

Muito Obrigada, Gracita, por tão tocante apresentação. 

Convido vcs a visitarem nossa amiga.


8 comentários:

  1. Que coisa linda,do início ao fim! E todas crianças merecem ser respeitadas, estimuladas e auxiliadas sempre a descobris habilidades e dons! Adorei! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. As Crianças de "hoje" Já nascem cheias de qualidades. São vivaças!:) Lindo!!
    -
    Beijos e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
  3. É na infância que se dá o desenvolvimento das características nas pessoas e influenciará o adulto qye poderá ser. Todas deveriam ter condições de se desenvolverem de forma saudável. As crianças são o nosso futuro. Boa escolha de tema. bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite de paz, querida amiga Carminha!
    Um post muito mimoso.
    Imagem ilustrativa delicada.
    Sugere muito bem o que postou, feliz da infância não sofrida como tantas crianças atuais que morrem de fome e de falta de afeto.
    Vida digna para os pequenos que não pediram para virem ao mundo.
    Tenha uma Santa Semana!
    Beijinhos carinhosos e fraternos
    🏡🍀🕊️👼💐🙏😘

    ResponderExcluir
  5. Bonita prosa Calu. O direito de ser criança deveria ser uma marca de todos os países. Dizer que são futuros das nações é muito bonito. Mas o que se faz com este futuro e o que o prepara, para receber tão nobre árdua missão é uma lástima e ficamos a pensar, o que será do futuro?
    Vamos crer numa mudança de pensamento e assim teremos crianças felizes e bem orientadas.
    Meu abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Calu, não há dúvida que o adulto se constrói nas crianças felizes, bem educadas, alimentadas e no meio de afetos. Lembro de minha infância a importância que se dava para colocar as filhas nas aulas de balet, natação, líguas, e também escoteiras, realmente as crianças não viviam com celulares nas mãos, seu tempo era de outra maneira, agora nem precisamos comentar.
    Gostei muito do seu texto, uma reflexão que muitos pais fazem.
    Cecília Meireles é top!!
    Uma boa semana pra você e uma Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo! A criança é o adulto que se anuncia e precisamos ajudá-la em todo esse processo que, é lindo e ao mesmo tempo muito difícil se não tiver o carinho, a mão segura, os olhos e amorosidade dos adultos à sua volta. Bela reflexão!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Belíssimas e sensíveis reflexões, Calu! Quem dera que as crianças deste mundo, nascessem num meio equilibrado, que as estimulasse para o bem, e para o melhor das suas aptidões... contudo, num mundo tão fora dos eixos, e numa realidade tão virada do avesso... ainda tem muito acontecimento surreal... crianças que são abandonadas por sua conta e risco, junto a fronteiras com outros países, atiradas por cima de muros, ou emagrecidas, para passarem entre partes do célebre muro que divide o México dos Estates, por exemplo... o problema dos migrantes, é um problema que se tem adiado, ano após ano... e agora com a pandemia... ganha contornos inimagináveis... e soluções a perder de vista, numa horizonte de impossibilidade a curto ou médio prazo...
    Adorei a sua belíssima abordagem, duma temática... em que haveria tanto por dizer, e em que se poderia enveredar por tantas vertentes distintas!...
    As crianças são os adultos de amanhã... e de uma certa forma... reflectirão o que experienciaram em todo o seu crescimento... um tema que dá mesmo muito em que pensar... para o melhor e para o pior... pois a grande maioria das crianças deste mundo... continuam crescendo sob fortes carências, e nem sempre sob as melhores influências...
    Um tema que daria mesmo... pano para mangas, como por aqui, se costuma dizer...
    Um beijinho grande! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!